O governo australiano divulgou, em 2017, mudanças nas regras do visto emitido para estudantes. Uma dessas regras é a exigência de comprovação de renda para conseguir autorização para viver e estudar no país por um determinado período de tempo.
Como essa comprovação financeira deve ser feita?
Cruzamento de informações importantes sobre o estudante
Para avaliar qual o tipo de comprovação financeira que você deve levar consigo, o governo australiano avalia informações como:
- O nível de risco do país com relação ao histórico de outras pessoas da mesma origem que foram para a Austrália e não voltaram;
- O nível de risco da escola, que envolve a forma que ela contribui ou não para a permanência do estudante no país.
Para estudar e trabalhar na Austrália, é preciso comprovar que você tenha AU$ 1753,42 por mês que ficar no país.
Este dinheiro pode estar em uma conta corrente, conta poupança ou até em um fundo de investimentos, ou seja, não precisa estar livre em conta corrente. Porém, este valor precisa estar disponível para retirada imediata, caso necessário.
Brasil agora é nível 1 e pode ficar isento de comprovação financeira
Uma boa notícia! O Brasil foi elevado para o nível 1 de risco na imigração australiana e os estudantes que vão para lá podem não precisar mais ter comprovação financeira. Porém, esta informação ainda não está 100% confirmada.
De qualquer forma, mesmo sendo teoricamente isenta, o Consulado Australiano já informou que na maioria dos casos a comprovação financeira de AU$ 1753,42 será solicitada.