8 sites para aprender inglês de graça e online [2024]

Aprender inglês pode ser uma tarefa desafiadora, mas é uma habilidade valiosa que pode melhorar a sua comunicação e aumentar suas oportunidades em diversas áreas.

Se antes falar inglês era um plus, hoje o inglês é fundamental para qualquer pessoa que deseja ter sucesso na vida. Hoje com milhares de sites que ensinam inglês grátis, fica até difícil de saber quais são os melhores, não é?

Mas fique tranquilo, hoje não vamos falar de sites e cursos pagos. Nesse artigo vamos conhecer mais sobre os 5 melhores sites para aprender inglês online grátis em 2024:

  1. Questions
  2. Duolingo
  3. Spotify
  4. Busuu
  5. Memrise
  6. Youtube

Vamos conhecer sobre cada uma delas?

Quais são os melhores sites para aprender inglês de graça?

Fizemos uma lista com nove sites imperdíveis para você aprender inglês online grátis. Confira como cada um funciona.

1- Questions

O Questions é a maior comunidade de perguntas e respostas sobre inglês e intercâmbio do mundo. Nela é possível tirar dúvidas sobre inglês independente do seu nível e ter resposta de professores a qualquer horário do dia.

É uma comunidade totalmente gratuita, onde você aprende inglês de graça com professores de alto nível, a qualquer hora do dia. Você pode criar discussões e enquetes de forma anônima.

Além disso, toda semana acontece um aulão de inglês ao vivo e gratuito com um professor da plataforma, onde são abordados temas que você precisa aprender pra se virar no seu dia a dia.

2- Duolingo

O Duolingo possui exercícios que são elaborados para te ajudar a aprender e revisar o vocabulário de maneira eficaz, se você é iniciante ou nível básico, conseguirá sair do zero com alguns minutos de prática diária.

Ele funciona como uma espécie de jogo e você pode aprender grátis, você vai acumulando pontos a cada tarefa finalizada.

Caso você erre, você deve “voltar algumas casas” e refazer a atividade, fixando o conteúdo na sua memória.

O Duolingo é um dos melhores sites para aprender inglês grátis, mundialmente famoso, com mais de 50 milhões de usuários!

Leia também: Terminei o duolingo, e agora?

3- Spotify

O Spotify permite que você encontre playlists temáticas que podem ser úteis para melhorar vocabulários específicos. Ouvir podcasts em inglês é uma forma eficaz de melhorar sua compreensão auditiva.

Hoje existe podcast para literalmente tudo, desde aprender inglês para negócios, vocabulários ou ouvir histórias em inglês.

Existem vários podcasts em inglês disponíveis gratuitamente na internet. Os mais famosos são o: Fluencycast , “The English We Speak” da BBC, “TED Talks” e “English as a Second Language”.

4- Busuu

O Busuu é um renomado site de cursos de línguas que disponibiliza uma plataforma em português para quem pretende aprender inglês grátis.

Muito elogiado por referências na mídia como o jornal New York Times, a PC Magazine e o canal CNN.

O Busuu pode ser acessado através do computador, celular e tablet, contando com uma metodologia simples e eficiente para ensinar idiomas.

Contudo, há apenas algumas funções disponíveis na versão gratuita, para ter acesso à ferramenta completa é preciso pagar a versão premium.

Inclusive nós já fizemos uma review da Busuu aqui no blog. Para ler é só clicar aqui. 

5- Memrise

O Memrise é um aplicativo que usa jogos e atividades de memorização para ajudá-lo a aprender vocabulário em inglês.

Ele oferece uma ampla variedade de cursos, desde inglês para negócios até inglês para viagens, e permite que você pratique suas habilidades com outros alunos.

Nós também já escrevemos sobre a Memrise aqui no blog, você pode conferir aqui.

6- Youtube

O YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que oferece uma vasta seleção de conteúdo em inglês.

Existem canais dedicados ao ensino de inglês, bem como canais de entretenimento e notícias em inglês que podem ajudá-lo a melhorar sua compreensão auditiva e vocabulário.

Inclusive se liga nesse vídeo que fizemos com 7 dicas matadoras para falar inglês como um nativo!

7- BBC Learning English

A BBC Learning English é um site que oferece uma ampla gama de recursos gratuitos para aprender inglês.

Ele inclui cursos de gramática, pronúncia, compreensão auditiva e leitura, além de oferecer notícias e programas de rádio em inglês para ajudar você a melhorar suas habilidades de escuta.

Por ser uma plataforma internacional, você pode ter um pouco mais dificuldade para entender algumas coisas, mas é ótimo apra quem tem o inglês um pouco mais avançado.

Leia também: Qual o melhor curso de inglês online?

8- Forvo

Diferente dos anteriores, o Forvo é um dicionário de pronúncia, mas ainda sim ajuda a aprender inglês grátis.

Lá você encontra vários áudios com a pronúncia correta de palavras em mais de 200 línguas.

É possível ter acesso a esse conteúdo pelo site ou fazendo um cadastro para usar no aplicativo para celular Android e iOS.

Lá é possível avaliar e discutir a pronúncia das pessoas, acompanhar as novas palavras adicionadas e baixá-las.

Também é possível ver as palavras por categorias, como substantivos, adjetivos, animais, expressões e muitas outras.

É possível mesmo aprender inglês em sites grátis?

De forma simples, direta e reta, sim, é possível aprender inglês.

Mas sinceramente, não é uma tarefa muito fácil. Não é fácil porque demanda muita disciplina aprender algo sozinho, e gratuitamente você não terá os melhores recursos, tampouco terá um método para te levar do ponto A ao ponto B.

Se a grana neste momento está curta, o que importa é você começar com o recursos que possui: força de vontade, disciplina e foco no seu objetivo, afinal, mesmo com dinheiro, se você não tiver essas coisas citadas, não aprenderá inglês, independente do método.

Veja algumas dicas que podem te ajudar:

  • Organização
  • Aumentar o vocabulário
  • Consumir conteúdo em inglês
  • Conversar com pessoas de outros países
  • Treinar a escuta através de filmes, podcasts e vídeos;

E se você quiser ir mais rápido?

Existem muitas possibilidades para aprender inglês grátis, mas isso pode te custar muito tempo, e tempo é dinheiro. Nos sites e aplicativos gratuitos você terá acesso somente a conteúdos teóricos. Mas será que estudar somente a teoria fará você se tornar fluente?

Para realmente destravar o inglês e se tornar fluente você precisa praticar a conversação e colocar em prática todo o aprendizado.

Por isso, na Fluencypass você pratica conversação todos os dias, tem aulas do iniciante ao pós-avançado e ainda tem aula particular de inglês, e o melhor, você pode usar tudo isso por 7 dias pagando apenas R$1 e validar se é a melhor opção para você. Clique abaixo no banner e ganhe esta condição especial.

Existe outra opção além de sites para aprender inglês?

Abaixo vamos comparar as principais soluções para aprender inglês, pra te ajudar a decidir qual delas é a melhor opção pra você:

 

Aplicativos de inglês

Escola física

Fluencypass

Aulas online 24 horas

Sim

Não

Sim

Aulas particulares

Não

Não

Sim

Conversação 

Nenhuma

Nenhuma

Ilimitada todos os dias

Intercâmbio

Não

Não

Sim

Material grátis

Sim

Não

Sim

Tempo para falar inglês

+/- 6 anos

+/- 5 anos

1 ano

Método comprovado cientificamente

Não

Sim

Sim

E aí, esse artigo te ajudou a decidir qual é a melhor opção pra aprender inglês?

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor