...

Qual a diferença entre why e because?

Já conhece a diferença entre why e because em inglês? Embora sejam termos parecidos, há contextos específicos para uso de cada termo.

De antemão, adiantamos que quando entramos neste tema, estamos falando e ter um vocabulário que não apenas seja amplo, mas que você consiga usar com maestria.

Sobre isso, o blog Dicio explica que “quando damos atenção e gostamos das palavras, atribuímos diferentes valores às diferentes palavras e estabelecemos preferências. Aos poucos, ficamos mais críticos em relação ao nosso discurso, que passará não por uma reprodução do habitual, mas uma escolha cuidada das inúmeras opções linguísticas existentes.”

Não é diferente quando falamos da diferença entre why because em inglês, pois você vai ter um discurso com mais repertório e confiança. Então, vamos ao artigo!

Por que a dúvida entre Why  e Because em inglês?

De maneira geral, a maior dúvida dos estudantes em relação a why e because em inglês é devido aos dois serem usados como tradução para “porquê”.

É preciso ter em mente que é verdade que os dois termos designam essa palavra do português. Mas, até mesmo em nossa língua, temos várias formas diferentes, veja:

  • Por que: no início de frases para fazer perguntas.
  • Porque: para respostas.
  • Porquê: substantivo, pode ser usado como “o motivo”, “a razão”.
  • Por quê: no final de frases para fazer perguntas.

Diante disso, já dá para entender que existem diferentes formas de usar why e because em inglês.

Tendo isso em mente, vamos ver a seguir a regra para cada uma dessas formas e como ela se parecem com o uso no português.

Why e seus significados em inglês

Primeiramente, vamos ver a definição do dicionário Macmillian para why em inglês, veja:

  • Advérbio interrogativo: equivalente ao nosso “por que” e “por quê”. ele é usado para fazer uma pergunta a alguma pessoa. Exemplo: Why do you study at night? Por que você estuda à noite? 
  • Como Advérbio Relativo: para se referir a um substantivo anterior e introduzi-lo em uma sentença relativa. Exemplo: She’s tired and that’s the reason why she’s so bad-tempered. Ela está cansada e é por isso que ela está tão mal-humorada.
  • Em uma interjeição: lembrando que interjeições são frases ditas com bastante emoção. Exemplo: Why, what’s the matter? Por que, qual o problema?

Músicas com why

Para exemplificar ainda mais, trouxemos uma música bem conhecida- I Want It That Way- Backstreet Boys, onde seu refrão diz: “Tell me why”.

Tell me why
Ain’t nothin’ but a heartache
Tell me why
Ain’t nothin’ but a mistake
Diga-me por que
Não foi nada além de uma magoa
Diga-me por que
Não foi nada além de um erro

Ouça na íntegra:

Definição de because em inglês

Agora, vamos entender como é a definição e o uso de because em inglês, para isso recorremos ao significado trazido pelo Cambridge Dictionary:

  • Usado para dar o motivo de alguma coisa. – I’m sad because I lost my keys Estou triste porque perdi minhas chaves.

Assim, o because pode ser usado como o nosso “porque” em português. Contudo, existe ainda uma diferença, pois em inglês ele pode ser abreviado. Acompanhe:

  • ‘Cos: dito de maneira informal e de maneira rápida.
  • ‘Cause: na escrita é usado de maneira informal para fazer referência a because.
  • Cuz: É comum ser usado na internet, principalmente nas redes sociais.

Because of…

Esta é uma forma recorrente em língua inglesa, como se pode imaginar “because of” acaba sendo usado como “por causa de”. Acompanhe os exemplos abaixo para entender melhor:

  • I had to wear a coat because of the cold. – Tive de usar um casaco por causa do frio.
  • The delivery is late because of the truck breakdown – A entrega está atrasada por causa da quebra do caminhão.

Música com Because

Para exemplificar a palavra Because, separamos a música da Kelly Clarkson – Because of you:

Because of you, I never stray too far from the sidewalk
Because of you, I learned to play on the safe side, so I don’t get hurt
Because of you, I find it hard to trust
Por sua causa, eu nunca ando muito longe da calçada
Por sua causa, eu aprendi a ser cautelosa, pra que eu não me machuque
Por sua causa, eu acho difícil confiar

Ouça na íntegra:

Diferença entre why e because: 6 exemplos

  1. Why do we find ourselves in the situation we are in now?Por que razão nos encontramos na situação em que estamos agora? 
  1. The other reason why we want to go so far is public health. – A outra razão pela qual queremos ir tão longe é a saúde pública. 
  1. Why does it take so long to start construction? – Por que demora tanto para iniciar a construção?
  1. I am writing this note because I feel the need to share with you some things about myself. – Escrevo essa mensagem porque sinto a necessidade de compartilhar consigo algumas coisas minhas. 
  1. Because when we tell one of them “I love you”, they always ask us to explain exactly how.Porque quando dizemos a um deles “eu te amo”, sempre pedem para que a gente explique exatamente como. 
  1. They gave him this nickname because it means “son of encouragement. – Eles lhe deram esse apelido porque significa “filho da consolação”. 
  2. formas de falar “por que” em inglês

Leia também: Vantagem profissional de falar inglês


Formas de falar “por que” em inglês

Além das formas anteriores, há outros sinônimos para dizer “porque” em inglês:

  • The Reason: a razão, o motivo – Love is the reason why people live. – O amor é a razão pela qual as pessoas vivem.
  • The Motive: literalmente, significa o motivo de algo ou sua causa – What is the real motive of those who have tabled this motion? – Qual o real motivo em jogo para os que a apresentam? 
  • Due to: a tradução é devido a, em razão de, em virtude de ou por causa de – I am afraid to report this due to the level of her position and fear of retaliation. – Tenho receio de denunciar o caso devido à sua elevada posição dentro da empresa e tenho medo de sofrer retaliações.

Vem aprender inglês na Fluencypass 

Agora que já sabe a diferença entre why e because, me diga o porquê de você ainda não estar estudando inglês?

Aqui na Fluencypass, temos um método eficiente de estudos que vai permitir abrir a sua mente e entender inglês muito mais rápido do que você imagina. Tudo isso alinhado com muita qualidade e profissionalismo.

Temos uma plataforma completamente online disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você é o dono do seu tempo e encaixa o inglês em sua rotina de acordo com a sua disponibilidade de tempo.

Então, venha conhecer as nossas aulas e aprenda a estrutura do inglês de onde estiver, fale de forma correta, aprenda a se corrigir e aprenda gramática em contextos do dia a dia para uma aprendizagem efetiva.

aprender-ingles
Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor