Dicas fáceis de como treinar inglês em casa

Como treinar inglês em casa pode não ser uma tarefa fácil, caso você não tenha dedicação e separe um tempo em sua rotina para se dedicar aos estudos. Uma das formas mais para alavancar o idioma é estudar fora da sala de aula. 

Estudar em casa é essencial para que consiga absorver ainda mais a língua. Porém, você sabe como estudar fora da sala de aula? Aqui separamos algumas dicas para treinar inglês que vai te ajudar no seu objetivo.

Estudar o inglês de forma ampla em casa pode parecer algo complicado, já que é preciso treinar a sua fala, compreensão, escrita e leitura. Agora fica a pergunta: será que é possível treinar inglês em casa? 

Por que treinar inglês constantemente é importante?

As aulas são importantes para adquirir o conhecimento da língua inglesa, mas não é somente com elas que você conseguirá adquirir, por exemplo, a tão sonhada fluência. É preciso que tenha em mente que treinar inglês em casa é tão importante quanto realizar as atividades durante o seu curso.

Você já deve ter ouvido falar que a melhor maneira para aprender andar de bicicleta é caindo e se levantando, certo? Só não pode parar. Assim, com o inglês, estudar constantemente, ou seja, ter o máximo de contato com o inglês irá acelerar o seu aprendizado. O estudo deve ser tornar um hábito e fazer parte da sua rotina diária, assim você começará 

De acordo com o Embarque na Viagem, o tempo em casa durante a pandemia, por exemplo, é o ideal para pensar em potencializar os estudos em inglês. Passando mais tempo longe de atividades que eram comuns, o tempo livre deve ser aproveitado colocando a língua inglesa em dia. 

Aqui separamos algumas dicas de como você pode treinar o seu inglês em casa por meio de uma imersão no novo idioma.

Use as tecnologias a seu favor

Estamos em um universo totalmente tecnológico, com cada vez mais aparelhos, como smartphones, tablets e notebooks, por exemplo, fazendo parte do nosso dia a dia. Por isso, torná-los como os seus aliados na hora de treinar em inglês em casa será um grande diferencial no seu aprendizado.

Uma das dicas é configurar todos os dispositivos que você usa na língua inglesa. Assim, você estará em constante contato com o idioma. Por exemplo, o celular é o aparelho mais usado por nós brasileiros, dessa forma você estará a quase todo momento lendo em inglês. No começo por ser um pouco confuso, mas com o tempo você nem terá mais dificuldade, pois estará acostumado.

Sabia que é possível também treinar o inglês com a apoio de assistentes virtuais? O Google Assistente ou Siri, assistentes presentes no Android e iOS, respectivamente, podem falar a língua inglesa com você. Por isso, configure o idioma para o inglês e você conversará em inglês com eles. É uma ótima forma em treinar a sua fala e o seu entendimento. 

A importância da prática

Ainda falando sobre as dicas, é muito importante que você consiga incorporá-las à sua rotina. E isso, requer muita prática, viu!

Quem é aluno da Fluencypass, por exemplo, tem esse aprendizado facilitado, já que depois de muita pesquisa e desenvolvimento, criamos o ciclo completo da Fluência.

No ciclo da fluência unimos tudo que o estudante precisa para destravar o inglês: escola de inglês online 24 horas por dia, grupos de conversação e aulas com professor particular.

Tudo isso seguindo os padrões do Quadro de Referência Europeu (CEFR), que são reconhecidos internacionalmente.

Além disso, dá para contar com um intercâmbio no final de 12 meses, com 8 destinos para escolher.

Isso porque sabemos que é a prática aliada a um método eficaz que vai fazer o estudante conseguir chegar à níveis avançados na língua inglesa.

Planeje o seu dia em inglês

É comum fazer o nosso planejamento diário, como os locais que precisamos ir, os objetos que precisamos comprar, a hora de uma determinada reunião, entre outros. Você pode ter a lista em seu celular ou até mesmo em seu planner. Um ótimo começo para treinar em casa e sozinho é começar a anotar tudo em inglês.

Faça todas as anotações na língua inglesa, pois será uma forma de treinar a sua escrita e a sua leitura. Assim, com a sua própria rotina você conseguirá uma imersão no idioma em que está aprendendo, uma vez que ao escrever você estará treinando o inglês, assim como quando for checar quais serão as suas atividades diárias.

Assista séries e filmes em inglês

Quem é que não gosta de assistir um filminho ou aquela série favorita no momento de relaxar. Nada melhor do que ver algo que gosta e tenha interesse nos momentos livres. Já pensou que esse momento pode ser uma das melhores oportunidades em colocar o inglês em dia?

Comece aos poucos, assistindo um episódio ou um filme na semana em inglês. Você conseguirá absorver a pronúncia correta de cada palavra e ainda conhecer expressões corriqueiras, que somente um nativo fala. Caso tenha dificuldades no início, assista filmes ou séries que você já viu em português, pois, como já sabe o contexto do enredo, é uma forma de compreender melhor e aprender o idioma. 

Aqui também vale assistir canais de TV estrangeiros. Grande parte dos brasileiros tem TV por assinatura e nos mais diversos pacotes aqueles canais de outros países que pagamos e não assistimos. Uma ótima forma de treinar o inglês também é assistir esses canais de notícias, por exemplo, em que além de aprender o idioma te deixa culturalmente próximo e permite ampliar a sua compreensão e comunicação.

Cantar em inglês

Preparado para soltar a voz e mostrar todo o seu potencial? Claro, que para aprender inglês cantando não é preciso ter uma boa desenvoltura e nem precisa cantar na frente de ninguém. Aqui você conseguirá acompanhar o seu cantor ou música favorita e eles te auxiliaram no entendimento e na pronúncia certa.

As músicas são capazes de te ajudar na compreensão de cada palavra, uma vez você pode cantar junto e conseguir ter a percepção se está falando ou não corretamente. Treinar inglês em casa com música te trará um potencial e tanto, já que você de uma só forma potencializa a sua fala, ganha novos vocabulários e amplia a sua compreensão. 

Além disso, quando estiver ouvindo e cantando em inglês, que tal transcrever? Faça isso somente tendo como referência as partes que ouviu. Em seguida, leia cada parte buscando entender qual o verdadeiro significado ou sentido de cada verso. Por fim, busque a letra original e compare com as suas anotações, pois você conseguirá acompanhar a sua evolução na língua a cada música em que praticar esse exercício. 

Converse com você mesmo

Conversar com você mesmo pode parecer estranho, não é mesmo? Porém, se você parar para perceber fazemos isso o tempo todo. Quando vamos em algum lugar pensamos ou falamos: “eu vou em tal lugar” ou “amanhã em preciso ir em determinado local”. Já pensou começar a falar consigo mesmo em inglês?

Treinar o inglês em casa falando sozinho te trará ainda mais confiança no momento de falar, por exemplo. Você estará habituado e pensar e falar em inglês que nem vai perceber quando não estiver mais falando em português.

Busque trocar as expressões para a língua inglesa. Por isso, quando for sair para a casa de um amigo troque o “eu estou indo na casa de um amigo” para “I’m going to my friend’s house”, por exemplo. 

Treinar inglês em casa com auxílio da leitura

A leitura é uma importante prática para adquirir diversos conhecimentos, além de auxiliar na hora de desenvolver uma base cultura e pensamento crítico. Sabia que a leitura é um excelente exercício para treinar inglês em casa?

Ler livros, artigos e outros materiais na língua inglesa irá auxiliar naquele momento em que você não consegue falar ou escrever por não saber uma determinada palavra. A leitura faz com que você consiga ampliar o seu vocabulário e desenvolver ainda mais as habilidades de escrita e compreensão.

Para ampliar a sua fala com base na leitura, busque por audiobooks para que você acompanhe a leitura junto a com o que está ouvindo. Dessa forma, em um único exercício você consegue treinar o reading, writing e o listening

Abone os tradutores. Tenha um dicionário de inglês para inglês

A tecnologia é uma aliada e tanto na hora de treinar inglês, como explicamos mais acima sobre a configuração de todos os aparelhos na língua inglesa. Certamente você já deve ter recorrido ao Google Tradutor, por exemplo, na hora de descobrir o significado de alguma palavra. Porém, na verdade, você traduziu a palavra para o português ao qual você sabe o significado.

Por isso, aderir a um dicionário de inglês para inglês é o ideal para que você consiga treinar inglês em casa. Esse material tem a compilação completa de palavras que irá apresentar o significado, aplicação do termo em uma frase, etimologia, sinônimos, antônimos e tudo mais o que você precisar.

Há diversas opções de dicionários físicos e na internet. Uma das opções online mais utilizadas por nativos é o Thesaurus, em que você pode utilizar para aperfeiçoar ainda mais o seu inglês e potencializar os seus estudos.

Treinar inglês em casa requer tempo e dedicação

Apresentamos aqui atividades simples que certamente você já faz no seu dia a dia, como ouvir música, assistir séries e ler livros, por exemplo. Assim como qualquer outra técnica de aprendizado, estudar inglês em casa requer tempo e dedicação, caso contrário você não terá avanços perceptíveis.

Assim, potencializando o que você já tem em sua rotina, colocando o inglês em cada tarefa, ajudará a você chegar mais próximo da tão sonhada fluência em inglês. Por isso, treinar inglês em casa é algo simples, mas que requer uma mudança de hábito. Nós falamos português, pois além de ser a nossa língua materna, ele está inserido em nosso cotidiano.

Pois bem, respondendo à pergunta que deixamos no início do nosso artigo, é possível treinar o inglês de forma ampla e conseguir aumentar os seus conhecimentos. Utilize todas as estratégias que comentamos aqui e acompanhe a sua evolução.  Crie um ambiente de imersão na língua inglesa e colha os benefícios desse aprendizado de forma mais rápida e eficiente. 

Treinar inglês em casa é um complemento das aulas em que você também deve se dedicar. Aqui na Fluencypass contamos com cursos em que você aprimorar a sua conversação e praticar temas relevantes com um professor particular ou em grupo, por exemplo. Somente aqui você terá acesso a um ciclo completo de aprendizado.

Com a gente é você quem escolhe como quer aprender. Em cada um dos planos você tem a diferentes lições e exercícios. Você pode optar entre os planos Class, Talk ou Pass. São centenas de professores disponíveis para te ajudar. Todos são certificados e possuem anos de experiência e didática para dar aulas.

Clique no link abaixo e potencialize o seu inglês e chegue até a fluência.  

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor