...

Documentos para Intercâmbio: Quais são necessários?

Viajar para um intercâmbio é uma das melhores experiências que qualquer pessoa pode viver. Aprende-se muito, não apenas sobre a língua ou disciplina que você vai realizar por lá, mas também sobre como se virar sozinho, como lidar com uma cultura diferente e como ver o mundo com outros olhos.

c é importante prestar atenção em alguns detalhes antes de ir para o seu destino. Um desses importantes detalhes é a lista de documentos para intercâmbio. Que tal conferir o que você não pode deixar para trás?

Passaporte

Esse é talvez o documento mais importante que você precisa ter em mãos quando vai sair do país. O passaporte é a sua identidade internacional e deve estar com você a todo tempo – assim como você costuma fazer com sua carteira de identidade.

Por isso, se você não tem um passaporte ainda (ou o seu está próximo do vencimento), essa é a hora de correr para organizar esse documento que é indispensável para qualquer viagem internacional.

Para tirar, basta agendar um horário no site da Polícia Federal de sua cidade e aguardar as orientações para os próximos passos. Veja como tirar o seu passaporte.

Visto de Estudante

Mesmo para os países que o brasileiro teoricamente não precisa de um visto de viagem, o visto de estudante é um documento obrigatório para passar um período de tempo maior no seu destino de viagem, de maneira legal.

Cada país tem uma regra específica para a emissão de visto e, por isso, você precisa descobrir qual precisa seguir para emitir a solicitação certa.

Carta da Escola

Para não ter problemas na imigração, uma vez que você chega no destino do intercâmbio, é legal ter alguns documentos em mãos.

Um deles é a carta da escola em que você vai estudar. Essa carta garante para o sistema de imigração que você é um aluno aprovado e que está de acordo com as normas para estudar no país. Ela precisa ser emitida em papel timbrado da instituição.

Vacinas

Não são todos os países que exigem comprovante de vacinação para turistas, mas é sempre bom conferir quais são as regras para seu destino de intercâmbio. Se existir alguma, lembre-se de emitir o Certificado Internacional de Vacinação, uma vez que tomar a vacina necessária para viajar. Saiba mais sobre vacinas.

Seguro Saúde

Alguns destinos, como a Europa, podem exigir que o visitante leve consigo um seguro de saúde internacional contratado. Por isso, você deve levar consigo o número da carteirinha e a apólice para comprovar de que está corretamente segurado quando chegar ao país. Veja a importância do Seguro Saúde.

Extrato do banco

Você pode precisar comprovar renda e como vai se manter financeiramente no período de intercâmbio. Por isso, leve consigo algumas cópias do seu extrato bancário dos últimos três meses (ou da pessoa responsável por pagar as contas da viagem) e também um extrato da sua conta corrente internacional ou cartão de débito pré-pago (como um travel money) para comprovar a renda suficiente para viver no período de estudos.

Passagens de ida e volta

A maior preocupação do funcionário da imigração é garantir que você vai entrar no país, mas que também pretende voltar para a casa. Por isso, a cópia das suas passagens de ida e volta também é um documento importante para levar consigo durante a viagem.

Esses são os principais documentos para intercâmbio que você precisa ter em mãos antes da viagem. Como a documentação pode variar de acordo com o programa que vai fazer e o país que vai visitar, vale a pena consultar uma empresa especializada nesse tipo de serviço para garantir que não está se esquecendo de nada! Que tal falar com a gente?

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor