Intercâmbio: tudo que você precisa saber em 2021

Você entende de tudo que você precisa saber sobre intercâmbio em 2021? O intercâmbio é mais do que uma viagem ao exterior, ele envolve descobertas, melhora na fluência e até mesmo o contato com empresas internacionais.

O site Catraca Livre explica que a língua inglesa é a mais requisitada pelas empresas no quesito de comunicação, ela fica em 91% das solicitações. Além disso, a fluência está vinculada a outros aspectos como autonomia para se deslocar, realizar apresentações e negociar.

Por isso, ao organizar seus estudos fora, preze por ter em antemão tudo que você precisa saber sobre o intercâmbio em 2021. 

Documentação mínima para seu intercâmbio

Primeiramente, não podemos negar, quem vai fazer um intercâmbio precisa estar preparado para lidar com alguns documentos. Você reúne documentos para passaporte, visto, escola…

Para facilitar, uma boa dica é sempre usar checklists, assim você tem um “guia” e não se desespera. E contar com especialistas para facilitarem todo esse processo para você.

Portanto, separamos algumas documentações que são essenciais para tudo que você precisa saber em 2021 sobre intercâmbio:

  • Passaporte: sem ele você não consegue chegar aos países de língua inglesa. É o primeiro item que você precisa buscar e demora um tempinho até ser emitido.
  •  Seguro saúde internacional: vamos falar dele adiante, mas já deixo o spoiler que ele é muito importante. Inclusive, essencial para adentrar alguns países.
  • Comprovante de acomodação: para passar na imigração você vai ter que mostrar aos oficiais onde planeja ficar e por quanto tempo.
  • Passagens aéreas: claro que é um item óbvio, mas tenha atenção redobrada quanto a data de volta. Alguns países liberam sua estadia de acordo com os dias de sua reserva aérea.
  • Contrato da Escola: se você está indo estudar, é melhor provar que já resolveu tudo e quitou o período de estudos.
  • Carteira de Vacina Internacional: dependendo do destino pode haver a necessidade de se precaver para uma doença determinada.
  • Visto: é solicitado em alguns países, o que demanda mais tempo para organizar o intercâmbio 2021. Entretanto, como veremos, a seguir, alguns não pedem o visto.

Países que não precisam de visto

Como sabemos, o passaporte brasileiro tem sua fama internacional. Somado a isso, existem acordos que fazem com que o visto não seja obrigatório no caso de viagens mais enxutas. É o caso de:

  • 3 meses: estude sem neuras na Nova Zelândia, Irlanda, Malta, África do Sul.
  • 6 meses: entre sem visto na Inglaterra e na Escócia.

Intercâmbio para trabalhar

Além disso, se sua preocupação em relação ao intercâmbio estiver no dinheiro necessário, você pode escolher um país que permita o trabalho. Assim, você diminui soma sua renda com o salário ganho no exterior.

Sem falar que mesmo não precisando de dinheiro, uma experiência de trabalho em outro país potencializa nossa fluência e habilidades pessoais. Se for isso que estiver procurando, vá sem medo para:

  • Austrália.
  • Nova Zelândia.
  • Irlanda.
  • Malta.

Claro que estamos falando sobre intercâmbio de idiomas, já que a maioria dos países permitem que estrangeiros na faculdade trabalhem. De qualquer forma, no nosso blog temos uma seção inteira sobre trabalho e estudo no exterior, nela você acha as principais informações.

Sempre tenha seguro saúde

Na sequência, chegamos a um ponto bem crítico: o seguro saúde internacional. Mesmo sempre se falando da importância de contratar um, vemos casos de pessoas que acabam negligenciando a própria saúde.

Assim, podem quebrar um pé, ter uma apendicite ou uma doença local e ficar sem atendimento. Então, não dê bobeira, contrate seu seguro com antecedência.

Imagina só, você precisar ter que pagar em dólares, libras ou euros para usar o médico? Todas suas economias vão embora.

Preços de curso

Falando em intercâmbio 2021, é impossível não abordar a questão do valor do curso. Antes de vermos alguns números, leve em consideração que há fatores que interferem no preço pago:

  • Período de estadia.
  • Qualidade da escola escolhida.
  • Inclusão de acomodação no pacote.
  • Se é ou não em temporada.
  • Turno de estudo.
  • Número de aulas por semana.

Tendo isso em mente, fica mais fácil encontrar seu pacote. Aqui na Fluencypass temos várias oportunidades imperdíveis. Se estiver procurando pacotes e promoções, é só pesquisar por aqui.

Como encontrar passagens mais baratas?

O Blog da Voalá compartilhou dicas para comprar passagens bem baratas. A gente sabe, por exemplo, que o Google Flights, o Skyscanner e o Momondo são alguns dos sites que rastreiam os menores valores.

Ainda assim, para ter certeza que você não vai pagar valores exorbitantes, compre com pelo entre 4 meses de antecedência. É o período ideal para não pagar muito alto.

Você também pode entrar em contato com agências de viagens, elas costumam comprar assentos mais baratos no avião e isso vai facilitar sua vida.

Quando trocar moedas?

Com tanto sobe e desce da nossa moeda, fica difícil se concentrar para fazer o câmbio. O melhor mesmo é você se precaver e ir comprando aos poucos.

Ah! Não deixe aquelas oportunidades de ouro escaparem quando alguma polêmica internacional desvaloriza o euro ou o dólar.

Do mesmo modo, para não sofrer nenhum golpe, compre sempre na casa de câmbio. Além disso, há plataformas que facilitam no caso de transferência de banco para banco. Como a TransferWise que tem taxas mais baratas.

E então, conseguiu entender tudo que você precisa saber sobre intercâmbio em 2021? Saiba que sempre atualizamos nossas informações para que você receba conteúdos relevantes.

Como este artigo sobre habilidades que podem alavancar sua carreira. Deixo você com ele para sua próxima leitura.

Aproveite!

Quer fazer intercâmbio? Compare orçamentos online. É gratuito:

Comece seu planejamento!

Eaí, conseguiu decidir qual o destino ideal para você? Ainda não? Não tem problema!

Aqui na Fluencypass você pode comparar seu intercâmbio, sem pagar nada a mais por isso e sem ter o trabalho de sair de casa!

Não perca a oportunidade de alcançar novos patamares e alavancar de vez sua vida!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor