...

Cinco filmes sobre intercâmbio e viagem

“Não viajo para chegar a algum lugar, viajo para me locomover. Viajo por viajar.” Assim disse Robert Louis Stevenson, o famoso autor de Treasure Island. E com isso ele acerta em cheio: muitas vezes a alegria das viagens não está em chegar a algum lugar, mas na própria jornada que está à sua frente. 

E com todas as suas paisagens em constante mudança, as viagens de carro inspiraram muitos bons filmes. De motociclismo pelas estradas rurais da parte sul dos EUA a aventuras de carona no Alasca, trazemos para você alguns dos melhores filmes sobre intercâmbio e viagem.

1. Diário de Intercâmbio (2021)

capa do filme diário de um intercâmbio

Barbara (Larissa Manoela) e Tyra (Tay Lopez) são amigas e decidiram estudar nos Estados Unidos. Barbara sonha em visitar Nova York e mora na pacata cidade de Woodstock, a duas horas da cidade grande. 

Acostumada aos privilégios da casa de infância de sua mãe, ela tem a nova experiência de fazer tarefas para uma anfitriã rigorosa. Tyra, uma mulher rebelde e de espírito livre, vive com um casal patriótico e conservador. 

Apesar das dificuldades, as duas amigas encontram o amor e a amizade e vivenciam momentos inesquecíveis em seu intercâmbio.

Leia também: Quanto custa um intercâmbio?

2. Pode Bater que Ela é Francesa (2002)

A estudante do ensino médio Starla Grady é a popular líder de torcida e rainha do concurso da pequena cidade de Splendora, Texas, que sonha em ser uma âncora de notícias. 

Ela hospeda uma estudante de intercâmbio francesa, uma órfã chamada Genevieve Le Plouff. Aparentemente tímida e inofensiva, Genevieve fica imediatamente impressionada com a beleza e popularidade de Starla. No entanto, depois de ganhar a afeição dos pais, amigos e namorado de Starla, Kyle, Genevieve logo começa a assumir a vida de Starla para si.

Quando Starla é forçada a deixar a equipe de líderes de torcida depois de tirar uma nota ruim em francês, Genevieve se muda para substituí-la e os papéis se invertem. Logo Genevieve é ​​a líder de torcida popular e Starla é a aluna impopular. 

Genevieve substitui Starla no concurso de âncoras, e Starla é presa por possuir uma faca. Ela é então resgatada da prisão por seu irmão mais novo Randolph e colega de classe Ed Mitchell. 

3. O Amor Não Tira Férias (2006)

frame do filme o amor não tira férias

Iris (Kate Winslet) é apaixonada pelo egomaníaco Jasper (Rufus Sewell) há três anos, que só se aproveita dela. Quando ele anuncia seu noivado com uma colega na festa de Natal, Iris fica arrasada. 

Ela decide sair de férias. Enquanto isso, em Los Angeles, a rica, bela e bem-sucedida Amanda (Cameron Diaz) termina com o namorado, que a traiu com a secretária dele. Ela também decide viajar

As duas mulheres se conhecem na Internet e combinam uma troca de apartamento: Iris voa para Los Angeles por duas semanas e Amanda para o interior da Inglaterra.

A vida em L.A. é muito confortável para Iris, mas Amanda não gosta nem um pouco da casinha antiga. O resgate vem na forma do belo irmão de Iris, Graham (Jude Law), que decide ficar na casa de sua irmã depois de uma visita tumultuada ao pub. 

Em Los Angeles, Iris conhece Miles (Jack Black), que atualmente está em um relacionamento conturbado. 

Ela também conhece o velho veterano de Hollywood Arthur (Eli Wallach), que, aos noventa anos, lhe conta sobre o negócio do cinema do pós-guerra. Iris fica imediatamente fascinada pelo senhor idoso e passa muito tempo com ele. Mas Iris também não consegue parar de pensar em Miles.

4. Na Natureza Selvagem (2007)

De qualquer forma, ” Na Natureza Selvagem ” não é apenas um filme de Sean Penn baseado no livro de mesmo nome de Jon Krakauer, mas também a história real de Christopher McCandless. 

Depois de se formar na faculdade, o jovem não deseja uma existência de classe média, doa todas as suas economias para uma boa causa, queima o dinheiro restante e parte. 

Seguindo os passos de Jack London e Henry David Thoreau, ele viaja pelos Estados Unidos com o deserto do Alasca como seu destino final e um livro sobre plantas comestíveis em sua bagagem.

Sem realmente julgar, o filme aborda McCandless, que logo se autodenomina Alexander Supertramp, e sua saída violenta e consistente da sociedade capitalista. 

Ele pega carona, treina, anda de caiaque ou caminha pelos cânions do Colorado ao México, percorre os desertos de Nevada e Arizona e aluga os campos de milho de Dakota do Sul. 

Embora ele faça novos conhecidos aqui e ali (especialmente Catherine Keener e Brian Dierker como um simpático casal de hippies e o indicado ao Oscar Hal Halbrook como um velho triste), a solidão é sua companheira mais constante – e a felicidade não está onde ele espera em suas viagens.

5. Comer, Rezar, Amar (2010)

Após seu doloroso divórcio, Elizabeth (Julia Roberts) toma a decisão de deixar sua vida cotidiana em Nova York e começar de novo. Fica quatro meses em Roma e deixa-se inspirar e mimar pela cidade, pela gastronomia e pela cultura italiana. 

Ela repete o mesmo procedimento na Índia, desta vez usando meditação em vez de vinho tinto. Ela encontra acomodação em um ashram e conhece Richard (Richard Jenkins), um texano que lhe dá o sábio conselho de não esperar que os outros perdoem, mas sim de perdoar a si mesma. 

Finalmente, Liz viaja para o curandeiro Ketut Liyer (Hadi Subiyanto) em Bali, onde ela realmente quer continuar meditando. Mas um violento caso com o joalheiro brasileiro Felipe (Javier Bardem) está em seu caminho. 

Filmes sobre morar em outro país…

Viagens, intercâmbio e imersão total a uma nova cultura proporciona uma experiência de vida de outro mundo, mudando totalmente suas crenças e pensamentos sobre o país. 

Assim como nos filmes, conhecer novos lugares proporcionou o autoconhecimento que os protagonistas buscavam. Então, por que seria diferente com você? 

Se você quer desbravar o mundo e viver novas experiências, conheça a Fluencypass, a maior plataforma online de intercâmbio da América Latina. Já imaginou estudar inglês morando no exterior e viver tudo aquilo que só vemos nos filmes?

Comece o planejamento da melhor experiência da sua vida fazendo um orçamento no banner abaixo e confira intercâmbios com até 47% OFF. 

 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor