...

Cultura Maori: conheça o povo tradicional da Nova Zelândia

Você conhece a cultura Maori? Já viu aquela “dança” que os jogadores de futebol da Nova Zelândia fazem? Então saiba tudo sobre essa tradição neste artigo completo!

Se você assistiu ao filme da Moana, provavelmente não sabe, mas a maioria dos misticismos e crenças apresentadas do filme são baseados nos Maoris, que têm uma cultura milenar com raízes na Nova Zelândia.

E aquela dança que os jogadores de futebol americano da Nova Zelândia fazem antes do jogo?  Também é parte da cultura Maori!

Saiba tudo sobre esse povo que apresenta cultura e tradições tão únicas e ricas!

Mas, afinal, quem são os Maori?

Os Maoris (tangata whenua) são os povos originários da Nova Zelândia e até hoje tem sua cultura preservada e difundida no país. Para se ter noção, há uma porcentagem no congresso neozelandês para os representantes desse povo.

O próprio termo “Maori” tem como significado “local” ou “origem” e, atualmente é designado para demonstrar quem nasce e perpetua essa cultura.

Em dado momento da história, esses povos migraram em suas canoas e barcos entalhados em madeira de ilhas polinésias e chegaram a Aotearoa, a terra da nuvem branca, ou, como é conhecida hoje, Nova Zelândia. 

Onde se encontram os nativos Maoris?

Embora estejam espalhados por toda a Nova Zelândia, os maoris hoje representam apenas 15% da população do país.

A maior parte dos habitantes, contudo, estão na ilha Norte; nela é possível visitar vilas inteiras que preservam antigos hábitos. Aqueles que moram em outras cidades, como Auckland, geralmente vivem em condições mais vulneráveis.

Assim, se quiser conhecer mais sobre os pratos típicos, artes e dança deles, a Ilha Norte te espera. Lá você pode dedicar um tempo conhecendo Rotorua, a cidade que apresenta os costumes de forma natural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rotorua, cidade tradicional dos Maoris na Nova Zelândia

Whakarewarewa também precisa fazer parte do seu roteiro; no vilarejo é possível encontrar construções de madeira e os tão famosos Marae.

Contato com culturas tão diferentes só são adquiridas viajando, não é? Que tal aproveitar para fazer seu intercâmbio na Nova Zelândia e cair de cabeça em experiências que vão fazer você pensar fora da caixa?


Veja também: Quanto custa um intercâmbio na Nova Zelândia


O que são os Marae?

Marae são construções parte da cultura Maori que servem para receber reuniões, festas, cerimônias e até mesmo funerais.

Aprender sobre os maoris é entender como a vida cotidiana se mistura com espiritualidade. Por isso, cada produção maori tem uma expressão do sagrado

No caso dos Marae, eles são todos esculpidos em madeira. No topo da construção está uma figura que representa ancestrais.

E a edificação representa um organismo apresentado com cabeça (tekoteko), braços (maihi), pernas (amo), colunas (tahuhu) e costelas (heke).

Esses itens são designados metaforicamente pela escultura do ancestral, tábuas dianteiras, colunas de madeiras externas com figuras talhadas, colunas centrais e vigas interiores.

Lembrando que os Maori acreditam que cada coisa no mundo tem seu espírito interno, que pode ser contaminado em caso de imprudência.

Entrar somente quando convidado, tirar os sapatos e não fotografar qualquer item são procedimentos que vão demonstrar que você quer conhecer sua história e respeita as tradições.


Veja também: Como é a cultura da Nova Zelândia


A arte e cultura Maori

Boa parte dos costumes que esses povos herdaram também é baseada em ritos de guerra, como o Haka:  

Haka

O Haka ficou famoso após um time de Rugby Neozelandês fazê-lo em pleno jogo

O Haka é um ritual de dança que envolve vigor e união, muito tradicional na cultura Maori. Essa prática antecedia os momentos de batalha e demonstrava a fúria dos guerreiros Maori em face ao confronto.

Além de sons que são feitos com tapas e movimentos do corpo, os olhos são arregalados e a língua é posta para fora. As caretas também são parte da alegoria dessa dança.

Atualmente, a prática é realizada em festividades e também no esporte. Uma das mais conhecidas performances de Haka foi feita pelo All Blacks, time de Rugby neozelandês, Confira.

As tatuagens Maori

As tatuagens são outro elemento em que os Maori expressam sua herança. Elas geralmente eram feitas usando ossos e pedras pontudas, mas já assumiram modos ocidentais de produção.

As histórias contam que os guerreiros Maori usavam as tatuagens para representar cada inimigo seu que era abatido. Os desenhos também podiam assumir outros significados, como posição social, valentia e possibilidade de assumir um casamento.

Para se ter ideia, a parte do corpo que as mulheres recebiam suas tatuagens era no queixo, enquanto homens podiam as ter no peito, coxas e algumas partes do rosto.

Você teria coragem de fazer uma tatuagem Maori? Por que não a fazer durante seu intercâmbio na Nova Zelândia? Elas são bem individualizadas, já que são desenhadas de acordo com sua história de vida.

Colares e amuletos

Parte da tradição Maori é usar amuletos, que têm os mais diversos significados. Eles são fabricados da Pounamu, um tipo de rocha esverdeada encontrada na Nova Zelândia.

A partir dessa rocha, eles produzem peças que podem ser utilizadas como colares, brincos ou pulseiras. A tradição é que ela seja utilizada junto ao corpo, de modo a favorecer a troca de energia.

As figuras esculpidas podem ser:

  • Anzol (Hei Matau), que evoca a força e a prosperidade
  • Manaia, que representa um pedaço de cada animal, com a cabeça de pássaro, corpo humano e cauda de peixe. Representa as forças do céu, das águas e da terra
  • Espiral (Koru), que representa o nascimento de um novo ciclo
  • Infinito (Pikorua), que representa a eternidade
  • Feto humano (Hei tiki), que faz alusão a fertilidade

Hangi: a comida tradicional dos Maori

O modo de preparação de alimentos Maori também é diferente do que conhecemos. Devido às condições geotérmicas próximas às comunidades, eles têm acesso a gêiseres ativos, os quais dão água fervente, que é usada na preparação dos alimentos.

Se for em Whakarewarewa, você pode ter o privilégio de comer pratos feitos na hora. Um deles é o Hangi, que aproveita os vapores para seu cozimento. Em buracos no chão, são colocados vegetais e carnes, que não demoram muito a estar prontos.

Outra maneira bem diferente de cozinhar as Kumara, um tipo de batata doce, é colocá-las em um saco com uma corda e arremessar em um dos lagos, cuja temperatura beira os 300ºC. Os alimentos ficam cozidos em 2 minutos, mais rápido que miojo!

Eles também utilizam a águas de natureza vulcânica para tomar banho, já que elas possuem uma série de minerais que ajudam a manter a saúde da pele e cabelo; o lado ruim é só ter que tirar o cheiro de enxofre.

Filme Maori: A Encantadora de Baleias

Em 2003, uma produção chamou a atenção da crítica internacional por representar a cultura Maori e apresentar o papel da mulher nessas comunidades.

O nome do filme é A Encantadora de Baleias e demonstra com maestria a cultura dos povos originários da Nova Zelândia.

Vale a pena ser visto. Na trama, uma tribo acredita ter recebido a ajuda de Paikea para se estabelecer onde estão, pois há milhares de anos ele teria tombado sua canoa em meio ao oceano e utilizado sua habilidade de domar baleias para salvar seu povo.

A discussão central é que agora uma menina precisa continuar essa liderança, causando oposição até mesmo de seu avô. Assista para entender mais sobre a cultura Maori!

Intercâmbio na Nova Zelândia: oportunidade de viver a cultura Maori!

Você com certeza vai aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura Maori em seu intercâmbio na Nova Zelândia! Muitos brasileiros escolhem o país por ser acolhedor, ter segurança e qualidade de ensino.

Além disso, você sabia que pode trabalhar por lá para manter seus gastos com custo de vida?

Para dar início a essa aventura, o primeiro passo é falar com quem entende do assunto. Aqui na Fluencypass, te conectamos direto com a escola de inglês na Nova Zelândia, garantindo o melhor preço

E tudo isso com a melhor assessoria e suporte! E você não paga nada a mais por isso, afinal, não cobramos qualquer taxa de agência!

Fale com nossos consultores especialistas na Nova Zelândia! Eles estão prontos para te ajudar em tudo!

E aí, o que você achou da Cultura Maori e sua Tradição? Deixe sua opinião nos comentários!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor