...

Quanto tempo leva para falar inglês?

Se você tem interesse por idiomas, já deve ter parado para pensar: quanto tempo leva para falar inglês? Até mesmo porque essa é uma língua usada ao longo de todo o mundo e que possibilita conexões que podem alavancar a sua carreira profissional.

Cada dia mais o inglês se torna um requisito, como conta o Psicólogo Educacional Augusto Jimenez “Vemos cada vez mais entrevistas de forma online e em inglês, o candidato tem que além de se apresentar, desenvolver um contexto e uma explicação de quem ele é e do porquê que ele gostaria da vaga!”

Além disso, diversas instituições acabam contribuindo para que os estudantes brasileiros desenvolvam a língua, uma vez que apenas 5% dos brasileiros têm a fluência necessária.

É o caso de um projeto feito pelo Sesc-MS, nele a instituição promove mensalmente debates online acerca de temas de grande relevância para nossa sociedade. Como o papel da mulher no mundo, empatia e trabalho etc.

Tudo isso tem o objetivo de fazer você se tornar um cidadão bilíngue e cosmopolita. Então, para contribuirmos para seu desenvolvimento pessoal, nós da Fluencypass decidimos explicar quanto tempo leva para falar inglês.

O que é a fluência?

Antes de tudo, é muito importante debater sobre o que é fluência, pois pode parecer um conceito simples, mas que na verdade implica diversos fatores. Assim, vejamos a definição de Getulio Tamid:

“A palavra fluência vem do verbo  ‘fluoere’ do latim que tem a ver com a água escorrendo abundantemente ou circulando em liberdade. […] Há níveis diferentes de fluência. Se os alunos são classificados como básico, intermediário e avançado, há passos para adquirir a fluência para cada nível”.

Em resumo, ser fluente é falar de maneira contínua, sem medo e, principalmente, sem passar pelo processo de tradução. Ou seja, você pode ser fluente com um vocabulário mais enxuto ou mais vasto.

Mas, para conseguir um bom emprego e se destacar em uma faculdade internacional, é recomendado que seu nível de fluência seja o de inglês avançado, que consegue se envolver em contextos formais e informais.

A importância da prática

Ainda falando sobre falar inglês fluente, é muito importante que você consiga incorporá-lo à sua rotina. E isso, requer muita prática, viu!

Quem é aluno da Fluencypass, por exemplo, tem esse aprendizado facilitado, já que depois de muita pesquisa e desenvolvimento, criamos o ciclo completo da Fluência.

No ciclo da fluência unimos tudo que o estudante precisa para destravar o inglês: escola de inglês online 24 horas por dia, grupos de conversação e aulas com professor particular.

Tudo isso seguindo os padrões do Quadro de Referência Europeu (CEFR), que são reconhecidos internacionalmente.

Além disso, dá para contar com um intercâmbio no final de 12 meses, com 8 destinos para escolher.

Isso porque sabemos que é a prática aliada a um método eficaz que vai fazer o estudante conseguir chegar à níveis avançados na língua inglesa.

Quanto tempo leva para ser fluente em Língua Inglesa

Assim, quando falamos de quanto tempo leva para falar inglês, passamos por três períodos:

  • O inglês para comunicar o essencial: ou seja, para comprar comida, ir de um lugar a outro e entender informações básicas. Esse tipo de nível dá para atingir com um mês ou menos.
  • Inglês que permite ter uma conversa mais básica e viajar sem medo: demora de 6 meses a um ano.
  • O inglês fluente: aquele que faz você entender praticamente todos contextos e se expressar com clareza, demora de 2 anos a 5 anos.

Contudo, não se desespere, no momento do aprendizado há pessoas que vão se destacar mais ou menos, isso depende de questões muito particulares, vamos conhecer algumas delas?

Quanto tempo leva para falar inglês: 5 fatores importantes

Como vimos, quanto tempo leva para falar inglês depende de alguns fatores, dentre eles, podemos destacar:

1- Método de aprendizagem: se você usar um método que está mais baseado na interação, comunicação e uso da língua, a fluência vem mais cedo.

2- Exposição à Língua: significa não ter medo do idioma, mas mudar os filmes para inglês, escutar músicas, perder a vergonha de errar e conversar com falantes nativos.

3- Frequência de Estudos: estudar todos os dias é o melhor passo para se tornar fluente em língua inglesa. Claro, que você pode dedicar um tempo maior ao estudo da gramática, mas estudar inglês cerca de meia hora por dia já alavanca bastante seu bilinguismo.

4- Prática do Idioma: além disso, não basta ficar na teoria, mas é preciso muita prática para colocar seu cérebro para trabalhar. Então, se envolva em grupos de conversação, viagens e outros contextos que te forcem a falar.

5- Viagens e Intercâmbios: esse tipo de prática acaba dando um grande estímulo, pois você entende a língua no seu contexto de uso, o que acaba servindo de maior motivação e força seu cérebro a virar a chavinha para o inglês.

Seja consistente em seus estudos

Por isso, se você está interessado em quanto tempo leva para falar inglês, você precisa entender que a consistência é um dos maiores diferenciais no momento do aprendizado.

Não adianta você estudar apenas um dia na semana, ou estudar muito em uma semana e passar duas se revisar o conteúdo. Não, você precisa tornar o inglês parte de sua rotina e fazer com que a língua seja interiorizada.

Então, algumas dicas pode ser:

  • Consumir conteúdos em língua inglesa.
  • Fazer anotações neste idioma.
  • Praticar com amigos ou colegas de curso.
  • Se desafiar a ir mais longe a cada dia.

Fazer um intercâmbio é um dos melhores hacks para a fluência

Acho que deve ter dado curiosidade em entender como usar o intercâmbio como hack para falar inglês, não é?

Bom, para começar, precisamos saber qual seu nível de fluência. Se você está no mais básico de todos, o recomendado é que você fique um tempo maior fora do país, sendo no mínimo um ano.

Já para quem consegue se comunicar melhor e tem dificuldade apenas em contextos mais avançados, uma viagem de 3 a 6 meses dará aquela desbloqueada na sua pronúncia.

Contudo, não se acanhe, se você tem apenas 1 mês de férias para fazer um intensivão, acredite, dá sim para viajar e ainda voltar com a fluência.

Intercâmbio com a Fluencypass

Aqui na Fluencypass, por exemplo, trabalhamos com destinos como:

  • Estados Unidos.
  • Canadá.
  • Inglaterra.
  • África do Sul.
  • Irlanda.
  • Malta.

Como dá para ver, há uma diversidade de locais que combinam com o jeito de cada aluno. Vamos dizer que você está de férias, dá para aproveitar a ilha de Malta e praticar seu inglês.

O que não podemos é deixar nosso inglês enferrujar, então entre em contato com um de nossos especialistas e descubra já como conseguir seu passe para a fluência.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor