Tudo sobre a Irlanda

tudo-sobre-a-irlanda

Saiba neste artigo absolutamente tudo sobre a Irlanda, um país que esbanja história, qualidade de vida e um povo muito simpático!

Os primeiros países que lembramos ao falar sobre Europa são os mais tradicionais, como Alemanha, Espanha e Inglaterra. Porém, devido aos altos custos relacionados com a força do euro e da economia desses países, outros destinos europeus têm ganhado a atenção de turistas em todo o mundo – especialmente dos brasileiros.

Dentre esses destinos, daremos o destaque para a Irlanda, ilha que é dividida com a Irlanda do Norte, mas que não faz parte da Grã Bretanha. Além de preços mais agradáveis, é um país de povo simpático, receptivo e, é claro, festeiro. 

Vem conhecer tudo sobre Irlanda, o novo destino favorito para Intercâmbio de Inglês!

História da Irlanda

Para visitar a Irlanda, é importante conhecer um pouco de sua história, afinal esse é um país que desde 1921 é separado do seu “irmão”, a Irlanda do Norte. 

O motivo de tudo isso é que o povo da República da Irlanda lutou por sua independência da Grã Bretanha, conquistando sua separação física e política no ano de 1921, quando passou a representar um país à parte, mesmo dividindo fronteiras com parte do império bretão.

Desde então, Dublin foi nomeada a capital do país e ficou com cidades igualmente importantes, como Cork e Galway. Apesar da separação já nos anos 1900, a história da Irlanda tem pelo menos 9000 anos. Ela conta com um clima medieval, e essa tradição é realmente forte por lá. Isso já te mostra o que você pode esperar ao visitar este destino.

Onde fica a Irlanda?

onde-fica-a-irlanda

Muitas pessoas conhecem a Irlanda, mas não sabem onde ela realmente fica. Mas então, onde fica a Irlanda? É na Europa?

Sim! A Irlanda é na Europa. O país – que também é uma ilha – fica localizado do lado do Reino Unido, perto da Inglaterra, País de Gales e Escócia. 

Além disso, a Irlanda é vizinha da Irlanda do Norte. O país, atualmente, tem uma população de 4,5 milhões de habitantes e se divide em 4 províncias: Leinster, Munster, Ulster e Connacht. Como já vimos no tópico anterior, apesar de estar próximo, o país Irlanda não faz parte do Reino Unido. 

Qual é a moeda da Irlanda?

Agora, falando sobre a moeda local, na Irlanda a moeda não é a libra – para a alegria dos turistas que não são britânicos! A moeda Irlanda é o Euro, isso porque o país, como uma nação independente, optou por fazer parte do acordo da União Européia e aderir à moeda comum para boa parte dos países que estão nesse grande acordo.

Mesmo que o Euro seja uma moeda bem cara para nós brasileiros, é um destino relativamente barato pensando em valores de aluguel, alimentação e manutenção diária na Europa. Por isso, o seu orçamento pode ser mais confortável ao passar uma temporada no país.

Tudo sobre a Irlanda: Língua oficial

A língua oficial da Irlanda na verdade são duas: o inglês e o gaélico. Mesmo que algumas pessoas falem gaélico, o inglês é, sem dúvidas, o idioma majoritário por lá. 

Então, se seu objetivo é fazer um intercâmbio na Irlanda, fique tranquilo! Você conseguirá aprender e treinar muito seu inglês!

Bandeira da Irlanda: qual é o significado?

A Bandeira da Irlanda, da forma que é hoje, foi usada pela primeira vez em 1919, durante a guerra da independência. Também conhecida como “tricolor”, a bandeira é composta por três faixas verticais nas cores verde, branco e laranja. 

Mas você sabe o que significa cada cor?

  • A cor verde traz a ideia do republicanismo, além de ser uma referência à cultura tradicional gaélica. 
  • A listra branca representa a trégua e paz nas guerras.
  • Já a parte laranja representa as minorias, em homenagem aos seguidores de William III de Orange, rei de países como a Inglaterra, Irlanda e Escócia durante no século XVII. 

Tudo sobre a Irlanda: qual é a cultura do país e o que fazer

Se prepare para conhecer o país dos bares e pubs e, por isso, tomar boas cervejas, conhecer as melhores festas e ouvir MUITA música boa. Esse é o primeiro item que você deve colocar em sua lista para não deixar de conhecer na Irlanda! 

No quesito festas, o St. Patrick’s Day (dia 17 de março) talvez seja o dia mais importante do ano para os irlandeses, pois nesse dia se celebra o dia do santo padroeiro símbolo do país. 

Nesse dia (e semana, pois o dia é comemorado durante uma semana por lá) tudo nas cidades e ruas da Irlanda ficam verdes – inclusive as cervejas!

Outro símbolo do país é a banda U2, uma das bandas de pop rock mais populares e conhecidas do mundo, que teve seus primeiros acordes tocados na cidade de Dublin, capital do país. Se tiver a oportunidade de vê-los por lá, não perca!

Não deixe também de visitar os prédios históricos, afinal, tudo sobre a Irlanda gira em torno de sua história. Conheça também o litoral irlandês e seus belíssimos cenários naturais e apaixonantes – que são um dos pontos altos do turismo na região.

Tudo sobre a Irlanda: Transporte

Os principais meios de locomoção na Irlanda são os ônibus e os Luas, ou como conhecidos por nós, os bondes. Da principal cidade da Irlanda, Dublin, há também um trem que liga a capital com as demais cidades próximas. 

O bonde (ou Luas) se divide em duas linhas: a linha vermelha e a linha verde. Por lá não existe passagem para o bonde, você irá pagar o equivalente a distância que percorrer. Você pode pagar em dinheiro ou com o Leap Card, cartão do estilo pré-pago e recarregável. 

Quanto aos ônibus na Irlanda, vale dizer que você também irá pagar o equivalente a distância que percorrer com ele, porém aqui vai uma coisa muito diferente e importante: você precisa pagar o ônibus em moedas! Portanto, esteja sempre preparado e, antes de querer se livrar logo das suas moedas, guarde-as para esses momentos. 

Tudo sobre a Irlanda: Clima

A Irlanda está muito próxima da Inglaterra e de outros países que são sempre lembrados por seu clima frio, nublado e chuvoso. Exatamente por isso não era possível esperar algo muito diferente do clima na Irlanda

Lá os dias são cinzentos e o frio e a chuva são comuns no dia a dia do povo irlandês. O motivo de tudo isso? A corrente do Golfo carrega para essa região do globo terrestre um grande volume de ventos oceânicos, que são responsáveis pela chuva e pelo clima frio. 

Espere invernos abaixo de zero (mas não TÃO abaixo de zero) e verões não muito quentes – raramente ultrapassando os 20°C.

Tudo sobre a Irlanda: Principais cidades

A Irlanda não é um país muito grande, porém ela conta com algumas importantes cidades que valem a pena serem citadas aqui. 

As principais cidades da Irlanda escolhidas por quem busca fazer um intercâmbio na Irlanda são, além de, claro, a capital Dublin, Galway, Cork e Limerick. Conheça mais sobre cada uma a seguir. 

Dublin: a capital da Irlanda

tudo-sobre-a-irlanda-dublin

A capital da Irlanda é também a cidade mais conhecida e buscada por intercambistas que visitam o país. Dublin, que significa “Lago Negro” em gaélico (a outra língua oficial do país), é a maior cidade da Irlanda e tem um clima bem jovem, cheio de intercambistas. 

Em razão disso tudo, a cidade é multicultural, com pessoas de todas as partes do mundo. Com cerca de 2 milhões de habitantes, na incrível cidade de Dublin você encontra o contraste entre as construções históricas e a atmosfera jovial. 

muito o que fazer em Dublin, seja durante o dia (em parques, museus ou no belíssimo centro da cidade), seja na parte da noite. Você irá encontrar muitos bares e pubs em Dublin, e pode ter certeza que irá tomar muita cerveja (os irlandeses amam uma boa cerveja). 

Galway: cidade com ar de interior

galway-irlanda

Cidade super universitária, localizada cerca de 200 km da capital, Galway está na costa oeste da Irlanda. Ruas e construções históricas estão por todo lugar na cidade, e seus moradores são super abertos, hospitaleiros e receptivos. 

Por ser uma cidade menor, Galway conta com um custo de vida um pouco mais baixo, se a compararmos com Dublin. Isso faz com que um intercâmbio na cidade saia com um ótimo custo-benefício

E, apesar de ser pequena, Galway oferece muitas opções legais de passeio, como o centro histórico da cidade e a Quay Street, onde você encontrará diversas lojas e bares. 

Cork: cidade grande na Irlanda

cork-irlanda

Mudando para o sudoeste do país, encontramos a cidade de Cork. Ela é a segunda maior cidade da Irlanda, mesmo que conte com apenas 120 mil habitantes. O primeiro lugar ficou com a capital Dublin, que tem 2 milhões de habitantes. 

Assim como a cidade de Galway, Cork é conhecida por ser universitária e por isso está entre as principais cidades escolhidas por intercambistas na Irlanda. 

Por lá você encontrará ótimas escolas de inglês, diversas opções de lazer, além de uma vida noturna bem agitada. Então, se a sua intenção é sair um pouco de Dublin e conhecer lugares novos e diferentes, Cork é uma ótima pedida. 

Limerick: clima de interior

limerick-irlanda

Por último, mas não menos importante (bem pelo contrário, na verdade), temos que citar a cidade de Limerick. 

Limerick, na Irlanda, tem um custo de vida menor que a cidade de Dublin, por estar situada mais no interior do país. Sua vida noturna é agitada devido aos seus muitos pubs e bares. Assim como toda a Irlanda, Limerick tem uma forte presença das construções medievais e históricas, ainda hoje muito preservadas.

Tudo sobre a Irlanda: Custo de vida

O custo de vida na Irlanda é médio para alto, porém por lá se ganha bem e a qualidade de vida é maravilhosa. 

Um fator que irá interferir diretamente no seu custo de vida na Irlanda será a cidade que você escolher para realizar o seu intercâmbio. Dublin, por ser a capital e a maior cidade da Irlanda, tem um custo de vida mais elevado do que a cidade de Galway, por exemplo. 

Planejar os custos é algo imprescindível na hora de escolher fazer um intercâmbio. Considerar alguns valores, além dos óbvios, como passagem aérea, seguro saúde e o curso de inglês escolhido, é essencial, principalmente o custo de acomodação, despesas da casa e manutenção diária no país.   

O preço médio de um apartamento com três quartos, no centro da cidade de Dublin, por exemplo, é de €3.000. Em outras palavras, se você optar por dividir esse apartamento com outras duas pessoas, você irá pagar cerca de €1.000 por mês para morar no centro da cidade. Agora, se você optar por morar fora do centro, essa média cai para €700 mensais. 

O valor gasto por pessoa com despesas básicas que envolvem uma acomodação (como internet, luz, gás e água) gira em torno de €80 por pessoa por mês (considerando um apartamento de 3 quartos, dividido entre 3 pessoas). 

Por fim, mas não menos importante, o valor de manutenção diária no país deve ser levado em conta. Vamos focar na alimentação, um dos pontos mais importantes para levar em consideração. O custo médio de uma boa refeição na Irlanda é de €20. Mas, como não é segredo para ninguém, se você optar por se alimentar em casa, irá economizar uma bela grana. 

O valor médio mensal gasto por uma pessoa em compras no supermercado na Irlanda é de 150Quanto a diversão, para você ter uma ideia, um pint de cerveja (500ml) em um bar da Irlanda custa em torno de €6

Tudo sobre a Irlanda: É possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo?

Uma das grandes vantagens de optar por passar uma temporada na Irlanda é que você pode tirar uma graninha por lá, trabalhando legalmente no país enquanto você faz um curso de inglês. 

Para trabalhar legalmente na Irlanda, é preciso, primeiro, ter um visto de estudante. A regra é ser aluno de qualquer curso com até 25 semanas de duração para poder trabalhar até 20 horas semanais (conhecido como meio período) e 40 horas nas férias (de maio a agosto e no recesso do final do ano). 

Temos um post completo sobre como Trabalhar e Estudar na Irlanda. Nele, você conhecerá as regras, como conseguir emprego e o valor do salário. Confira clicando aqui

Quais são as melhores escolas para estudar inglês na Irlanda?

Por ser um país que tem como língua nativa o inglês, é natural encontrar várias escolas de qualidade para aprender a língua. 

A única diferença entre as escolas americanas? Você vai aprender o inglês britânico por lá – e que, convenhamos, apesar de um pouco mais difícil inicialmente, tem um charme especial!

Confira essa lista que preparamos com alguns nomes das melhores escolas e escolha a que mais se encaixa com você!

Intercâmbio na Irlanda: como fazer?

A Irlanda é um dos destinos mais procurados para fazer intercâmbio. Isso porque o custo é mais baixo e o país tem estrutura completa para receber os estudantes. 

O primeiro passo para fazer intercâmbio na Irlanda é contar com a ajuda de quem entende do assunto

Aqui na Fluencypass, você tem toda a acessoria com consultores especialistas em Irlanda. Eles irão te ajudar a escolher o melhor programa para você. 

Além disso, você contará com um suporte 5 estrelas antes, durante e depois do seu intercâmbio na Irlanda. 

E sabe o quanto você paga por toda essa assessoria? NADA. Isso porque, aqui na iD, te conectamos direto com a escola de inglês na Irlanda!

Bom, esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender tudo sobre a Irlanda. Já está pronto para preparar suas malas e encontrar o seu espaço nesse incrível país? 

Se essas informações não foram o suficiente para você saber tudo sobre Irlanda veja nosso 5em1, com cinco curiosidades sobre esse lindo país.

Compartilhe com a gente suas dúvidas, experiências e expectativas sobre esse e todos os outros destinos!

Comentários

Fluencypasshttp://fluencypass.com
Somos uma plataforma online que conecta estudantes e escolas no exterior sem taxa de agência, com suporte e assessoria grátis.

Mais sobre o autor

Deixe uma resposta

Por favor adicione o seu comentário!
Por favor adicione o seu nome aqui

Postagens Relacionadas

Últimas Postagens

Dá para fazer Co-op em Malta?

“Dá para fazer Co-op em Malta?” Essa é uma dúvida comum de quem está buscando oportunidades de Work & Study em uma das mais...

O Passo a passo para fazer Universidade e College Nova Zelândia

Universidade e College na Nova Zelândia é sim uma das melhores opções para quem quer estudar no exterior e voltar com um diploma internacional. Segundo...

Universidade e College na Inglaterra para Brasileiros

Quem não sonha com Universidade ou College na Inglaterra? Esse desejo tem estado cada vez mais próximo da realidade, já que governos e instituições...

Fique por dentro de nossas novidades!

Nós adoraríamos ouvir você! Por favor insira seu e-mail e nós iremos entrar em contato!

Comentários