...

Como funciona o processo de visto para os EUA?

 

Se você tem pensado em visitar ou realizar um intercâmbio de inglês nos Estados Unidos, deve saber que uma das etapas mais trabalhosas para preparar a sua viagem é obter o visto de visitante ou estudante para entrar no país.

Por muito tempo o processo para retirar o visto americano era considerado longo, burocrático e trabalhoso, porém, desde 2012, o governo americano aprovou mudanças no sistema de emissão de vistos para brasileiros, tornando essa rotina um pouco mais eficiente.

Para saber tudo que precisa ser feito para tirar o visto americano, preparamos esse artigo com todas as informações que você precisa saber para conseguir emitir essa autorização para visitar o país.  Confira logo abaixo e tire todas as suas dúvidas!

Preencha o formulário DS-160

Para iniciar o processo de retirada do visto americano, é preciso que você visite o site do consulado americano para vistos – e preencha o formulário DS-160, que coleta informações sobre o indivíduo que deseja aplicar sua candidatura ao visto.

Esse formulário está disponível somente em inglês, porém o próprio site disponibiliza um mecanismo de tradução para o português, para que todas as perguntas sejam respondidas da melhor maneira possível por você, evitando dados conflitantes ou duvidosos. É preciso muita atenção na hora de preencher o DS-160, já que os americanos podem interromper o processo de visto ao encontrar qualquer tipo de inconsistência nas suas respostas.

 

Realize o pagamento da sua taxa

Depois de preencher e enviar o formulário no próprio site, é necessário realizar o pagamento da taxa de emissão de visto para agendar a entrevista no consulado americano em terras brasileiras (você receberá informações sobre como pagar essa taxa ao fim do preenchimento do DS-160). Cada tipo de visto tem um objetivo diferente (estudante, trabalho, visitante) e seus valores podem variar.

Marque sua entrevista

Quando o seu pagamento for confirmado pelo governo americano, é chegada a hora de agendar a entrevista e a visita ao CASV nos consulados espalhados pelo país. O agendamento pode ser feito através do https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv e você vai precisar ter em mãos o número do boleto emitido pelo formulário DS-160, o recibo do pagamento da taxa e o seu passaporte.

No site você marca a sua entrevista no consulado de seu interesse (não se esqueça que o tempo de espera para a entrevista pode variar de acordo com a procura por cada consulado), escolhendo a data e o horário.

Visite um CASV

A visita ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) é o seu próximo passo antes de realizar a entrevista final para receber a sua permissão para visitar os Estados Unidos. Nesse local são realizadas as coletas das impressões digitais e o registro de fotos, que são enviados para o consulado e anexados ao seu processo de solicitação do visto.

Vários CASV estão disponibilizados pelo país, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Brasília. Para realizar a coleta basta levar uma fotografia 5×7, a página de confirmação do preenchimento do formulário DS-160, o passaporte válido e o comprovante de pagamento da taxa do visto.

Compareça à entrevista marcada

O último passo para você retirar o visto para os EUA é comparecer à entrevista agendada por você em um dos consulados ou na embaixada americana em Brasília. Para essa entrevista você deve levar o passaporte, a página de confirmação do formulário DS-160 e o comprovante de pagamento da taxa. Não se esqueça de comparecer no horário e data combinada, evitando atrasos.

Para realizar a entrevista com tranquilidade não existe segredo, o importante é manter a calma e sempre responder os questionamentos com informações verídicas, confirmando tudo aquilo que você colocou no formulário DS-160. Os americanos têm negado cada vez menos vistos de brasileiros, portanto não existe motivo para temer essa entrevista – a permissão do visto só é negada em casos muito graves ou na revelação de informações duvidosas.

Depois de passar por todo esse processo, com o visto aprovado, você pode recebê-lo em casa, ou retirar em algum dos CASV disponíveis em capitais brasileiras (essa escolha é feita na hora do agendamento da entrevista, ok?). Caso tenha mais dúvidas sobre o processo ou sobre a entrega do seu visto, basta entrar em contato com o consulado americano através dos contatos divulgados nessa página.

Você já tirou o visto americano antes? Ainda tem dúvidas sobre esse processo? Deixe seu comentário sobre o assunto!


Estude no país dos seus sonhos. Faça um orçamento online e gratuito para o seu intercâmbio:

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor