...

12 principais mitos e verdades sobre viajar sozinho

Viajar sozinho é sinônimo de descobrimento, muitas pessoas pensam que você vai ter muita solidão e tristeza. Mas é o contrário, você vai encontrar muitas almas boas pelo caminho e estar próximo da melhor companhia que pode ter: você!

Robson Franzói que é viajante de carteirinha, lembra que a viagem vai muito além de você embarcar em um avião e chegar em outro país. Isso porque ela acaba provocando diferentes sensação. Além de fazer você se autoconhecer, amadurecer, conhecer pessoais diferentes e explorar tudo o que o mundo tem para te oferecer.

Além disso, o site Catraca Livre lembra que mulheres importantes para as áreas científicas e acadêmicas viajaram sozinhas pelos anos de 1700 e 1800, quando nem era tão comum assim fazer mochilhão. A francesa botânica Jeanne Baret, a jornalista Nelly Bly, a escritora Freya Stark e a austríaca e imperatriz Sissi fizeram essa jornada solos sem a ajuda de nenhum blog.

Por isso, você pode se sentir sortudo ou sortuda da Fluencypass estar aqui para facilitar sua missão. Portanto, conheça com a gente os 12 principais mitos e verdades sobre viajar sozinho.

1- Viajar sozinho é perigoso

Mito!

Assim, a gente sabe que o perigo está por todos os lados, até mesmo para atravessar a rua! Mas fazer viagem solo não potencializa isso não.

Na verdade, há países que são muito mais seguros do que o Brasil, como o Canadá, a Inglaterra, a Irlanda, a Austrália e a Nova Zelândia. Então, podemos considerar isso um mito, já que a segurança que você precisa manter é a mesma que tem quando está na sua casa.

2- É preciso ter muito dinheiro para viajar sozinho

Negativo, isso é um mito e dos grandes!

Quem acompanha o blog já recebeu diversas dicas para os viajantes de baixo orçamento. A gente fala que tem tanto lugares mais baratos e econômicos, quanto modos de você baratear sua viagem, como:

3- Dá para fazer dinheiro enquanto viaja

Acabamos dando spoiler, não é? Então, é possível sim fazer uma grana enquanto você está na estrada. Para começar, você pode optar por trabalhar remotamente, há certas profissões que permitem isso.

Mas se você não quer ficar no computador durante a viagem, há outra opção: intercâmbios que permitem trabalhar. Sim! Existem países, como Austrália, Irlanda e Nova Zelândia que permitem a você ter um emprego, o que facilitam bastante sua vida ao diminuir os custos.

4- O brasileiro é bem-vindo em quase todo o mundo

Mais uma verdade!

Ao redor do mundo o brasileiro é visto como sinônimo de simpatia, alegria e alto-astral. Por isso, aproveito desse “passaporte” que poucas nacionalidades tem, se tiver duvidando, basta fazer o teste e sair pelos pontos turísticos usando sua camisa da seleção brasileira.

5- É melhor viajar com amigos do que viajar sozinho

Podemos considerar um mito!

Claro que o tipo de viagem depende muito do período, do tempo disponível e dos seus objetivos pessoais.

O problema está quando as pessoas usam a desculpa de que os amigos estão ocupados para não viajarem sozinhas. Mas você pode sim viajar sozinho, você vai aproveitar o destino sob uma nova perspectiva.

6- Pessoas mais velhas não podem viajar sozinhas

M-I-T-O!

Não existe idade para viajar, principalmente, viajar sozinho. Na verdade, esse tipo de jornada pode servir de “reboot” para seu cérebro, pois você vai ter muito mais situações para lidar e vai estar diante de culturas totalmente diferentes das do Brasil.

É o exemplo de Silvia Tribone, que trabalhou a vida toda, mas agora se recompensa viajando. “Esperei bastante até que eu pudesse concretizar meus sonhos de adolescente, mas enquanto eu levava a minha vida pessoal – estudos, casamento, filhos – tratei de manter acesa a chama da curiosidade por novos países, culturas, povos, línguas…”, diz ela.

7- Não dá para aprender inglês viajando sozinho

É mentira!

Você pode aprender inglês sozinho da sua casa, que dirá então viajando! Até porque, nossos intercambistas costumam relatar que a experiência é muito mais imersiva quando viajam sozinhos.

Não existe mágica, o motivo é que na viagem solo você se força a perguntar mais, pedir informação, tentar ler placas, cardápios e até fica mais solto. 

8- A Europa é o melhor destino para este tipo de viagem

No geral, isso é bem verdadeiro!

A explicação é que o velho continente tem países menores e uma malha de transporte muito bem conectada. Sem falar que os viajantes usam aviões, trens e ônibus pagando baratinho.

Além disso, os destinos por lá possuem uma infraestrutura de ponta, que permite ter acomodação, refeições e suporte turístico eficiente.

9- Viajar sozinho é desafiador

Totalmente verdade!

Mas é “desafiador” no bom sentido, ok? Você precisará lidar com situações que não encontra no seu dia a dia, além de tomar decisões que podem impactar em como será durante seu intercâmbio.

Por exemplo, digamos que você encontrou uma casa melhor para morar, é você quem vai sofrer os impactos da sua decisão, se os colegas de casa forem bagunceiros ou a vizinhança barulhenta.

O que podemos afirmar é que os viajantes sempre dizem que todas as experiências são válidas e dão um novo enfoque para suas vidas.

10- Vou ficar desamparado

Claro que não!

Principalmente se decidir fazer um intercâmbio com a Fluencypass, aqui nos estamos sempre em contato com os alunos para tirar suas dúvidas e resolver os problemas do melhor jeito possível.

Além disso, estamos à disposição antes, durante e depois do intercâmbio e sem cobrar nada por isso, pode nos ligar à vontade, tá?

11- Tirar foto vai ser difícil

Sim, é verdade!

Mas há várias estratégias para facilitar o momento da sua foto:

  • Você pode levar um pau-de-selfie.
  • Ter um tripé portátil para ajustar seu celular.
  • Pedir ajuda a um desconhecido.
  • Fazer novas amizades e ser fotógrafo mútuo.

12- Melhor planejar a viagem só quando tiver dinheiro

Negativo!

O melhor mesmo é você já ir pesquisando informações sobre sua viagem solo e ir se preparando. Isso até te ajuda a saber quanto dinheiro vai ser necessário para essa empreitada.

Aqui na Fluencypass, por exemplo, temos uma plataforma que te ajuda a calcular os valores e ter uma base de quanto ficaria seu intercâmbio.

Use e abuse dela e se prepare para viajar sozinho e voltar com experiências incríveis para contar.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor