...

Como fazer Co-op nos Estados Unidos?

O Co-op nos Estados Unidos é a solução que você estava buscando para melhorar seu inglês, ter um diploma internacional e experiência no mercado de trabalho.

Não é de hoje que os estudantes brasileiros partilham do sonho americano. No ano de 2021, por exemplo, temos grandes inspirações de conterrâneos que passaram para uma das melhores universidades do mundo: a Harvard.

É o caso de Eduardo Vasconcelos, o jovem de 18 anos conseguiu uma bolsa integral para estudar ciência política na instituição. Mas não para por aí, o pernambucano João Victor Arruda também foi contemplado com a bolsa, porém para estudar Economia.

Então, acho que é a hora dos brasileiros conquistarem o mundo, você não acha? Por isso que vamos conversar sobre como é fazer co-op nos Estados Unidos, o primeiro passo para uma carreira de sucesso.

O que é Co-op ou Co-operative education?

Co-op ou Co-operative education é uma modalidade de ensino em que o estudante estuda alguns semestres de teoria e na sequência recebe uma oportunidade de experienciar o mercado de trabalho na prática.

Assim, o objetivo do Co-op nos Estados Unidos é que os profissionais tenham uma formação mais completa e possuam expertise em suas áreas ao serem efetivados.

Co-op e Estágio são a mesma coisa?

Na verdade não, o estágio, em inglês internship, pode ter diferentes objetivos: pesquisa, prática, aprovação em uma disciplina etc. Além disso, é comum que em alguns países o internship não seja remunerado, já que você está tendo uma oportunidade.

Entretanto, o co-op costuma ter algum tipo de ajuda de custo ou salário. Sem falar que muitos cursos são definidos desde o início com o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho.

Por isso, muitas disciplinas focam em postura em entrevista, trabalho em equipe, produção de currículo e auto marketing. Deu para perceber as diferenças?

Co-op nos Estados Unidos: Benefícios

Se você está em dúvida se o Co-op nos Estados Unidos compensa, fique tranquilo temos alguns benefícios que vão te encorajar, como por exemplo:

  • Teoria junto com prática: e essa é a parte mais importante do programa. Na sala de aula, vemos muita teoria e reflexões sobre nossa área. Mas é pondo a mão na massa que a mágica acontece de verdade. Você vê as tarefas que farão parte da sua rotina e pode até descobrir vocações.
  • Remuneração: esse aspecto é com certeza um dos mais interessantes, já que os valores costumam ser mais altos, porque o estudante trabalha full-time. 
  • Networking com empresas da sua área: que tal estar próximo dos contratantes? É possível que depois de terminar o programa você seja chamado para uma oportunidade na empresa.
  • Desenvolvimento da língua inglesa técnica: outro ponto relevante é que você não só vai ter contato com o inglês, mas com os termos próprios da sua área. 
  • Testar sua carreira: imagina só escolher um emprego que não combina com você… Pode ser uma tortura, não é verdade? Por isso que no co-op você descobre se é esse caminho mesmo que você quer trilhar.

Leia também: 7 motivos para fazer intercâmbio


Requisitos para fazer Co-op nos EUA

Além disso, fazer co-op nos Estados Unidos pode ser mais fácil do que parece. Antes de tudo lembramos que cada instituição tem suas regras, mas, no geral, os requisitos são:

  • Ter mais de 18 anos.
  • Saber qual carreira quer seguir.
  • Boas notas no histórico escolar.
  • Ter o visto de Estudos para os Estados Unidos.
  • Carta de intenções e Entrevista (em algumas instituições).
  • Inglês pós-intermediário.

Em qual instituição posso estudar?

Então agora que você já sabe tudo sobre o Co-op, separamos algumas escolas com esse programa para você buscar mais informações e entender se é o tipo de estudos que combina com você:

Cornell University

Essa universidade está interessada não só em fomentar conhecimento, como também em entregá-lo às comunidades em que está inserida. Suas áreas de estudo são as mais diversas.

  • Engenharia Aeronáutica.
  • Estudos Africanos.
  • Economia e Administração.
  • Arquitetura.
  • Biologia e Engenharia Ambiental.

Massachusetts Institute of Technology

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts afirma que seu maior propósito é mudar o mundo por meio da educação, pesquisa e inovação. Por isso atua em diversos campos do conhecimento: artes, ciências exatas e tecnologia.

Um dos mais conhecidos programas de Co-op do Instituto é o do Laboratório Lincoln. Sendo que os períodos de atuação costumam ser ciclos de seis meses com enfoque na pesquisa, assim como na atuação profissional.

George Washington University

Por fim, esse instituto é localizada na capital dos Estados Unidos, e tem se destacado como uma das maiores da sua região. As oportunidades de co-op são mais de 12 mil e integram diversas áreas.

  • Ciências Humanas.
  • Escola de Administração.
  • Relações Internacionais.
  • Enfermagem.
  • Relações Públicas.

Como vou conseguir um empego?

Essa é uma dúvida comum de quem quer fazer co-op nos Estados Unidos. E, na verdade, a escola facilita a busca para você, então é bom estar sempre ligado a sites e grupos de vagas nas redes sociais.

Enfim, é da responsabilidade do aluno encontrar uma empresa que aceite sua candidatura. O que as instituições fazem para facilitar é criar feirões de emprego, revisar seu currículo, fazer algumas indicações, mas no final você será o maior responsável.

Faça intercâmbio com a maior agência de intercâmbio da América Latina!

Então agora que conheceu tudo sobre Co-op nos Estados Unidos, o que está esperando pra realizar logo se sonho?

Mas se ainda não estiver preparado para o Co-op não tem problema, uma boa opção é você começar com um intercâmbio de curta duração, para se acostumar com a língua e cultura.

Porém você não precisa decidir tudo sozinho! Conte com quem realmente entende do assunto: a Fluencypass! Aqui você terá contato com nossos consultores especializados, para tirar todas as duas dúvidas e te ajudarem a tomar as melhores decisões!

Quer estudar nos Estados Unidos? Compare orçamentos. É online e gratuito:

Comece seu planejamento!

Eaí, conseguiu decidir qual o destino ideal para você? Ainda não? Não tem problema!

Aqui na Fluencypass você pode comparar seu intercâmbio, sem pagar nada a mais por isso e sem ter o trabalho de sair de casa!

Não perca a oportunidade de alcançar novos patamares e alavancar de vez sua vida!

Depois comenta sua opinião para a gente e boa leitura!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor