...

Tudo sobre Co-Op na Irlanda

Quer estudar e trabalhar no exterior mas acha que bancar uma graduação fora do Brasil é muito caro? Então conheça o Co-Op na Irlanda!

A Irlanda é uma ótima opção, pois a terra das esmeraldas tem várias vantagens para quem quer se aventurar por lá. Além disso, há universidades que aceitam as notas do ENEM como modo de ingresso e isso já é um belo de um atalho para começar uma graduação.

Falando em facilidades, o tema deste artigo é tudo sobre co-op na Irlanda, que é outro atrativo para quem quer entrar de cabeça no mercado de trabalho irlandês.

Vem com a gente na leitura!

Co-op na Irlanda: o que é e como funciona?

Os programas de Co-operative Education ou mais conhecidos como Co-op, aumentam o número de inseridos no mercado de trabalho e ajudam os estudantes a conhecerem suas futuras carreiras.

Funciona assim: depois de alguns semestres de faculdade, você passa por um período de experiência em uma empresa de sua área. Normalmente, esse período é remunerado e você trabalha full-time, ou seja, 40 horas por semana.

Diferente de outros países como Canadá, o Co-op na Irlanda serve apenas aos estudantes de graduação. Isso significa que você vai precisar estar vinculado a uma instituição de ensino superior. Eles costumam chamar esse tipo de estudante de grau 2.1.

Co-op na Irlanda: Benefícios

Mas fica tranquilo, os alunos que enveredam pelos caminhos do co-op na Irlanda desfrutam de muitas coisas boas, viu? Algumas delas são:

  • Constrói autoconfiança ao trabalhar em equipe.
  • Aprende a se adaptar a rotina de uma organização.
  • Entende diferentes culturas empresariais.
  • Explora habilidades como: tomada de decisão, trabalho em conjunto e comunicabilidade.
  • Decide se este é realmente o caminho certo para sua carreira.
  • Desenvolve o autoconhecimento.

É a mesma coisa que Work & Study na Irlanda?

Tecnicamente não, pois estamos acostumados a usar o termo “Work and Study” para os casos em que uma pessoa vai para um país aprender inglês por exemplo, e tem a possibilidade de trabalhar.

Se é este o tipo de programa que você busca, saiba que a Irlanda é sim um ótimo local para isso. As leis irlandesas permitem que um estudante de inglês que vá ficar por pelo menos 25 semanas, estude no mínimo 15 horas mensais possa trabalhar part-time.

Ah! Part-time é um período de 20 horas semanais, mas fica tranquilo, no seu período de férias você estende para 40 horas semanais. Para se aprofundar no tema, pega nossas dicas sobre Work & Study na Irlanda.

3 Instituições para fazer Co-op na Irlanda:

Agora é a hora de você pegar o bloquinho de notas e escrever o nome dessas 3 instituições que podem fazer parte do seu período de Co-op na Irlanda.

University of Limerick

Praticamente todos os cursos da Universidade de Limerick têm o período de co-op. Eles acreditam que a prática é vital para o desenvolvimento dos alunos e fomenta a empregabilidade. 

Segundo a instituição: são cerca de 2 mil alunos empregados por ano. Sendo que os cursos são dos mais diversos:

  • Negócios.
  • Música.
  • Educação e Linguagens.
  • Engenharia de materiais e tecnologia.

Há ainda carreiras na área da saúde, como: enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional e medicina. 

Se você não conhece, Limerick está situada na região centro-oeste da Irlanda. Ela inclusive já foi tema aqui no blog. Check it out!

irlanda-intercambio

Deloitte

A Escola Deloitte diz que o sucesso é parte de seu DNA, pois sempre estão em busca da inovação e de oportunidades para inserir seus estudantes no mercado de trabalho.

O intuito de seus programas de co-op é dar ao aluno um start de como trabalhar em equipe e conhecer clientes. Isso faz com que você passe pela transição de estudante para profissional com a base necessária.

Assim, as possibilidades de carreiras disponíveis na Deloitte são:

  • Auditoria.
  • Consultoria.
  • Finanças empresariais.
  • Riscos e consultoria.
  • Tecnologia e programação.

PwC Ireland

Pelo portal da PwC vemos que a atuação da empresa passa por diversas cidades: Dublin, Galway, Kilkenny, Waterford e Cork são algumas delas.

Da mesma forma, a missão da instituição é que estudantes garantam experiências valiosas em suas áreas de atuação, desenvolva trabalho em equipe e possa estar melhor posicionado para primeiros empregos depois da universidade.


Leia também: Quanto custa um intercâmbio de mês para a Irlanda?


Onde buscar oportunidades de Co-op na Irlanda?

Agora que você sabe o que é o co-op na Irlanda, como funciona e algumas instituições para fazê-lo, precisamos conversar sobre oportunidades de emprego. Normalmente, durante seu período de co-op a universidade não vai atrás de uma vaga para você.

Ainda assim, ela pode criar feiras de emprego, murais com oportunidades e compartilhar contatos parceiros. Mas será você o responsável por encontrar uma empresa que te acolha.

Para tanto, há certos sites que costumam facilitar a vida dos estudantes. Se você for pesquisar vagas tente usar o termo “work placement”. Veja os portais disponíveis:

  • Careers Portal: faz o contato entre contratantes e colaboradores. No site dá para cadastrar seu perfil, criar currículo e buscar vagas por setores de atuação.
  • LinkedIn: já deve ser conhecido por você, não é? É uma rede social onde empresas e profissionais se encontram, publicam seus avanços na carreira e pode ser o canal perfeito para achar sua vaga de co-op na Irlanda.

Co-op na irlanda: Faça seu intercâmbio com a Fluencypass

Então, agora que já sabe o que é Co-op na Irlanda, o que acha de tirar seu sonho de estudar no exterior do papel?

Sabemos que essa é uma decisão importante, e se você ainda não estiver preparado para o Co-op, tudo bem! Você ainda pode pensar em realizar um intercâmbio a partir de 2 semanas para se familiarizar com a língua e cultura!

Você pode contar com quem realmente entende do assunto, a Fluencypass trabalha com consultores de intercâmbio especializados para tirar suas dúvidas e te ajudar a tomar a melhor decisão!

E o melhor? Você não paga nada a mais por isso! Não cobramos a famosa “taxa de agência!”

Quer estudar na Irlanda? Compare orçamentos online. É gratuito:

Comece seu planejamento!

Eaí, conseguiu decidir qual o destino ideal para você? Ainda não? Não tem problema!

Aqui na Fluencypass você pode comparar seu intercâmbio, sem pagar nada a mais por isso e sem ter o trabalho de sair de casa!

Não perca a oportunidade de alcançar novos patamares e alavancar de vez sua vida!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor