...

É possível aprender inglês em 6 meses? Acelere seu aprendizado

É possível aprender inglês em 6 meses? Se você está procurando um modo de potencializar seus estudos em língua inglesa? Então, é importante saber 10 passos que vão acelerar o processo.

Pensando em como tornar os estudos mais rápidos, o Alberto Costa, da Cambridge Assessment,  explica que o que as empresas mais buscam é um profissional que consiga se expressar bem oralmente. Ele ainda dá a dica de ler e escutar ao mesmo tempo, usando um audiobook, por exemplo.

Os podcasts são ótimos para quem está precisando destravar o listening. Sem falar que há uma variedade enorme com diferentes tipos de conteúdos.

Assim, para que você consiga conquistar sua fluência com mais velocidade, separamos 10 passos bastante eficientes. Além disso, eles mostram que é possível aprender inglês em 6 meses.

Dá para ficar fluente em 6 meses?

Contudo, não podemos afirmar que dá para ficar fluente em inglês em 6 meses. Isso porque a fluência é um aspecto bem mais complexo da língua e envolve não só boa comunicação, mas traquejo social.

Mesmo assim, você pode usar esses seis meses para ter uma base sólida que vai te levar a fluência no decorrer dos próximos. Então, ansioso para descobrir os 10 passos que mostram que é possível aprender inglês em 6 meses?

1- Comece estudando por aplicativos

Se você não tem base alguma na língua inglesa, há bons aplicativos que podem te ajudar neste percurso. Eles te dão o vocabulário mais elementar e também ensinam as regras mais básicas do idioma. E o caso do:

  • Duolingo.
  • Lingualeo.
  • LingoDeer.
  • Busuu.

2- Foque na comunicação

Como disse Alberto, a comunicação acaba sendo um requisito fundamental. Ninguém quer alguém que seja ótimo na leitura, mas não sabe participar de uma reunião em língua inglesa.

Por isso, é muito importante buscar alternativas para se expressar oralmente e tentar a cada mês ser mais preciso em sua comunicação. Para tanto:

  • Consulte os significados das palavras.
  • Foque em descrever quando você não conhece a palavra.
  • Aumente progressivamente seu vocabulário.
  • Busque por expressões do mundo corporativo.

3- Assista filmes e séries e imite as falas

Ainda falando de expressões formais, você pode usar séries e vídeos como referências para sua fala. A ideia é prestar atenção em como os personagens se expressam e tentar imitar a fala deles.

Digamos que seu foco é inglês formal para negócios, há séries que trazem esse tipo de vocabulário, como:

  • How to get away with murder.
  • House of Cards.
  • The Profit.
  • Shark Tank.

4- Escute e leia muito em inglês

Para ser possível aprender inglês em 6 meses, você também precisa trabalhar seus inputs, ou seja, a informação que você recebe. Neste sentido, temos dois canais principais: a visão e a audição.

Por isso, é muito importante que você faça praticamente uma imersão no inglês. Estando sempre exposto à modalidade falada da língua, bem como a leitura de textos diversificados. Seja reportagens, revistas, artigos online, livros etc.

5- Pense quais contextos serão mais importantes

Além disso, você é a melhor pessoa para definir que tipos de comunicação são importantes no seu aprendizado. Sem sombra de dúvida aprender os contextos básicos é importante, porém, depois de um tempo foque em:

  • Inglês para estudos.
  • Inglês no mundo corporativo.
  • Inglês para viagens.
  • Inglês para exames de proficiência.

6- Estude gramática

Embora seja muito importante estudar o inglês do dia a dia, a gramática não deixa de ser necessária. Então, sempre lembre-se de consultar as regras e se atualizar quanto ao uso de novas estruturas.

Ainda assim, uma forma de tornar esse aprendizado menos massante é estudando a gramática a partir das interações no dia a dia. Digamos que você viu essa entrevista do escritor Stephen King em que ele diz: “You obviously never had been in my house”.

A dica é examinar algumas estruturas que vão te levar a gramática:

  • Quando se usa “had been”?
  • Qual a diferença de obvious e obviusly?
  • Quais as preposições que se confundem com “IN”?

7- Faça revisões e testes regulares

Uma dica que sempre damos aos nossos alunos é voltar para progredir. Não adianta apenas aprender coisas novas se você está esquecendo as antigas.

O melhor mesmo é sempre revisar o que você está aprendendo, fazer resumos, exercícios e tentar explicar a outras pessoas o que você aprendeu.

8- Converse com nativos

Com o avançar dos meses, você perceberá que tem uma facilidade maior para compreender diálogos e se comunicar. Então, está na hora de se comunicar com nativos, há diversos sites que possibilitam essa comunicação.

Lembre-se sempre de conversar com calma e prestar atenção no que o outro está dizendo. Pode ser que você não entenda nada de primeira, não tem problema, ok? Se dê tempo para errar e acertar quando for necessário.

9- Passe por uma imersão

Neste caso, Dino, do portal Terra, tem uma boa dica: a imersão é uma das melhores alternativas para quem quer acelerar o aprendizado da língua inglesa:

“Segundo a mesma imagem da piscina, em um curso de inglês por imersão ocorre um mergulho completo no idioma. O aluno é atirado na água para aprender a nadar. Estuda de modo intensivo, tendo aulas com uma frequência mínima de cinco vezes por semana, com três ou mais horas de duração cada.”

10- Faça um intercâmbio

Desta forma, uma das melhores formas para ter uma imersão completa é estando em um outro país. Então, você pode escolher fazer um intercâmbio durante os seus seis meses de aprendizado.

Há também a possibilidade de viajar 3 meses, 2 meses ou um mês. Vai depender da sua disponibilidade. Mas todos os alunos que passam pela experiência sempre voltam com bons resultados.

Principalmente aqui na Fluencypass que sempre estamos em contato com nossos estudantes para ter certeza que o intercâmbio está sendo da melhor forma possível.

É possível aprender inglês em 6 meses?

Em resumo: é possível aprender inglês em 6 meses, contudo, vai depender de fatores como seu empenho, seus objetivos e seu nível atual do idioma.

Agora, se você quer partir para a nossa última estratégia, leia este artigo aqui e descubra qual destino pode combinar com seu intercâmbio de língua inglesa.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor