...

Tipos de Visto Americano, Quais são e Quais as diferenças?

Você está planejando fazer um intercâmbio de inglês para os Estados Unidos? Saiba que para entrar no país com qualquer finalidadeé preciso contar com o visto americano no seu passaporte.

A grande dificuldade de quem precisa dessa autorização para entrar em solo americano é saber exatamente qual tipo de visto é preciso tirar para o seu objetivo no país.

O que muitos não sabem é que existem 18 diferentes tipos visto que podem ser expedidos para não americanos.

Para você não ficar perdido nessa história, preparamos esse artigo apresentando os tipos de visto americano e todos os detalhes para que você seja aceito e aproveite ao máximo o território americano.

Quais são os vistos e quais são suas aplicações?

Como afirmamos, são 18 vistos diferentes que podem ser expedidos pelo Consulado Americano em qualquer país com o qual ele tenha relações diplomáticas.

Cada visto tem uma aplicação específica e, por isso, você não pode realizar uma atividade no território americano sem que tenha uma liberação formal para isso.

O que queremos dizer com isso é que, por exemplo, se você tirou um visto para viajar a lazer, não tem liberação para trabalhar no país.

Os tipos de visto americano são:

Visto Americano
Função
Visto A-1/A-2
Para diplomatas e funcionários de governos estrangeiros
Visto A-3
Para empregados domésticos de um portador do visto A-1/A-2
Visto B-1
Visitantes de negócio, estudantes de faculdade, pesquisadores e empregados domésticos
Visto B-2
Visto de turismo ou tratamento médico
Visto C-1
Visto de trânsito em terreno americano
Visto C-1/D Visa
Visto para tripulantes de aeronaves ou embarcações
Visto E-1/E-2
Para investidores ou comerciantes
Visto F-1
Visto para estudantes
Visto G-1/G-4
Para funcionários de organismo internacional
Visto G-5
Visto para o empregado doméstico dos funcionários de organismo internacional
Visto H
Para trabalhadores temporários e estagiários
Visto I
Para jornalistas e outros profissionais da área de mídia
Visto J-1
Para intercambistas e estagiários
Visto L
Para trabalhadores temporários de alguma empresa (enviado por transferência)
Visto M
Para estudantes vocacionais
Visto O ou P
Para atletas, artistas, músicos ou pessoas de negócio que vão ao país para algum evento especifico
Visto Q
Para intercâmbio cultural internacional
Visto R
Para trabalhadores religiosos

Como é o processo de retirada de cada visto?

Independentemente do tipo de visto americano que você pretende tirar, o procedimento para obtê-lo é o mesmo.

Para os todos os solicitantes, exceto para aqueles que solicitam os vistos A e G, é preciso pagar uma taxa de solicitação de visto (chamada de MRV), que pode ser paga diretamente no site de agendamento com um cartão de crédito.

Essa é a única taxa que deve ser paga em reais de todo o procedimento, sendo que todas as outras podem ser pagas em dólar ou com reais.

Antes do pagamento dessa taxa você vai precisar preencher o formulário DS-160 em inglês, para enviar ao consulado.

Depois do pagamento da taxa MRV ser confirmada no site, você pode agendar a sua entrevista de visto, tanto pelo endereço online do consulado, como através do call center.

O agendamento da entrevista é seguido de um outro agendamento, que faz a coleta de dados como foto e impressões digitais, no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto USA) da sua cidade.

Mas e depois da entrevista?

Apesar de ser marcado depois da entrevista, a coleta no CASV é o seu primeiro passo – após o pagamento da taxa do visto – para poder obter a autorização para circular em território americano.

Compareça para coletar todos os dados e ser liberado para a sua entrevista na data marcada, que é realizada na embaixada ou em um dos consulados americanos encontrados em cidades diferentes do Brasil.

Não esqueça de chegar no mínimo 2 horas antes da sua entrevista, esse processo costuma ser demorado pela quantidade de pessoas na fila do consulado.

A entrega dos vistos é feita por uma transportadora e é também um gasto a mais obrigatório desse processo, mas que garante maior rapidez no processo.

Qual o tempo de validade de cada visto?

Quem define o tempo de validade de cada visto é o entrevistador, que pode oferecer os 10 anos de liberação para circulação no país (que é o que geralmente acontece), como também estabelecer uma restrição como um visto de três meses ou só pelo período da viagem marcada, tudo dependendo do tipo de visto americano solicitado e da entrevista.

Durante o tempo de validade do visto é permitido ao cidadão não americano viajar para o país sem grandes preocupações.

Isso significa que, diferente dos passaportes, o visto americano pode ser usado para viajar até a sua data de expiração registrada no documento, respeitando o tempo limite de visita de cada visto. Somente depois de seu vencimento é que uma solicitação de um novo visto pode ser feito.

Existem taxas adicionais para pagar os vistos?

Alguns tipos de visto americano contam com taxas adicionais, conhecidas como Taxas de Reciprocidade  que precisam ser pagas, além da MRV. Essas taxas (que são todas em Dólar) variam de acordo com o tipo do visto requerido pelo viajante. É importante salientar que diferente da Taxa de Solicitação de Visto, que deve ser paga antecipadamente, a Taxa de Reciprocidade só será cobrada se o visto for concedido.  

Abaixo segue a lista dos vistos que necessitam da Taxa de Reciprocidade e o valor cobrado por cada um deles.

  • Visto H ($100,00);
  • Visto I ($20,00);
  • Visto L ($100,00 a $ 500,00);
  • Visto O ou P ($40,00);
  • Visto Q ($40,00);
  • Visto R ($70,00).
  • Visto F-1, J-1 e M (Taxa da SERVIS)

Obs: A Taxa da SERVIS, é um sistema de informação na internet que mantém o controle dos estudantes estrangeiros. Essa taxa deve ser paga e para maioria dos estudantes a taxa é de US$ 200,00.

Apesar da burocracia para tirar o visto americano, a emissão dessa permissão para viajar oferece mais segurança para o intercambista poder passar uma etapa de sua vida em um dos países mais procurados por turistas em todo o mundo.

 

Já descobriu qual visto precisará aplicar? Então veja o passo a passo para a aplicação:

  1. Preencha o formulário DS-160: visite o site do consulado e preencha o formulário. É muito importante preencher com atenção, pois qualquer inconsistência pode impedir que seu visto seja aplicado;
  2. Pagamento da taxa: após enviar o formulário, será necessário o pagamento da taxa para a aplicação do visto;
  3. Marque sua entrevista: O agendamento pode ser feito através do https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv e você vai precisar ter em mãos o número do boleto emitido pelo formulário DS-160, o recibo do pagamento da taxa e o seu passaporte.
  4. Visite o CASV: A visita ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) é o seu próximo passo antes de realizar a entrevista final para receber a sua permissão para visitar os Estados Unidos. Nesse local são realizadas as coletas das impressões digitais e o registro de fotos, que são enviados para o consulado e anexados ao seu processo de solicitação do visto.
  5. O último passo para você retirar o visto americano é comparecer à entrevista agendada por você em um dos consulados ou na embaixada americana em Brasília. Para essa entrevista você deve levar o passaporte, a página de confirmação do formulário DS-160 e o comprovante de pagamento da taxa. Não se esqueça de comparecer no horário e data combinada, evitando atrasos. É importante manter a calma, e não conflitar informações colocadas no DS-160.
  6. Com o visto aprovado, você pode esperar seu visto americano em casa ou retira-lo em um CASV.

Você já tirou o seu visto americano? Compartilhe com a gente a sua experiência e suas dúvidas!

Estude no país dos seus sonhos. Faça um orçamento online e gratuito para o seu intercâmbio:

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor