...

Qual a melhor idade para começar a aprender inglês?

Você já deve ter reparado que crianças, adolescentes e adultos tem jeito diferentes para aprender inglês. Então, fica a dúvida: qual a melhor idade para começar a aprender inglês.

“A que você está agora!” Seria a resposta perfeita, uma vez que muitos acabam usando o fator idade como uma desculpa para não se dedicar aos estudos de um novo idioma. Mas a verdade é que trilhar um caminho de aprendizado pode ser bom até para a saúde de seu cérebro.

Neste quesito, o Portal Aconchego para Idosos explica que “estudos do MIT comprovaram que a capacidade de aprendizagem na terceira idade não diminui. Pelo contrário, adultos que passaram um determinado tempo aprendendo outra língua apresentaram mudanças na estrutura de massa branca cerebral”.

Por isso, neste artigo da Fluencypass você vai entender não só qual a melhor idade para começar a aprender inglês, mas também os benefícios e técnicas para cada faixa etária.

Por que a melhor hora para estudar inglês é agora?

Porque você precisa aproveitar seu entusiasmo e curiosidade de aprender um segundo idioma. Não importa se alguém te falou que é loucura ou que brasileiro não aprende inglês…. Isso tudo é bobagem!

O mais importante é o rumo que você quer dar para sua vida a partir de agora. Se aprender inglês é um desafio que você está disposto a enfrentar, vá em frente e não dê ouvidos à opinião alheia.

Além disso, a professora Carolina também concorda com essa afirmação, pois conta que cada idade tem seus pontos positivos na hora de aprender um idioma. A teacher ressalta que o que vai fazer mais diferença são dois pontos: o comprometimento do aluno e o método usado.

A importância da prática

Ainda falando sobre aprender inglês, é muito importante que você consiga incorporá-lo à sua rotina. E isso, requer muita prática, viu!

Quem é aluno da Fluencypass, por exemplo, tem esse aprendizado facilitado, já que depois de muita pesquisa e desenvolvimento, criamos o ciclo completo da Fluência.

No ciclo da fluência unimos tudo que o estudante precisa para destravar o inglês: escola de inglês online 24 horas por dia, grupos de conversação e aulas com professor particular.

Tudo isso seguindo os padrões do Quadro de Referência Europeu (CEFR), que são reconhecidos internacionalmente.

Além disso, dá para contar com um intercâmbio no final de 12 meses, com 8 destinos para escolher.

Isso porque sabemos que é a prática aliada a um método eficaz que vai fazer o estudante conseguir chegar à níveis avançados na língua inglesa.

Crianças e a língua inglesa: a facilidade do bilinguismo

Agora, se você está pensando em matricular seu filho na escola de inglês, deve estar se perguntando qual a melhor idade para ele começar a aprender inglês, não é mesmo?

Neste caso, a resposta continua a mesma, ainda assim, precisamos pensar na estrutura da escola. Acontece que um bebê, por exemplo, é uma esponja para aprender outra língua, mas não necessariamente vai conseguir se adaptar ao “sistema escolar”, enquanto crianças maiores têm mais facilidade com o grupo.

Do ponto de vista científico, quando estamos falando de crianças bilíngues, o ideal é expô-las o mais breve possível a outros idiomas. Isso porque o cérebro do bebê está totalmente aberto para a linguagem, inclusive não faz diferença se ele está desenvolvendo portugês, inglês ou espanhol.

Contudo, têm um ponto muito importante: o bilinguismo dos pais. Uma criança que tem pais que falam inglês terá maior interesse pela língua. Pois cria uma espécie de “curiosidade” no cérebro infantil, enquanto aquelas que apenas ouvem músicas em inglês, aos poucos podem perder o interesse.

Assim, é interessante que você e seu cônjuge conversem em inglês em casa, para a criança desenvolver a língua naturalmente.

Método de ensino para crianças

Já as crianças maiores, entre 4 e 7 anos de idade, tem uma maneira bem diferente de aprender a língua. Para elas o lúdico é essencial, então, o método de ensino precisa ter:

  • Brincadeiras e jogos.
  • Histórias, fantoches, bichos de pelúcia e personagens.
  • Estar misturado com outras práticas como pintura e artesanato.
  • Não ser baseado em regras gramaticais.

Melhor idade para começar a aprender inglês: os adolescentes

Continuando, precisamos lembrar um termo da área da linguística, ele se chama período sensível. Este termo diz respeito à maior facilidade que o cérebro de uma criança e adolescente tem para guardar uma língua, principalmente sem deixar sotaques de sua língua materna.

Este período acaba na adolescência, devido à ação de hormônios no cérebro e a criação de estruturas cognitivas mais fixas. Por isso, adolescentes conseguem administrar muito melhor a questão do sotaque do inglês, podendo até soar como nativos.

No caso do ensino para essa faixa etária, as aulas envolvem elementos diferentes dos anteriores:

  • Filmes, séries, podcasts.
  • Elementos da cultura pop.
  • Jogos para adultos (de tabuleiro, jenga, desafios, quizzes etc.).
  • Uso de músicas e diálogos em língua inglesa.

Adultos e o aprendizado do inglês

Já no caso do ensino do inglês para adultos temos a mudança de chave no cérebro. Ou seja, esse grupo precisa aprender a língua de uma maneira mais sistemática por meio do entendimento de regras gramaticais e seu uso.

Contudo, o adulto tem um fator que lhe privilegia: o objetivo. Isso porque crianças e adolescentes têm maior dificuldade em manter o foco no momento do estudo, enquanto os adultos se mantêm firmes em seu objetivo de viajar ao exterior, estudar em outro país e aumentar o salário ao ser bilíngue

E quando falamos em começar a aprender inglês, a motivação é um dos fatores mais necessários para se chegar a fluência. Por isso, as técnicas de ensino para esse grupo envolvem mais:

  • Interação em grupo.
  • Ensino de regras e aplicação por meio de exercícios.
  • Simulação de situações do dia a dia. 
  • Uso de filmes e séries.

Aprender inglês na melhor idade

Quem está na melhor idade tem um diferencial muito melhor, já que dispõe de tempo para aprender inglês com calma. Além disso, esse público também tem mais flexibilidade para fazer intercâmbio e viajar o mundo, o que dá um up no aprendizado do idioma.

Idosos intercambistas? Sim! Você leu certo, dá para fazer intercâmbio com qualquer idade e os idosos se beneficiam ainda mais disso. Já o ensino nessa idade tem outras prioridades:

  • Foco na comunicação.
  • Ensino voltado para situações mais informais e cotidianas.
  • Aulas bem interativas.

Então, você gostou de aprender sobre qual a melhor idade para começar a aprender inglês? Então, aproveite para conferir o relato da Thayná que aos 22 anos decidiu aprender inglês em Malta.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor