Notícia ruim, a Europa aprova visto para a entrada de brasileiros e outras nacionalidades. A regra para entrada na União Europeia mudou para algumas nacionalidades, incluindo o Brasil, que faz parte do Tratado de Schengen. Agora será necessário atentar-se a conseguir essa autorização para entrar em terreno europeu antes de planejar a viagem.
Entenda mais:
Novo sistema de entrada
Aprovado pelo parlamento Europeu no dia 05/07/2018, o novo sistema de entrada no continente exige de viajantes de 61 países (incluindo o Brasil) que requisitem uma autorização prévia para visitar o continente.
O acesso a autorização, entretanto, será fácil. Para conseguir o documento é preciso fazer uma solicitação pela internet e pagar uma taxa de sete euros. Apenas crianças abaixo de 7 anos e idosos acima de 70 estão isentos do processo. O documento terá validade de três anos e garantia de múltiplas entradas durante esse período.
Acordo já existia desde Abril
O novo acordo do Parlamento Europeu é chamado de Etias (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) e estava acordada desde Abril, esperando apenas votação e aprovação final no plenário.
As regras ganharam com muita tranquilidade na votação, com 494 votos a favor e 115 contra. A ideia é facilitar o trabalho dos funcionários da fronteira, que tem pouco tempo para avaliar informações para oferecer a autorização para estrangeiros logo nesse primeiro contato. Com as informações no sistema, existe maior garantia de segurança e controle de migração no continente. A medida tem como objetivo também reduzir os riscos de terrorismo nos principais alvos europeus dessas ações.
Como ele funciona
Para conseguir a “autorização” para entrar em continente europeu é preciso preencher um formulário na internet e pagar a taxa de processamento. Em seguida, é necessário aguardar o e-mail que confirma sua autorização de entrada no continente. Acredita-se que o tempo de análises e processamento da permissão de entrada seja rápida e não prejudique a grande maioria dos viajantes sem históricos sinalizados como risco pelo sistema europeu.
O uso do Etias terá início no ano de 2021, quando todos os países que fazem parte da União Europeia já terão adotado o sistema de segurança. Para brasileiros com passaporte europeu adquirido antes dessa medida ser aplicada, a regra para livre traslado permanece.
Se você quer aproveitar o tempo que temos até 2021 e fazer um intercâmbio, confira nossa promoções.