Como manter o foco na hora de aprender inglês: 10 dicas

Você se distrai fácil ao estudar? Que tal 10 dicas de como manter o foco na hora de aprender inglês?

Embora estudar em grupo seja produtivo, o site Notícias Concursos explica que “os estudantes que optam por estudar sozinhos podem se concentrar totalmente no material”.

Isso significa que você pode sim encontrar o equilíbrio ao aprender a língua inglesa e chegar a sua fluência. Pedro Richardson, por exemplo, é poliglota e aprendeu boa parte de seus idiomas sozinho, ele conta que é crucial ter disciplina e manter a motivação.

Então, o objetivo deste artigo é oferecer ferramentas para você progredir no aprendizado do inglês até chegar à fluência. Come with us!

1. Mantenha uma rotina de estudos

A dica primordial é você criar e separar seus horários de estudos. Um dos membros de nossa equipe tinha o costume de praticar inglês 15 minutos por dia no horário do almoço.

Parece pouco tempo, mas no final do ano são mais de noventa horas de exercícios.

Assim, busque na sua semana um horário, que não atrapalhe, mas seja propício aos estudos. Uma boa dica é preferir os horários pela manhã, pois o cérebro está mais descansado e absorve melhor as informações.

A importância da prática

Ainda falando sobre aprender inglês, é muito importante que você consiga incorporá-lo à sua rotina. E isso, requer muita prática, viu!

Quem é aluno da Fluencypass, por exemplo, tem esse aprendizado facilitado, já que depois de muita pesquisa e desenvolvimento, criamos o ciclo completo da Fluência.

No ciclo da fluência unimos tudo que o estudante precisa para destravar o inglês: escola de inglês online 24 horas por dia, grupos de conversação e aulas com professor particular.

Tudo isso seguindo os padrões do Quadro de Referência Europeu (CEFR), que são reconhecidos internacionalmente.

Além disso, dá para contar com um intercâmbio no final de 12 meses, com 8 destinos para escolher.

Isso porque sabemos que é a prática aliada a um método eficaz que vai fazer o estudante conseguir chegar à níveis avançados na língua inglesa.

2. Escute podcasts

Para iniciar sua jornada na língua inglesa, você pode apostar nos podcasts. Pois é mais fácil se concentrar, já que você cria uma “acústica” nos seus ouvidos.

Claro, usando fones de melhor qualidade você consegue entender melhor o que é dito. E ainda cuida da sua audição!

De toda forma, temos um conteúdo com melhores sites para falar em inglês desde o básico ao avançado, confira.

https://open.spotify.com/show/1rKjZKd2T2k0bBSjDec5ku

3. Ouvir músicas e diálogos com os olhos fechados

É comum que nos distraiamos com as informações visuais. Por conta disso, Ouvir músicas e diálogos de olhos fechados é sensacional para manter o foco na hora de aprender inglês.

Assim, sua mente tem um sentido a menos para se preocupar, o que faz ela se concentrar em criar significado nos sons que estão chegando pelos ouvidos.

4. Use a técnica Pomodoro

A técnica pomodoro é bem conhecida para qualquer pessoa que deseja trabalhar com mais foco. O nome “pomodoro” faz referência aqueles cronômetros de cozinha em formato de tomate.

Isso porque, na técnica você separa 25 minutos para fazer a atividade e 5 minutos de descanso. Dessa forma, seu foco vai crescendo como um músculo.

Para ajudar, há um relógio online que já é programado para este tipo de técnica. Ele se chama Tomato Timer, agregue ele a seus momentos de estudo.

5. Acompanhe livros com audiobooks

Quem nunca teve problema ao ler livros em inglês que atire a primeira pedra. Como os sons são bem diferentes da escrita pode ser difícil manter o foco.

Uma forma de se manter no caminho dos estudos é ouvindo um audiobook e acompanhar o livro impresso. Eu costumava fazer isso com “Alice in Wonderland”, me ajudava bastante!

6. Estude inglês “de porta fechada”

O autor Stephen King costuma dizer que só consegue escrever “de porta fechada”, sem muito contato com o mundo externo. Se você decidiu aprender inglês sozinho, essa pode ser uma boa dica.

Principalmente na hora de ver as regras gramaticais, já que é preciso lê-las com atenção e fazer exercícios incontáveis até internalizá-las. A “porta fechada” vai contribuir para manter o foco.

7. Organize seu ambiente

Não venha com essa história de que o cachorro comeu seu dever de casa. Ao estudar um segundo idioma precisamos ter em mente que nós somos responsáveis pelo nosso aprendizado.

Agora imagina só você tentar estudar com pilha de roupas aos seus lados, restos de comidas ou mesmo um montão de livros que atrapalha tudo?

Bom, é melhor se certificar que seu ambiente está organizado e propício aos estudos. Inclusive, a cromoterapia diz que o verde nos deixa mais apto aos estudos.

Manoela Moreira conta que até mesmo seu campo de visão precisa estar o mais limpo possível.

8. Diversifique seus métodos de estudo

Da mesma forma, estudar apenas de uma maneira pode ser muito cansativo. Se você lê muita gramática, por exemplo, ver um filme em inglês, conversar ou ler um livro pode aliviar seu cérebro.

Isto porque fazer apenas uma atividade repetitiva pode acabar fazendo com que seu foco seja perdido facilmente.

Neste artigo aqui, por exemplo, damos boas dicas de como continuar os estudos para além dos aplicativos de celular.

9. Manter o foco na hora de aprender inglês: medite

Além disso, você já deve ter ouvido que a meditação é ótima para manter a concentração, não é? Há monges que conseguem ficar horas em uma mesma posição sem comer ou beber água.

Por que não incluir esse hábito na hora de manter o foco e aprender inglês? Você não precisa se tornar um monge, meditar de 10 a 20 minutos por dia já pode alterar sua percepção e foco.

Para entender melhor e aprender algumas técnicas, veja o episódio de Explicando A Mente: Meditação, no Netflix.

10. Pratique com professor particular

Uma das principais etapas para se aprender inglês é praticar. Porém, praticar em um país que fala português pode ser um desafio, por isso, ter aulas de conversação com um professor particular é a melhor alternativa para praticar.

Na Fluencypass, além de aprender inglês em uma plataforma com centenas de aulas, você participa de aulas de conversação em grupo todos os dias e pratica seu inglês com professor particular. Tudo isso por um preço que cabe no seu bolso!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor