...

O que é high school e como funciona?

Futebol, baile e muitas festas: sua imagem do high school provavelmente é moldada por vários filmes e séries dos EUA que transmitem uma certa imagem do cotidiano escolar nos Estados Unidos. Ex-intercambistas dos EUA sabem que nem todos os clichês comuns correspondem à realidade.

As escolas de ensino médio são muito diferentes das escolas no Brasil. Como “estudante de high school” terá a oportunidade única de vivenciar de perto o famoso espírito escolar. Também aprenderá em primeira mão por que o ensino médio é o centro da vida de todo adolescente americano.

Sistema educacional dos EUA: Como funciona? 

alunos do high schools em cafeteria da escola conversando

Durante seu high school estudantil nos EUA, grande parte do seu tempo será gasto na escola. Normalmente, os adolescentes americanos frequentam o ensino médio do nono ao décimo segundo ano

As aulas duram das 8h às 15h. Isto é seguido por várias atividades extracurriculares.

Para quem tem o desejo de frequentar o ensino médio americano, terá a oportunidade de ingressar em um time esportivo ou em outros clubes, como o jornal da escola, o clube de debates, o clube de teatro ou a banda da escola.

O ensino médio na América é uma escola abrangente frequentada por alunos de todos os níveis de ensino. Há disciplinas obrigatórias como história americana, inglês, matemática ou educação física que devem ser cursadas. 

Há também várias coletivas. Eles incluem, por exemplo, cursos interessantes como:

  • Astronomia,
  • Línguas estrangeiras,
  • estudos de teatro e cinema,
  • projeto/arquitetura,
  • Escrita criativa,
  • jornalismo.

A maioria das disciplinas principais são oferecidas em diferentes níveis. Além de um curso de nível básico, existem os chamados “Cursos Preparatórios Universitários”, “Cursos de Colocação Avançada” ou “Cursos de Honra”. 

Eles têm um nível de dificuldade médio a alto. É até possível que os alunos dos cursos ganhem cartas de recomendação para uma faculdade e bolsas de estudos.

Leia também: Cinco dicas para um intercâmbio nos Estados Unidos

Uniformes escolares nos EUA

Os uniformes escolares clássicos do nosso país não são mais usados ​​com tanta frequência nas escolas americanas. Se usá-los é obrigatório, é mais provável nas séries iniciais e nas escolas secundárias particulares. 

Em geral, a exigência de uniforme visa criar um maior senso de comunidade e evitar a concorrência. Portanto, apesar do fato de os uniformes estarem se tornando cada vez mais raros lá, muitas vezes há um código de vestimenta a ser seguido. 

O código de vestimenta existe em quase todas as escolas de high school e é muito estritamente controlado. 

Por exemplo, dependendo da escola, o comprimento da saia é especificado ou estipula-se que nenhuma camisa ou roupa muito reveladora pode ser usada. Piercings e tatuagens também podem ser proibidos.

Escolas nos Estados Unidos: Peculiaridades

O sistema escolar regula muito bem o caminho para a escola todos os dias. O típico ônibus escolar amarelo leva as crianças para a escola todos os dias. 

Existem pontos de ônibus específicos para isso. Os ônibus geralmente são muito seguros e estão equipados com câmera de vigilância, lâmpadas de sinalização adicionais e outros dispositivos de segurança.

Segurança

As escolas na EUA têm muitas medidas rígidas e regras de segurança. Por exemplo, é possível circular pelo terreno da escola durante os intervalos com uma permissão, o Hall Pass. 

Isso ocorre porque a América tem leis especiais sobre armas, algo totalmente diferente daqui. As entradas da escola são frequentemente trancadas durante as aulas e também são fortemente monitoradas em outras áreas. 

Sistema Escolar Americano – Escola Elementar

A escola primária corresponde à nossa educação infantil. As crianças passam quatro anos aqui. A escola primária começa logo após a pré-escola, o que nos EUA – surpresa! – é chamado de jardim de infância. 

Sistema Escolar Americano – Middle School ou Junior High

Após o ensino fundamental, a maioria dos alunos nos Estados Unidos vai para o ensino médio. Aqui é o equivalente ao nosso ensino fundamental. 

Sistema Escolar Americano – High school

O high school é a última seção da educação escolar americana, que dura mais quatro anos (ou três anos nas escolas secundárias). 

Bem diferente do nosso ensino médio que, na melhor das hipóteses, dura um período de três anos. 

A propósito, não há uniformes escolares nas escolas públicas dos EUA. Apenas algumas escolas particulares tornam obrigatório o uso de uniforme. No entanto, geralmente há um código de vestimenta. 

Sistema escolar EUA – escolha de disciplinas

Quando se trata de escolher um curso ou disciplina, há mais opções e mais liberdade no sistema escolar dos Estados Unidos, já que no nosso país, na grande maioria, as disciplinas são obrigatórias.

Claro, também existem disciplinas obrigatórias que devem ser cursadas, como matemática, inglês e história. Além disso, uma grande variedade de cursos é oferecida. Isso está incluído em muitas escolas. 

O objetivo do sistema escolar americano é promover os talentos e os interesses individuais dos alunos. 

Sonho americano 

criança correndo segurando nas mãos bandeira dos estados unidos

A história é geralmente uma das disciplinas obrigatórias nas escolas americanas, diferente de geografia. 

Os alunos aprendem muito sobre a história do país. E vivenciam muito mais de perto o tão conhecido sonho americano dos filmes.

Ficha de idade

A escola não é apenas escola nos EUA, porque assim como no Brasil, existem diferentes tipos de escolas que são adequadas para determinadas faixas etárias. 

Se você decidir fazer um high school estudantil nos EUA, então o ensino médio é de particular interesse para você. Com que idade e qual escola frequenta, gostaríamos de te mostrar uma visão clara.

  • Pré-escolar / Idade pré-escolar: < 5 anos
  • Idade da escola primária: 5 a 11 anos
  • Middle School / Junior High School Idade: 11 a 14 anos
  • Idade do ensino médio: 14 a 18 anos
  • Idade da faculdade: a partir de cerca de 18 anos

Intercâmbio de inglês ou high school? 

O fato é: a escola nos EUA são muito diferentes do Brasil! Agora não precisa se preocupar ou ter medo de levar um choque cultural, pois novas experiências fazem parte do intercâmbio estudantil! 

Ter a oportunidade de cursar uma high school nos Estados Unidos é uma experiência única que, em suma, nenhum intercambista se arrepende de vivenciar por algum tempo.

Mesmo se você não tiver a idade necessária para se matricular no high school, você pode realizar um intercâmbio para aprender inglês nos Estados Unidos e sentir como é viver o sonho americano!

Além disso, os cursos de inglês no exterior, são ótimos para dar um up no currículo e fazer você alavancar a vida profissional e pessoal.

Você aprende ou aprimora o idioma, e ainda vive uma experiência única conhecendo uma nova cultura.

Leia também: Depoimento de intercâmbio de 1 mês nos Estados Unidos

Viva o sonho americano com a maior plataforma de intercâmbio da América Latina 

E aí? Preparado para viver o sonho americano?

Se você escolheu intercâmbio de inglês ou high school, saiba que decidir fazer um intercâmbio é uma das decisões mais importantes que você vai tomar na sua vida.

E nós sabemos como é difícil ter que tomar todas as decisões sozinhos. Mas não precisa ser assim… Conte com a Fluencypass para realizar o seu sonho de estudar no exterior! 

Nós te conectamos com as melhores escolas no exterior sem taxas de agência, e tudo isso com um suporte e assessoria dignos de 5 estrelas, totalmente gratuitos, antes, durante e depois do seu intercâmbio. 

Já imaginou você vivendo o sonho americano e não ter que se preocupar com nadinha? 

Faça um orçamento de intercâmbio no banner abaixo 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor