A Azure Window ficou famosa após ter sido cenário da série Game of Thrones (A Guerra dos Tronos), milhares de pessoas todos os anos visitam o ponto turístico em busca de uma foto com uma vista maravilhosa para o mar mediterrâneo, porém, no último sábado (03/12/2016) o governo maltês anunciou que subir na Azure Window está proibido.
A medida foi tomada após um homem gravar um vídeo pulando do topo da azure e derrubando pedras, a multa para quem descumprir a nova regra é de € 1.500, o governo criou uma comissão de emergência para analisar e decidir quais medidas devem ser tomadas e anunciou que irá instalar barreiras informativas para os visitantes terem ciência até onde podem ir, a ordem está valendo até junho/17, quando será sancionado uma legislação permanente.
A estrutura da Azure Window é formada por calcário coralina na parte superior, que são algas coralinas ricas em calcário que se solidificaram com o passar dos anos e a pedra calcária azul da argila, uma pedra mais macia e suscetível à erosão.
Estima-se que 90% da camada externa da Azure Window tenha se deteriorado ao longo dos últimos 30 anos. Com a medida, será implantado no local segurança 24hs.
Portanto, infelizmente perdemos uma ótima vista de Malta, porém cabe a nós turistas, respeitarmos as decisões e continuar curtindo Malta com toda a responsabilidade e lembrar que nossa querida ilhota é rica em cultura e história, devemos nós preservamos isso para as futuras gerações.
A notícia é do site Time of Malta e você pode conferir em inglês aqui