Se você tem pensado em visitar ou realizar um intercâmbio de inglês nos Estados Unidos, deve saber que uma das etapas mais trabalhosas para preparar a sua viagem é obter o visto de visitante ou estudante para entrar no país.
Por muito tempo o processo para retirar o visto americano era considerado longo, burocrático e trabalhoso, porém, desde 2012, o governo americano aprovou mudanças no sistema de emissão de vistos para brasileiros, tornando essa rotina um pouco mais eficiente.
Para saber tudo que precisa ser feito para tirar o visto americano, preparamos esse artigo com todas as informações que você precisa saber para conseguir emitir essa autorização para visitar o país. Confira logo abaixo e tire todas as suas dúvidas!
Preencha o formulário DS-160
Para iniciar o processo de retirada do visto americano, é preciso que você visite o site do consulado americano para vistos – e preencha o formulário DS-160, que coleta informações sobre o indivíduo que deseja aplicar sua candidatura ao visto.
Esse formulário está disponível somente em inglês, porém o próprio site disponibiliza um mecanismo de tradução para o português, para que todas as perguntas sejam respondidas da melhor maneira possível por você, evitando dados conflitantes ou duvidosos. É preciso muita atenção na hora de preencher o DS-160, já que os americanos podem interromper o processo de visto ao encontrar qualquer tipo de inconsistência nas suas respostas.
Realize o pagamento da sua taxa
Depois de preencher e enviar o formulário no próprio site, é necessário realizar o pagamento da taxa de emissão de visto para agendar a entrevista no consulado americano em terras brasileiras (você receberá informações sobre como pagar essa taxa ao fim do preenchimento do DS-160). Cada tipo de visto tem um objetivo diferente (estudante, trabalho, visitante) e seus valores podem variar.
Marque sua entrevista
Quando o seu pagamento for confirmado pelo governo americano, é chegada a hora de agendar a entrevista e a visita ao CASV nos consulados espalhados pelo país. O agendamento pode ser feito através do https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv e você vai precisar ter em mãos o número do boleto emitido pelo formulário DS-160, o recibo do pagamento da taxa e o seu passaporte.
No site você marca a sua entrevista no consulado de seu interesse (não se esqueça que o tempo de espera para a entrevista pode variar de acordo com a procura por cada consulado), escolhendo a data e o horário.
Visite um CASV
A visita ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) é o seu próximo passo antes de realizar a entrevista final para receber a sua permissão para visitar os Estados Unidos. Nesse local são realizadas as coletas das impressões digitais e o registro de fotos, que são enviados para o consulado e anexados ao seu processo de solicitação do visto.
Vários CASV estão disponibilizados pelo país, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Brasília. Para realizar a coleta basta levar uma fotografia 5×7, a página de confirmação do preenchimento do formulário DS-160, o passaporte válido e o comprovante de pagamento da taxa do visto.
Compareça à entrevista marcada
O último passo para você retirar o visto para os EUA é comparecer à entrevista agendada por você em um dos consulados ou na embaixada americana em Brasília. Para essa entrevista você deve levar o passaporte, a página de confirmação do formulário DS-160 e o comprovante de pagamento da taxa. Não se esqueça de comparecer no horário e data combinada, evitando atrasos.
Para realizar a entrevista com tranquilidade não existe segredo, o importante é manter a calma e sempre responder os questionamentos com informações verídicas, confirmando tudo aquilo que você colocou no formulário DS-160. Os americanos têm negado cada vez menos vistos de brasileiros, portanto não existe motivo para temer essa entrevista – a permissão do visto só é negada em casos muito graves ou na revelação de informações duvidosas.
Depois de passar por todo esse processo, com o visto aprovado, você pode recebê-lo em casa, ou retirar em algum dos CASV disponíveis em capitais brasileiras (essa escolha é feita na hora do agendamento da entrevista, ok?). Caso tenha mais dúvidas sobre o processo ou sobre a entrega do seu visto, basta entrar em contato com o consulado americano através dos contatos divulgados nessa página.
Você já tirou o visto americano antes? Ainda tem dúvidas sobre esse processo? Deixe seu comentário sobre o assunto!