...

O que fazer para falar inglês mais rápido? 10 super dicas!

Que tal 10 super dicas para falar inglês mais rápido? Chega de perder seu tempo com métodos ineficazes e exercícios que não contribuem com sua fluência.

Você pode ousar e fugir de metodologias tradicionais na hora de aprender um segundo idioma. O mundo está mudando e vemos avanços em diversas áreas, como na ciência, na tecnologia e nas relações internacionais, por que seus estudos têm que permanecer iguais?

Gareth explica que o modo como pensamos sobre nossos estudos também influencia em nossos resultados. É o tal do Mindset! Pois se você tiver uma visão mais positiva e se manter firme vai ter conquistas mais consistentes e rápidas.

Para matar sua curiosidade sobre o que fazer para aprender inglês mais rápido, separamos 15 super dicas!

1- Aproveite seu head start

Head Start em inglês significa uma vantagem inicial que você tem em alguma coisa, digamos que você é bom em escrever, então, seu ponto de partida de estudos pode ser temas relacionados à literatura.

Ou seja, a nossa dica é que você aproveite um ponto forte que já possui e use isso para “catapultar” seus estudos. Afinal, você já tem muitas habilidades fortes, o inglês vai apenas ajudar a fortalecê-las.

2- Crie um cronograma e siga ele à risca

Além disso, se você está pensando em como aprender a falar inglês mais rápido, você precisa ter um jeito de conseguir acompanhar seu progresso e visualizar o seu aprendizado.

Para entender melhor, temos um exemplo hipotético. Digamos que Thiago está na faculdade de direito e já percebeu que para alçar voos mais altos precisa da língua inglesa.

Ele decidiu que vai estudar inglês 4 vezes por semana, mas sempre é a mesma correria. Thiago senta em frente ao computador, abre os cadernos, mas está totalmente perdido. Não sabe por onde começar, isso sempre o faz perder tempo e deixa ele frustrado.

Tá vendo? Para evitar uma situação dessa, a dica é tirar um dia da semana para organizar o que será feito ao longo dela. Assim, na hora que você for se dedicar aos estudos terá seu tempo potencializado!

3- Busque sempre a pronúncia correta

Em inglês existe uma trick que sempre pega os iniciantes neste idioma: a forma como você escreve é diferente da que fala. O que isso significa? Ora, que não vale a pena tentar adivinhar as pronúncias das palavras. Vamos aos exemplos:

  • Thought: significa pensamento, mas parece um monte de letras esquisitas, né? Mas é bem simples de pronunciar “Thót”, este som de TH é o da língua entre os dentes.
  • Facade: não significa facada, mas fachada e se fala “Façad”.
  • Microwave: é o microondas e se fala “Maicroueiv”.

Ainda assim, o grande problema é quando o aluno grava a palavra com a pronúncia errada e depois terá um trabalhão para substituir pela forma certa. Então, o mais indicado é ao ver uma palavra colocar no Google tradutor ou em um dicionário e descobrir o jeito certo de falar.

4- Faça resumos regulares do que você aprendeu

“O que foi mesmo que eu aprendi essa semana?” Para evitar essas confusões, indicamos que você faça revisões regulares.

Por exemplo, no final de semana você pode revisar o conteúdo da semana e no final do mês rever o que aprendeu. Você vai perceber que sempre existe algum conteúdo que vai enfraquecendo e precisa de reforço.

5- Se desafie com metas

Já está dominando os níveis elementares? Então é hora de partir para novos horizontes. Basicamente, quando você sentir que já interiorizou algum conteúdo é o momento de buscar materiais que sejam mais desafiadores.

Alguns desafios que você pode tentar são:

  • Assistir filmes em inglês sem legenda.
  • Anotar de cabeça como se escrevem as palavras que você aprendeu.
  • Exercícios de word formation.
  • Fazer testes online de desempenho.
  • Ver vídeos de dois nativos conversando e tentando entender.

6- Aprenda uma expressão por dia

Ainda na linha de o que fazer para aprender inglês mais rápido, indicamos que você aprenda uma expressão nova por dia. Não falamos apenas de uma palavra, pois é uma unidade muito isolada.

Aprender uma expressão ajuda a ampliar não só o vocabulário, mas todo contexto envolvido. Além disso, com o tempo você pode aumentar progressivamente e aprender duas, três , quatro ou quanto sua memória suportar.

A importância da prática

Ainda falando sobre dicas para treinar inglês, é muito importante que você consiga incorporá-los à sua rotina. E isso, requer muita prática, viu!

Quem é aluno da Fluencypass, por exemplo, tem esse aprendizado facilitado, já que depois de muita pesquisa e desenvolvimento, criamos o ciclo completo da Fluência.

No ciclo da fluência unimos tudo que o estudante precisa para destravar o inglês: escola de inglês online 24 horas por dia, grupos de conversação e aulas com professor particular.

Tudo isso seguindo os padrões do Quadro de Referência Europeu (CEFR), que são reconhecidos internacionalmente.

Além disso, dá para contar com um intercâmbio no final de 12 meses, com 8 destinos para escolher.

Isso porque sabemos que é a prática aliada a um método eficaz que vai fazer o estudante conseguir chegar à níveis avançados na língua inglesa.

7- Acompanhe canais em Língua Inglesa

Da mesma forma, não dá pra aprender língua inglesa sem ter contato com o idioma. Por isso, a dica é seguir canais no Youtube de pessoas que conversam em língua inglesa, não necessariamente precisa ser de ensino da língua.

A ideia aqui é que você pratique a escuta e adquira vocabulário contextualizado, anote alguns para você seguir:

  • Hiho Kids: é um canal muito fofo, no qual crianças reagem a diversos tipos de comida. Parece pouco? Saiba que o vocabulário dos pequenos é bem rico.
  • Practical Psychology: traz conteúdos sobre a psique humana e dicas de como melhorar seu relacionamento consigo mesmo e com os outros à sua volta.
  • The Joe Rogan Experience: um podcast sobre tudo com participantes de todos os nichos possíveis. Por lá você escuta assuntos como a Nasa, aquecimento global e também trivialidades como as Kardashians. 
  • Niko Omilana: é um londrino que adora fazer pegadinhas pela cidade. É um ótimo canal para descontrair e aprender inglês.

8- Não se culpe

Se você quer engatar na melhor marcha e usar estratégias para falar inglês mais rápido, não precisa se preocupar tanto. Disciplina e foco na hora de aprender inglês, já são o suficiente.

Contudo, deixe de lado pensamentos sabotadores ou ansiedade. Acredite, deixar seu cérebro trabalhar com tranquilidade é muito mais produtivo.

9- Consulte professores

Claro que conforme você avançar em seus estudos, surgirão dúvidas e questionamentos. Neste caso, vale a pena ter uma ou outra aula particular para esclarecer tópicos específicos.

Contudo, não dependa apenas dos professores, mas tente ter um aprendizado autônomo e de acordo com seus objetivos.

10- Fazer um intercâmbio

Por último, para dar aquele gás na sua fluência, nada melhor que um intercâmbio. Durante essa experiência você está rodeado de nativos e têm situações desafiadoras a cada dia que te forçam a usar a língua inglesa.

Por isso, fazer um intercâmbio está no topo da lista do que fazer para falar inglês mais rápido. Aqui na Fluencypass sabemos que isso é tão importante que estamos no topo da lista de sites para falar inglês online.

400 palavras do inglês em 30 dias

Como aqui na Fluencypass nosso objetivo é fazer você falar inglês o mais rápido possível preparamos um roteiro de estudos GRATUITO com as 400 palavras mais usadas em inglês.

Com uma técnica que mistura vocabulário, contexto e muita prática! Você pode, inclusive, usar a estratégia que a gente passou neste artigo para complementar com mais sua pronúncia e ganhar um vocabulário ainda mais rico!

Baixe agora mesmo nosso Ebook “APRENDA AS 400 PALAVRAS MAIS IMPORTANTES DO INGLÊS EM 30 DIAS” e turbine o seu inglês!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor