...

Por que As Empresas Procuram Profissionais Bilíngues?

Não é de hoje que as empresas procuram profissionais bilíngues e isso não é segredo para ninguém. É até um pouco constrangedor colocar no currículo que não fala outro idioma ou consegue dizer apenas o básico.

Cada vez mais as entrevistas estão sendo feitas em inglês, justamente para tirar a prova daquilo que é colocado no currículo (muitos candidatos acabam mentindo para tentar avançar para as próximas fases).

Neste artigo você vai entender o porquê dessa exigência por parte das empresas e, além disso, muitas outras informações pertinentes em relação ao conhecimento de outro idioma. 

Inglês ainda é um diferencial?

Será que o inglês ainda é um diferencial para o profissional? Como falamos aqui no blog o inglês é algo que com certeza traz benefícios.

Apesar dessa habilidade ter se tornado mais uma obrigação do que um diferencial, aqui no Brasil as empresas ainda tem muitas dificuldades para encontrar profissionais bilíngues qualificados no mercado.

Abrir novas portas e oportunidades no seu negócio também depende da importância que o inglês tem para você e seus funcionários.


Leia também: 6 motivos para incentivar o inglês na empresa


Descubra por que empresas procuram profissionais bilíngues

Então, sem mais delongas, por que as empresas procuram profissionais bilíngues? De modo geral, podemos dizer que a busca por profissionais que falam além do português é por conta da globalização.

Nós não ficamos mais concentrados apenas na nossa região e cultura. O que ocorre do outro lado do mundo pode nos afetar em questão de alguns minutos.

A informação corre em outras línguas, incluindo assuntos importantíssimos sobre inovação e tecnologia. O mercado interno conversa com o externo e é preciso ter uma equipe que tenha a capacidade de fazer essa leitura.

Podemos enumerar alguns motivos das empresas prezarem pelos profissionais bilíngues: 

Facilidade nas negociações

O primeiro ponto é a questão da facilidade nas negociações. Como é possível fazer negócios com uma equipe que não consegue se comunicar com empresas que estão fora do país?

É preciso ter um corpo técnico que atenda essa demanda quando as oportunidades aparecerem. 

Maior acesso à informação

O conhecimento traduzido para o português é limitado, por isso as empresas procuram profissionais bilíngues

Há muito conteúdo interessantíssimo disponível em outras línguas. Se a equipe sabe falar outro idioma, então terá acesso a essas informações e, consequentemente, estarão à frente da concorrência.

Maior credibilidade no mercado

Quando uma empresa tem uma equipe robusta e bem preparada ela ganha, automaticamente, maior credibilidade no mercado. 

Quem não gosta de ser bem visto no ramo profissional? Todas as empresas desejam esse lugar de prestígio. 

Oportunidades internacionais 

Há eventos que ocorrem internacionalmente, mesmo que seja via internet. Aquela empresa que não possui funcionários bilíngues pode perder grandes oportunidades de um bom network

Visão estratégica 

Quando as pessoas vão além da sua “bolha” é possível avaliar tudo com outra perspectiva. Isso possibilita criar novas estratégias e avançar no mercado.

Enfim, esses são alguns dos motivos das empresas procuram profissionais bilíngues e tudo isso vale, principalmente, quando estamos falando do idioma inglês. 

Meus funcionários não falam inglês, e agora?

Agora, se você faz parte de uma empresa onde os funcionários não falam inglês, não é motivo para demitir toda a sua equipe e refazer o time com profissionais que falam inglês, não é mesmo?

Está surgindo uma corrente muito bacana entre as empresas, principalmente aquelas que desejam crescer no mercado, que é o incentivo do inglês corporativo.

Inclusive, temos um artigo aqui no blog com dicas para incentivar o inglês dentro da empresa.

Muitas vezes as empresas arcam com o custo do inglês – podendo ser, também, uma porcentagem ou um valor máximo que pode ser complementado pelo próprio funcionário. 

Isso é uma forma de investir na performance da própria equipe. Então, não necessariamente as empresas procuram profissionais bilíngues, é possível aprimorar essa skill nos funcionários atuais. 

Esse curso de inglês pode ser dado individualmente para cada funcionário ou a empresa pode até mesmo bolar um esquema para fazer uma aula em conjunto. 

Enfim, há muitas maneiras de implementar as aulas do idioma no dia a dia dos funcionários. 


Leia também: Como tornar o inglês cultura da empresa?


Quais são as vantagens de incentivar o inglês corporativo?

E como os próprios funcionários vão reagir a isso? Bem, se eles pararem para refletir um pouco, verão que há muitos benefícios quando falamos de aprender uma nova língua. Veja algumas das vantagens:

  • Melhora a performance – saber inglês te dará maiores oportunidades.
  • Facilidade de encontrar informações – sua fonte de conhecimento irá aumentar, pois há muito material traduzido para o inglês.
  • Melhora de raciocínio – aprender uma língua nova irá estimular o seu cérebro. 
  • Descontração das atividades de trabalho – é sempre bom inovar um pouco as atividades do dia a dia.
  • Maior disposição para trabalhar – quando o funcionário se sente valorizado ele trabalha com mais ânimo. 
  • Integração entre a equipe – todos estarão no mesmo barco e isso aproxima o time.
  • Plano de carreira – falar em inglês abre portas para um plano de carreira mais estruturado. 
  • Oportunidades internacionais – quem não gostaria de participar de um evento fora do país? Mesmo que online! 

Onde estudar inglês

Agora, resta saber onde será possível realizar um curso de inglês voltado para o mundo corporativo.

Definitivamente as escolas convencionais não são a melhor escolha nesse caso, sendo importante trabalhar com escolas que tenham um plano de ensino voltado para o mundo corporativo.

Nesse sentido, a Fluencypass se destaca no mercado. A instituição possui aulas disponíveis 24 horas por dia, 7 dias da semana. Além disso, tudo foi desenvolvido pensando em planos corporativos.

É uma forma de aumentar a performance de toda a equipe, trazendo diversos benefícios para todos os lados dessa história! 

Agora que você já sabe por que as empresas procuram profissionais bilíngues e qual é a importância de aprender inglês, não deixe de investir no inglês para seus colaboradores.

Acesse nosso site ou clique no banner abaixo para ter mais informações!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor