TOEFL: O Que É, Qual O Preço E Como Estudar Para O Certificado

Se você é estudante, provavelmente já ouviu falar do certificado TOEFL, mas para que ele serve e quais as vantagens de ter este certificado? Não somente estudantes, mas qualquer pessoa que deseja sair do país precisa conhecê-lo.

Se você é fluente em inglês ou não, exames como o TOEFL são primordiais para atestar o seu nível nessa outra língua. Mesmo que você fale como um nativo, é preciso de um documento para provar isso.

Neste artigo você vai entender um pouco mais sobre como funciona o TOEFL, quanto custa e assim por diante. Fique até o final para conferir uma ótima dica para você. 

O que é o Certificado TOEFL?

O certificado TOEFL é um documento que quantifica o seu nível de inglês. Através dele, universidades e instituições dos Estados Unidos saberão se você está ou não apto para agregar em algum curso ou trabalho.

TOEFL é a sigla para Test of English as a Foreign Language e não é aceito apenas nos EUA, mas em mais de 150 países, incluindo mais de 10 mil universidades.

Os queridinhos do intercâmbio, como Canadá, Austrália e Inglaterra, aceitam o certificado TOEFL para provar que o seu inglês é suficiente para assumir algum tipo de cargo. 

Então, de modo geral, se você deseja estudar ou trabalhar fora, realizar o TOEFL é um dos passos a serem seguidos.

Fazer a prova não é o suficiente, você deve atingir a pontuação desejada para conseguir o certificado. 

E não pense que existe somente essa prova para medir seu nível de inglês… Inclusive algumas instituições podem pedir alguma outra específica como IELTS ou cambridge.


TOEFL, IELTS ou Cambridge? Entenda as diferenças


Como funciona o teste TOEFL? 

O ETS (Educational Testing Service) é o responsável pelo gerenciamento dos testes. Há mais de uma modalidade, como você vai conferir a seguir:

TOEFL baseado na Internet (iBT)

Esta modalidade é algo relativamente recente e você pode realizar a prova utilizando um computador. Este exame é aceito pelas instituições e o padrão é usado na maioria dos centros. 

TOEFL em papel (pBT)

Este é o tradicional, onde o teste é feito diretamente no papel. A tendência é que essa modalidade diminua, pois gera mais trabalho, maior chance de erros nos resultados e coisas do gênero. 

TOEFL Júnior

Este é um TOEFL voltado para os alunos de 11 até 15 anos. É um exame mais simples, mas que também serve para medir o nível de inglês das crianças e adolescentes. 

É bem interessante, inclusive, já acostumar os pequenos com esse tipo de teste. Afinal, o TOEFL segue um estilo de perguntas. Quanto mais provas fizer, maiores as chances de ter uma boa nota. 

Qual é o custo?

Para conseguir o certificado TOEFL você precisa realizar o teste. O valor varia de ano para ano, mas ele custa em torno de R$ 250,00.

Comparando com outros exames para avaliar o nível de inglês, o TOEFL é um dos mais em conta.

Além disso, alunos de determinadas universidades podem realizar o TOEFL de maneira gratuita. 

As provas são aplicadas de tempos em tempos. É ótimo para aqueles alunos que desejam algum tipo de bolsa de estudos fora do país.  

Onde fazer o TOEFL

Se você deseja realizar o exame precisa conferir qual é a instituição credenciada mais próxima.

Você poderá fazer o requerimento com a data e a hora que a instituição tiver disponível.

De modo geral, não é necessário esperar muito, mas é sempre melhor marcar o exame com alguns dias de antecedência para você se preparar. 


Exame TOEFL: melhores escolas no exterior para se preparar?


Como estudar para o TOEFL

Se você fala inglês fluente, talvez esteja se perguntando qual a necessidade de estudar para conseguir o certificado TOEFL

Na verdade, falar e compreender muito bem inglês não lhe dará a segurança de mostrar um bom desempenho.

Muitas vezes o seu inglês pode ser mais informal, fazendo com que as regrinhas passem batido. No caso do TOEFL é muito importante saber falar e escrever corretamente.

Não basta ser compreendido por pessoas que falam outro idioma, é preciso saber a norma culta da língua inglesa. 

Por isso que muitas pessoas, mesmo fluentes, acabam se decepcionando com os resultados da prova. 

Então, como fazer? Apenas se inscrever em uma escola de inglês? Na verdade, as escolas de inglês convencionais também não são o melhor caminho.

Obviamente que elas irão te ajudar muito, mas se você deseja atingir bons resultados, então a melhor escolha é optar por escolas que sejam especializadas nas provas.

O ensino acaba sendo mais direcionado e isso potencializa o seu estudo. Isso vale tanto para pessoas que já falam bem inglês, quanto para aquelas que possuem maior dificuldade.

Mas, claro, para conseguir o certificado TOEFL é preciso se esforçar e reservar um tempo diário para aprender inglês.

Foque no estilo da prova e não deixe de fazer as edições anteriores para entender melhor quais são os itens mais pedidos. 

Com dedicação e bons profissionais é possível ter um ótimo desempenho no TOEFL.  

Como trabalhar ou estudar fora do país?

Se você chegou até aqui, muito provavelmente tem a vontade de estudar ou trabalhar fora do país, não é mesmo?

Mas será que apenas o certificado TOEFL é suficiente para essa aventura? Na verdade, é um processo um tanto burocrático. 

Além de ser muito importante já sair do Brasil com algo mais acertado, são diversos documentos e trâmites que devem ser realizados para que tudo ocorra dentro dos conformes.

Nesse momento, a solução mais rápida, segura – e até mesmo barata – é ter bons profissionais ao seu lado.

Agências ajudam aqueles que desejam estudar, trabalhar ou até mesmo fazer as duas coisas.

O processo é muito mais simplificado, além de toda a segurança de possuir uma equipe de suporte antes e depois de sair do Brasil.

E se você acha que é um valor muito caro, talvez os preços possam te surpreender (ainda mais para aqueles que estão pensando em trabalhar).

Quer saber mais sobre como realizar a prova, conseguir o seu certificado TOEFL e morar fora do país? A Fluencypass pode te ajudar com todos esses trâmites. Entre em contato com a equipe. 

Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor