...

É possível aprender inglês em um ano?

Você sabia que pode ouvir o conteúdo desse post?

Está aí pensando se é possível aprender inglês em 1 ano? Pois é justamente sobre este tema que vamos conversar neste post.

Embora muitos brasileiros tenham a crença de que é muito difícil aprender inglês, a verdade é que é sim possível aprender esse idioma e chegar a fluência. Alexandre Carvalho, do Você S/A conta que

Saber se comunicar bem em inglês é visto como diferencial importante pelo RH das companhias brasileiras. Tanto que, na ansiedade por conseguir um bom emprego, muito candidato coloca “inglês fluente” no currículo sem ter sequer nível intermediário – e aí passa vergonha quando o recrutador sugere continuar a entrevista in English”.

Então, o melhor mesmo é saber inglês de verdade e se destacar em sua carreira, não é? Então, continue com a gente para saber como é possível aprender inglês em um ano.

É possível conseguir a fluência de inglês em 1 ano?

Falar de fluência é um tema mais complexo, pois depende muito de cada pessoa. Não podemos negar: é possível sim ser fluente em 1 ano de aprendizado de língua inglesa, mas neste caso é preciso ir para outro país.

No caso de estudar daqui do Brasil, a fluência costuma levar de 3 a 4 anos. Ainda assim depende de muitos fatores:

  • Tempo de exposição ao idioma.
  • Motivação do aluno.
  • Bons professores.
  • Consistências no estudo (não abandonar).
  • Objetivos com o estudo do inglês.

Quais as melhores formas para aprender inglês?

Estudando inglês em casa.

Pensando nisso, temos alguns meios frequentes de aprender a língua inglesa. O ideal é que você entenda qual combina mais com seu aprendizado:

  • Escola de idiomas: é o método mais conhecido, com professores, livro didático e encontros semanais.
  • Curso de Inglês Online: para quem está em busca de flexibilidade, conforto e aulas 24/7.
  • Intercâmbio de Língua Inglesa: uma experiência mais intensa e com contato direto com nativos da língua inglesa.

A importância da prática

Ainda falando sobre aprender inglês em um ano, é muito importante que você consiga incorporá-lo à sua rotina. E isso, requer muita prática, viu!

Quem é aluno da Fluencypass, por exemplo, tem esse aprendizado facilitado, já que depois de muita pesquisa e desenvolvimento, criamos o ciclo completo da Fluência.

No ciclo da fluência unimos tudo que o estudante precisa para destravar o inglês: escola de inglês online 24 horas por dia, grupos de conversação e aulas com professor particular.

Tudo isso seguindo os padrões do Quadro de Referência Europeu (CEFR), que são reconhecidos internacionalmente.

Além disso, dá para contar com um intercâmbio no final de 12 meses, com 8 destinos para escolher.

Isso porque sabemos que é a prática aliada a um método eficaz que vai fazer o estudante conseguir chegar à níveis avançados na língua inglesa.

Aprender inglês em um ano: 7 motivos por que intercâmbio é melhor

Nesta perspectiva, se você quer aprender inglês em um ano, talvez o mais recomendado seja investir em uma experiência em outro país. Você conta com diversas opções como Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Inglaterra, África do Sul etc.

Então, vejamos bons motivos para aprender inglês em um ano durante seu intercâmbio:

1- Imersão total no idioma

Quem vai para outro país tem contato com o idioma o tempo todo, seja na TV, na Rádio, nos Outdoors, ao ir na padaria, pegar um elevador… Inglês por todos os lados!

Assim fica muito mais fácil aprender, pois o aprendizado não se restringe ao contexto da sala de aula. Além disso, você pode somar isso à imersão cultural, levando crescimento à sua bagagem pessoal.

2- Ótimas escolas ao redor do mundo

Se você é daqueles que quer ter um apoio da escola, pode ter contato com uma escola em outro país! Existem ótimos professores e metodologias de ensino que são referências ao redor do mundo.

Você também pode morar em casa de família ou escolher ficar em uma acomodação estudantil e fazer amizade com pessoas de outras nacionalidades.

3- Dá para trabalhar e estudar

Não tem desculpa, quem está com o orçamento mais apertado pode escolher um dos destinos que permite trabalhar e estudar. Desta forma, dá para fazer uma grana que vai aliviar seu período no exterior.

Contudo, esteja atento às funções que os brasileiros desempenham durante o intercâmbio:

  • Lavador de pratos.
  • Cleaner.
  • Garçom.
  • Ajudante de serviços gerais.

4- Desenvolver outras habilidades além do inglês

Da mesma forma, a sua experiência no exterior vai muito além do idioma. Todos intercambistas sempre relatam ter se desenvolvido. Vitória Marcello, por exemplo, diz:

“Acho que minha maior dificuldade em Cape Town foi o idioma porque eu não falava muito bem inglês, tive que aprender do zero. Os três primeiros meses foram os mais difíceis, mas com o tempo me adaptei. Hoje sou formada em Relações Internacionais e o intercâmbio me ajudou a lidar melhor com situações em que estou fora de minha zona de conforto”.

Veja alguns dos principais pontos que você desenvolve durante o intercâmbio:

  • Maior independência.
  • Melhor comunicação e adaptação a diferentes ambientes.
  • Maturidade.
  • Capacidade de lidar com momentos de pressão.

5- Você volta fluente

Um ponto muito importante é que é possível aprender inglês em um ano durante o intercâmbio. Claro, você precisa se jogar de cabeça, mas isso vai render bons resultados, pois você volta fluente.

Para isso, é importante evitar ao máximo o contato com a língua portuguesa e focar em seus estudos da língua inglesa. A sua escola também vai propor atividades culturais que podem ajudar no desenvolvimento do idioma.

Se for para a Europa, por exemplo, você pode aproveitar para conhecer diferentes países e praticar bastasnte! Já na África do Sul, dá para participar dos trabalhos voluntários disponíveis.

6- Por deslanchar sua carreira

Empresario escolhendo o melhor funcionário.

Se seu sonho é morar em outro país, também há tipos de intercâmbios que podem facilitar isso. Quem faz um co-op, por exemplo, trabalha em uma área mais formal. Contudo, precisa ter um nível de inglês mais intermediário.

Além disso, há quem consiga visto de trabalho depois do período de estudo. O ideal é aproveitar os meses de intercâmbio para pesquisar sobre o mercado de trabalho do país em questão.

7- Amplie suas oportunidades acadêmicas

O mesmo se pode dizer dos estudantes que querem ter um diploma internacional. Depois de seu intercâmbio você estará muito mais afiado no inglês e poderá fazer os exames de proficiência necessários.

Já pensou em estudar nos Estados Unidos, na Inglaterra ou no Canadá? Então, corre e vem conhecer os pacotes de intercâmbio que a Fluencypass tem para você. Você aprende inglês em um ano e ainda se abre para um mar de oportunidades.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor