...

Qual o primeiro passo para estudar inglês? 12 dicas!

Qual o primeiro passo para estudar inglês? Como falar esse idioma tão importante no mundo? Se você faz esses questionamentos, já está no caminho para se destacar como estudante de línguas.

E, como vemos em reportagem da BBC, há sim benefícios em aprender inglês na idade adulta. Diferente de uma criança, você consegue lidar com regras e sua aplicação com muito mais facilidade, por exemplo.

Além disso, ser bilíngue acaba abrindo portas para várias oportunidades, como: ter um currículo competitivo, estudar em universidades internacionais e garantir uma carreira de sucesso.

Neste sentido, o portal ND+ ainda ressalta que os estudos online podem ser ainda mais interessantes por oferecerem facilidade e preços mais atrativos. Por isso, vem descobrir com a Fluencypass qual o primeiro passo para estudar inglês e mais 12 dicas para aprender de vez essa língua!

1- Tome coragem para começar

Parece ser uma dica óbvia, não é mesmo? Contudo, não é bem assim, pois você mesmo deve conhecer pessoas que acabam procrastinando demais. Ou seja, vivem prometendo que começarão a estudar inglês na semana que vem, mas nunca dão o start necessário.

Então, comece agora! Não tenha medo dos desafios que surgirão devido ao desafio de se aprender uma língua nova. O mais importante é dar o primeiro passo e seguir seu ritmo de aprendizado.

Esta é a principal dica de qual o primeiro passo para estudar inglês, mas ainda temos mais 11 dicas, continue a leitura.

2- Escolha uma variante da língua

Ao iniciar seus estudos pela língua inglesa, você vai perceber que temos diferentes variantes em cada um dos países que a usam. Para começar, há falantes nativos do inglês em quase todos os continentes, veja só:

  • América: Estados Unidos e Canadá.
  • Europa: Inglaterra, Irlanda e Malta.
  • África: África do Sul.
  • Oceania: Austrália e Nova Zelândia.

Isso significa que há pelo menos oito variantes do inglês para você escolher no momento do seu aprendizado. Por isso, sempre recomendamos que você foque em uma para seus estudos. 

No geral, os alunos costumam dizer que é mais fácil compreender a dos Estados Unidos, enquanto a da Austrália se modifica bastante em relação a pronúncia.

3- Crie um planejamento de estudos

Já sabe quais serão suas metas ao longo dos meses de estudos? Ter isso em mente ajuda a se focar mais na hora de estudar inglês, pois você perde menos tempo pensando no que irá estudar.

Então, a dica é tirar um momento apenas para criar suas estratégias e cronograma de estudos. Assim, depois você se dedica apenas a entender a língua e praticá-la.

4- Faça seu caderno de vocabulários

Um caderninho de vocabulário é uma das estratégias mais antigas de quem estuda idiomas. Contudo, hoje já se modernizou e pode ser um arquivo no seu computador, um bloco de notas ou até uma pasta na nuvem.

Aqui a ideia é você consultá-lo e reconsultá-lo para criar seu dicionário pessoal de termos e palavras da língua inglesa. Cada vez que você relê o conteúdo nele, os termos estudados se fixam mais.

5- Pergunte-se: Como seria em inglês?

Além disso, pensando qual o primeiro passo para estudar inglês, não podemos ignorar a força da pergunta “como seria em inglês”. Neste caso, estamos falando de um aluno que não se limita à sala de aula.

Pense o tempo todo, “como seria isso em inglês?” e pesquise no Google, por exemplo, quando você elogia a comida que um dos seus familiares fez, você diz “está delicioso!” ou “está saboroso!”, como seria em inglês?

A importância da prática

Ainda falando sobre dicas para aprender inglês, é muito importante que você consiga incorporá-las à sua rotina. E isso, requer muita prática, viu!

Quem é aluno da Fluencypass, por exemplo, tem esse aprendizado facilitado, já que depois de muita pesquisa e desenvolvimento, criamos o ciclo completo da Fluência.

No ciclo da fluência unimos tudo que o estudante precisa para destravar o inglês: escola de inglês online 24 horas por dia, grupos de conversação e aulas com professor particular.

Tudo isso seguindo os padrões do Quadro de Referência Europeu (CEFR), que são reconhecidos internacionalmente.

Além disso, dá para contar com um intercâmbio no final de 12 meses, com 8 destinos para escolher.

Isso porque sabemos que é a prática aliada a um método eficaz que vai fazer o estudante conseguir chegar à níveis avançados na língua inglesa.

6- Qual o primeiro passo para aprender inglês: use imagens

Na sequência, existe uma técnica bem conhecida que é usar imagens para facilitar o aprendizado. Neste caso, ao invés de pesquisar o significado das palavras em inglês, a ideia é você colocar no Google Imagens e tentar extrair sentido a partir do que vê.

O Éliezer, que já viajou mais de 20 países, e é mochileiro oficial, diz ter dado o primeiro passo para estudar inglês dessa forma.

7- Espalhe etiquetas pela casa

Da mesma forma, um bom exercício para quem está começando a estudar inglês é praticar o vocabulário. Então, a técnica das etiquetas pode te dar uma boa base, pois nela você etiqueta todos os itens da sua casa com seus respectivos nomes em inglês e fica praticando a leitura a partir do que escreveu.

8- Inspire-se em brasileiros que falem inglês

A gente também sabe que muitos acreditam no mito de que brasileiros não conseguem falar inglês, não é verdade? Para quebrar e desmistificar o tema, você pode acompanhar brasileiros que têm fluência em inglês. É o caso da Carina Fragozo do canal English in Brasil, ela é doutora em língua inglesa e dá dicas bem importantes sobre o tema.

9- Mude as configurações de aparelhos

Coloque videogames, celulares, tablets e computadores em língua inglesa. Assim, você acaba incorporando o inglês à sua rotina.  É um pequeno passo, mas que faz uma mudança importante.

10- Assista Ted Talks

Você conhece as Ted Talks? Elas são palestras nas quais temas sobre tecnologia, educação e inovação são colocadas em pauta. Atualmente, já temos palestras sobre os mais diversos assuntos.

O melhor é que ajuda você a enriquecer seu vocabulário e você não precisa pagar nada por ela, pois estão disponíveis no site da plataforma.

11- Faça o exercício de visualização

Para que seu primeiro passo para estudar inglês não seja esquecido, você pode fazer exercícios de vocabulário.

No caso da visualização, consiste em olhar o ambiente ao seu redor e tentar nomear o máximo de coisas possíveis em inglês, comece de forma mais simples, “kitchen, room, window…” e vá para os detalhes “yellow button, refrigerator door handle…”

12- Encontre uma plataforma que atenda às suas necessidades

Por último, para que seu primeiro passo para estudar inglês seja conciso, é melhor encontrar uma plataforma que atenda todas suas necessidades em relação ao aprendizado da língua inglesa.

É o caso da Fluencypass, na qual disponibilizamos ao aluno o ciclo completo para se tornar fluente em inglês, desde o básico ao avançado. Tudo isso com um estudo autodidata, mas com tutores que podem te auxiliar durante boa parte do percurso.

Além disso, para fechar bem seu aprendizado, temos planos de intercâmbio para todos os países citados anteriormente.

Junte-se ao nosso time de alunos e tenha seu passe para a fluência!

 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor