Para quem quer viver uma experiência fora do Brasil, uma pergunta sempre surge na hora de começar a planejar essa oportunidade: devo fazer intercâmbio ou turismo? Apesar de serem duas opções parecidas, a escolha de investir em intercâmbio ou turismo oferecem objetivos bem diferentes.
Veja também: Quanto custa um intercâmbio?
Nesse artigo, contamos as vantagens que cada um pode lhe oferecer para que você possa tomar a decisão certa. Confira:
Intercâmbio é uma experiência à longo prazo
Quem opta por fazer intercâmbio, vive uma experiência à longo prazo. Intercâmbios são programas grandes, com período mínimo de um mês, que te permitem entrar por completo nessa experiência de sair do país. Você vive seu dia a dia por lá, como um habitante da cidade e não apenas como um turista. É preciso dispor de tempo para conseguir participar desse tipo de programa.
Turismo é uma opção rápida
Para quem precisa de uma alternativa rápida para dar uma fugidinha do país e voltar para a rotina, o turismo é a melhor solução. Você pode escolher quantos dias pode ficar longe e qual o destino que pretende visitar, sem estar necessariamente atrelado com um curso de idiomas ou de profissionalização.
Intercâmbio lhe oferece a oportunidade de conhecer a fundo um país
Como no intercâmbio você estará, necessariamente, vivendo dentro do país, é claro que você terá a oportunidade de conhecer a fundo essa cultura e estilo de vida. Você será um local e terá que se adaptar a hábitos e rotinas da população da qual fará parte dai para a frente.
Turismo lhe permite conhecer mais países
Para quem tem o objetivo de conhecer vários países, o turismo é a opção mais interessante do ponto de vista geral. Como você não terá que criar vínculo com as cidades e países em que vai passar, é possível planejar uma viagem em que você conhece mais locais em menos tempo.
Intercâmbio é uma experiência que vai agregar no aspecto profissional
Intercâmbio é uma opção para quem está precisando melhorar um aspecto da vida profissional. Aprender uma nova língua, fazer um curso profissionalizante, finalizar uma graduação ou pós-graduação no exterior. Essa experiência vai lhe trazer aprendizados pessoais, é claro, mas tem muito mais foco em reforçar seu currículo e seu comportamento como um profissional do mercado.
Intercâmbio vai lhe agregar no aspecto pessoal e cultural
O turismo é a opção para quem quer aprender mais sobre cultura, estilo de vida e experiências pessoais. Como você estará com o tempo livre para explorar tudo que o destino oferece de diferente, essa é uma opção que vai lhe permitir mergulhar na experiência cultural que é sair de um país.
E ai? Você é a pessoa do turismo ou do intercâmbio? Conte para a gente!