O Canadá facilitou muito a obtenção de vistos para visitar, trabalhar ou estudar no país. No ano de 2017, o governo canadense colocou o Brasil no programa chamado de Eletronic Travel Authorization (eTA), que permite que os imigrantes que visitam o país obtenham seu visto sem a necessidade de ir ao consulado, fazendo a solicitação diretamente pela internet.
Essa autorização para brasileiros está disponível desde o dia primeiro de Maio de 2017, mas é preciso estar atento a algumas regras para saber se você é elegível para esse tipo de visto. Nesse artigo lhe ensinamos como preencher a autorização eletrônica canadense e o que você precisa saber. Confira!
Quem pode preencher a autorização eletrônica de viagem?
O visto eletrônico canadense é aplicável para os brasileiros que:
- Tenham tido visto canadense nos últimos 10 anos;
- Tem um visto de turista americano válido;
- Que vão entrar no Canadá por via aérea.
O que você precisa ter em mãos para obter a autorização de viagem eletrônica?
Ao começar a solicitar a sua autorização de viagem eletrônica, você precisa de estar com:
- Um passaporte válido em mãos;
- Ter um cartão de crédito ou débito disponível para pagar taxas;
- Ter um e-mail.
Com isso, basta acessar o site do governo canadense e seguir nosso passo a passo.
Como preencher a autorização eletrônica canadense?
Ao acessar o site do governo canadense, clique na opção Solicitar um AEV. Lembre-se que tudo a partir daí estará em inglês (e por isso você pode precisar da ajuda de um tradutor, se não tiver total controle da língua).
É importante ser bastante fiel às informações que você vai introduzir no formulário, visto que, caso algum dado seja dúbio, isso pode impedir o seu embarque para o país. Leia a página que informa sobre as regras do visto eletrônico e clique em “Continue to the eTA application form”.
- Passo 1: Responda se você está preenchendo o documento para outra pessoa. Basta clicar em sim ou não e depois em Next.
- Passo 2: Escolha o tipo de documento que você vai utilizar para viajar ao Canadá. Como provavelmente será um passaporte comum, use a opção Passport – ordinary/regular. Caso viaje com alguma outra opção, basta selecioná-la na lista.
- Passo 3: Responda se você é apto para a autorização de viagem eletrônica. Indique o número do seu passaporte, se você é um residente americano ou não, qual é a sua nacionalidade do passaporte, se viaja para o Canadá de avião e se tem um visto válido ou vencido para o Canadá.
- Passo 4: Preencha as informações do seu passaporte, como número, sobrenome, nome do solicitante, data de nascimento, sexo, nacionalidade, cidade em que nasceu, data de emissão e vencimento do documento.
- Passo 5: Para quem tem um outro passaporte, de outra nacionalidade, por exemplo, os dados também devem ser informados nesse formulário. Na mesma etapa é importante informar se você já solicitou algum visto canadense antes, para qualquer finalidade (visitar, morar, trabalhar ou estudar no país).
- Passo 6: Informe seus dados de contato, idioma, e-mail e endereço residencial.
- Passo 7: Informe sua data de viagem, caso saiba qual é ela. Caso não tenha certeza da data, responda apenas No.
- Passo 8: “Assine” o consentimento que afirma que você está ciente que as informações divulgadas nesse formulário são verdadeiras e legítimas.
- Passo 9: É hora de pagar a taxa. Basta clicar em Proceed to Payment e ir para a tela de cobrança dos 7 dólares canadenses cobrados pela emissão.
- Passo 10: Agora é só esperar o email de confirmação. Em caso de dúvida, basta consultar o site de emissão com o número da sua solicitação.
Viajar para o Canadá ficou muito mais simples, não é mesmo? Você já decidiu qual o seu destino em terras canadenses? Compartilhe com a gente suas dúvidas e opiniões!