...

Como aprender a falar inglês sozinho? 10 passos infalíveis

A pressão do cotidiano e as rotinas do dia a dia fazem muitos se perguntarem: como aprender a falar inglês sozinho? Se você também quer ser fluente nesse idioma, continue para ver um passo a passo que vai ajudar seus estudos.

Para começar, não existe dia, local e muito menos idade para estudar essa língua. O portal Bonde compartilha que “O idioma é essencial tanto para crianças quanto para jovens e adultos e serve como uma importante ferramenta ao longo da vida, seja para trabalhar, viajar ou apenas acessar diferentes conteúdos em todo o mundo”.

Além disso, até mesmo quem não tem dinheiro pode estudar inglês, seja procurando bolsas como as dadas pelo Santander ou buscando cursos que tenha uma mensalidade acessível.

Então, se liga nos nossos 10 passos infalíveis para aprender a falar inglês sozinho. Vem com a Fluencypass!

Passo 1: escolha uma motivação e um objetivo

Antes de tudo, precisamos lembrar que a base dos estudos de qualquer língua é a motivação. Não adianta você estudar inglês só porque te mandaram. Mas é preciso se envolver com o idioma.

Assim, alguns dos motivos que levam as pessoas a aprender a língua inglesa são:

  • Melhor colocação profissional.
  • Viajar ao redor do mundo.
  • Estudar em universidades internacionais.
  • Consumir conteúdos em inglês.
  • Fazer um intercâmbio.

A importância da prática

Ainda falando sobre dica para aprender inglês, é muito importante que você consiga incorporá-los à sua rotina. E isso, requer muita prática, viu!

Quem é aluno da Fluencypass, por exemplo, tem esse aprendizado facilitado, já que depois de muita pesquisa e desenvolvimento, criamos o ciclo completo da Fluência.

No ciclo da fluência unimos tudo que o estudante precisa para destravar o inglês: escola de inglês online 24 horas por dia, grupos de conversação e aulas com professor particular.

Tudo isso seguindo os padrões do Quadro de Referência Europeu (CEFR), que são reconhecidos internacionalmente.

Além disso, dá para contar com um intercâmbio no final de 12 meses, com 8 destinos para escolher.

Isso porque sabemos que é a prática aliada a um método eficaz que vai fazer o estudante conseguir chegar à níveis avançados na língua inglesa.

Passo 2: tenha input e exposição à Língua

Pense em como os bebês desenvolvem uma língua, eles primeiro são expostos ao máximo de informação possível antes de conseguirem falar suas primeiras palavras.

Então, aqui está o hack mais importante, comece ouvindo e tendo o máximo de contato possível com o inglês. Mas pratique uma escuta ativa, ou seja, não adianta apenas deixar uma música rolando ou filme em inglês, porém tente captar como os sons são feitos pelos falantes.

Passo 3: use uma plataforma

Depois disso, o recomendado é que você escolha uma plataforma que permita a você organizar o seu aprendizado na língua inglesa. A Fluencypass, por exemplo, preparou um ciclo completo para se tornar fluente.

Em nossa plataforma, o aluno passa por todas as etapas para adquirir fluência, por isso, temos serviços como:

  • Video aulas.
  • Conversação.
  • Aulas de gramática.
  • Materiais complementares.
  • Professores a sua disposição.
  • Pacotes de intercâmbio.

Sim, estamos fazendo o máximo de esforço para que nossos alunos dominem essa língua que é tão necessária.

Passo 4: aprenda gramática

É muito bom aprender a falar inglês sozinho vendo filmes, lendo livros e ouvindo músicas. Contudo, há um ponto essencial para avançar nos seus estudos: estudar a gramática da língua.

A gente sabe que esse é o medo de muitos estudantes, mas existem algumas dicas para ajudar:

  • Estude a gramática a partir de seus erros, não tente decorar tudo de uma vez.
  • Pause filmes e séries e pesquise as razões por trás das estruturas que você está tendo contato.
  • Tenha contato regular com a gramática e faça muitos exercícios de fixação.
  • Faça revisões regulares do conteúdo.
  • Coloque em prática!

Passo 5: tenha alguém para tirar suas dúvidas

Estamos falando de como aprender a falar inglês sozinho, mas isso não significa que você não pode contar com a ajuda. Na verdade, depois que você começa seus estudos, vão surgir muitas dúvidas.

O ideal é ter um parceiro, um professor ou alguém mais fluente para explicar essas dúvidas. Às vezes a solução é buscar um nativo na sua cidade para praticar o idioma com mais regularidade.

Passo 6: ouça podcasts e notícias no idioma

Depois disso, o recomendado é que você tenha constância em acessar o idioma. Pode ser ouvindo podcasts ao arrumar a casa, ler notícias em inglês ou até mesmo conversar sozinho.

Mais uma vez, reiteramos a necessidade da escuta ativa, pois essa prática vai trazer novos vocabulários e palavras que precisam ser internalizados para que você descubra como aprender a falar inglês sozinho com excelência.

Passo 7 de como aprender a falar inglês: converse com nativos

Olha só! Você está progredindo bem em seus estudos, a partir de agora o contato com os nativos deixa de ser opcional e se torna cada vez mais necessário.

Acontece que essas amizades fazem você deixar de ter aquela fala robótica de aluno que está iniciando os estudos e passa, cada vez mais, a ter uma fala mais fluida e compreensível.

Nesse sentido, você pode até mesmo explorar a internet em busca de sites e aplicativos que permitam essa troca, ou quem sabe viajar ao exterior por um tempo?

Passo 8: use testes online para se nivelar

Da mesma forma, uma dúvida comum dos autodidatas é se estão ou não avançando em seu aprendizado da língua inglesa. Para evitar esse “limbo”, você pode fazer uso dos testes online.

A ETS, por exemplo, disponibiliza em seu site o simulado do TOEFL que é um dos mais conhecidos e requeridos ao redor do mundo para quem quer estudar no exterior.

Passo 9: se grave falando

No nosso 9 passo de como aprender a falar inglês sozinho está a prática do seu podcast particular. A estratégia é você se gravar e não só praticar a fala, mas entender quais são os sons e palavras que têm mais dificuldades.

Ah! Existem dicas para esse exercícios:

  • Faça aquecimento vocal antes de se gravar.
  • Pesquise quais são os sons do inglês que não existem no português.
  • Grave todos os dias.
  • Imite falas e sotaques de nativos.
  • Use e abuse dos “tongue-twisters”, os conhecidos trava-língua.
  • Depois de alguns dias volte aos áudios antigos e corrija os erros.

Passo 10: faça um intercâmbio

Por último, nosso passo 10 é uma prova de fogo! O intercâmbio é o processo perfeito para concretizar seu aprendizado.

Acontece que estando em outro país você é obrigado a pôr em prática o idioma, seja para ir na padaria, pegar um ônibus, pedir comida. Tudo será em inglês!

Esse processo imersivo faz com que seu cérebro internalize mais rapidamente a língua e acabe sendo um dos melhores jeitos de como aprender a flar inglês sozinho.

Para tanto, pode acontecer de você precisar de ajuda na organização e decisão do seu destino. Então, não hesite em entrar em contato com nossos especialistas em intercâmbio da Fluencypass, temos pacotes que vão dar o match perfeito com você.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor