Como faço para aprender inglês sem curso? Essa é uma pergunta frequente daqueles que não gostam do ambiente de sala de aula, mas sabem que precisam ser bilíngues.
Alberto Costa, do portal Quero Bolsa, explica que dá sim para aprender inglês sozinho. Mas você precisa cair de cabeça no universo digital: em buscas na internet é possível encontrar diferentes formatos de ferramentas digitais que contribuem para os estudos do idioma, desde os aplicativos até as mais variadas plataformas, diz o redator.
Portanto, continue com a gente da Fluencypass para ver 10 dicas de como aprender inglês sem curso.
Dá para ficar fluente sem curso de inglês?
Essa é uma dúvida recorrente, a verdade é que dá pra ficar fluente em inglês sem fazer curso em uma escola de idiomas. Mas você precisa pensar em alternativas para sair dos níveis básicos e chegar ao avançado.
Algumas estratégias podem ser:
- Fazer conversação em grupo.
- Ter um professor ou um tutor que ajudem no momento de estudo.
- Passar por uma experiência de intercâmbio.
A importância da prática
Ainda falando sobre aprender inglês sem curso, é muito importante que você consiga incorporá-lo à sua rotina. E isso, requer muita prática, viu!
Quem é aluno da Fluencypass, por exemplo, tem esse aprendizado facilitado, já que depois de muita pesquisa e desenvolvimento, criamos o ciclo completo da Fluência.
No ciclo da fluência unimos tudo que o estudante precisa para destravar o inglês: escola de inglês online 24 horas por dia, grupos de conversação e aulas com professor particular.
Tudo isso seguindo os padrões do Quadro de Referência Europeu (CEFR), que são reconhecidos internacionalmente.
Além disso, dá para contar com um intercâmbio no final de 12 meses, com 8 destinos para escolher.
Isso porque sabemos que é a prática aliada a um método eficaz que vai fazer o estudante conseguir chegar à níveis avançados na língua inglesa.
10 dicas de como aprender inglês sem curso
Agora, vejamos 10 dicas de como aprender inglês sem curso:
1- Comece por onde é mais confortável para você
A dica é começar por um ponto que você já tem facilidade, digamos que você já conhece algumas palavras de inglês. Então, use esse vocabulário ao seu favor, pois vai te dar cada vez mais motivação para estudar.
Depois você pode se centrar em regras e outros tipos de conteúdo, mas no início o ideal é manter o cérebro motivado para desenvolver o idioma.
2- Anote tudo que estudar
Da mesma forma, tenha sempre um caderno de anotações com a evolução de seus estudos. Assim, você consegue medir como está seu aprendizado e também pode voltar e revisar sempre que sentir necessidade.
3- Tenha uma meta de estudos
Lembra do que disse Matheus? É sempre bom ter uma meta de estudos, então, vale a pena sentar e refletir sobre o que te motiva a aprender inglês. Vamos compartilhar algumas das principais motivações de nossos alunos, veja só:
- Vontade de viajar para outro país.
- Estudar em uma universidade internacional.
- Intenção de ter remunerações melhores.
- Conseguir uma vaga de trabalho no exterior.
4- Estude todos os dias
Aqui também precisamos lembrar de algo que falamos no início do texto: a consistência. Não adianta acreditar que vai deslanchar na língua inglesa, se você não se dedicar a ela.
Então, você precisa estudar todos os dias, mesmo que em algum dia não se sinta motivado o suficiente. A dica é: mantenha-se consistente nos seus estudos. A fluência só vem por meio dessa regularidade.
5- Crie um cronograma de estudos
Para ter certeza que você não vai desfocar, crie seu próprio cronograma de estudos. Separe dias para estudar por mais tempo e outros para apenas praticar alguns exercícios rápidos.
Além disso, vale a pena até mesmo separar dias que você usará para ter momentos de lazer em língua inglesa, como maratonar sua série favorita e aproveitar para praticar o listening compreension.
6- Veja vídeo aulas
O fato de você aprender inglês sem curso não significa que você não pode ver aulas. Com certeza vai surgir dúvidas em relação à gramática ou à alguma expressão idiomática que você não conhece.
Neste momento, use a internet para ver vídeo aulas explicativas sobre o tópico. Há milhares de conteúdos à sua disposição. Assim, pense se você está no nível básico, procure por uma aula em português, já se estiver em níveis mais avançados, assista ela em língua inglesa.
7- Não esqueça da gramática
Ah! Sempre é bom lembrar de visitar a gramática, veja quais são as regras mais importantes e aquelas que aparecem mais durante seus estudos. A dica é sempre vincular ela aos contextos reais da língua inglesa, isso evita que você fale um inglês que soe “artificial”.
8- Pesquise como os nativos falam
Bateu uma dúvida como é algo em inglês? Nada de ir traduzindo palavra por palavra, ok? A dica é abrir o Google e usar frases como:
- Como se diz … em inglês?
- Como os americanos dizem … em inglês?
- Forma natural de dizer … em inglês
Desta forma, os resultados serão mais precisos e você não vai decorar traduções literais que muitas vezes não fazem sentido nenhum.
9- Estude em diferentes fontes
Além disso, como você vai aprender inglês sem curso, é preciso pesquisar diferentes fontes de estudos, pois assim encontrar uma metodologia que se enquadre como seu modelo de aprendizagem.
Claro que a maior dificuldade será limpar sua pronúncia e conseguir chegar a um nível usado em empresas e outros contextos formais. Mas não desanime, vá fundo na internet em busca de seu objetivo.
10- Viaje para outros países
As viagens são momentos simbólicos para o estudante de inglês, pois são esses são marcantes já que você tem uma imersão não só no idioma, mas na cultura local.
Sem falar que volta mais maduro, com uma consciência mais global e cosmopolita. Assim, vale a pena pensar em colocar um intercâmbio ou uma experiência internacional nos seus objetivos ao aprender inglês.
Para você entender melhor, veja o artigo que separamos sobre como funciona o intercâmbio.