Tudo sobre Co-Op na Irlanda

roda de amigos sorrindo, homem com mulheres em uma cafeteria, segurando tablet, notebook e cafés.

Co-op na Irlanda é um jeito de tirar do papel seu sonho de estudar e trabalhar no exterior. Você já deve ter ouvido o conselho de algum amigo “vai para a Irlanda fazer intercâmbio”.

E é uma ótima dica, pois a terra das esmeraldas tem várias vantagens para quem quer se aventurar por lá. Um ponto positivo, por exemplo, é que mesmo com os novos acordos do Brexit, a situação irlandesa continuou a mesma para estudantes internacionais.

Além disso, há universidades que aceitam as notas do ENEM como modo de ingresso e isso já é um belo de um atalho para começar uma graduação.

Falando em facilidades, o tema deste artigo é tudo sobre co-op na Irlanda, que é outro atrativo para quem quer entrar de cabeça no mercado de trabalho irlandês.

Vem com a gente na leitura!

Co-op na Irlanda: o que é e como funciona?

Você sabe o que é um co-op na Irlanda? Os programas de Co-operative Education aumentam o número de inseridos no mercado de trabalho e ajuda o estudante a conhecer sua futura carreira.

Funciona assim: depois de alguns semestres de faculdade, você passa por um período de experiência em uma empresa de sua área. Normalmente, esse período é remunerado e você trabalha full-time, ou seja, 40 horas por semana.

Diferente de outros países como Canadá, o Co-op na Irlanda serve apenas aos estudantes de graduação. Isso significa que você vai precisar estar vinculado a uma instituição de ensino superior. Eles costumam chamar esse tipo de estudante de grau 2.1.

Co-operative Education: Benefícios

Mas fica tranquilo, os alunos que enveredam pelos caminhos do co-op na Irlanda desfrutam de muitas coisas boas, viu? Algumas delas são:

  • Constrói autoconfiança ao trabalhar em equipe.
  • Aprende a se adaptar a rotina de uma organização.
  • Entende diferentes culturas empresariais.
  • Explora habilidades como: tomada de decisão, trabalho em conjunto e comunicabilidade.
  • Decide se este é realmente o caminho certo para sua carreira.
  • Desenvolve o autoconhecimento.

É a mesma coisa que Work & Study na Irlanda?

Tecnicamente não, pois estamos acostumados a usar o termo “Work and Study” para os casos em que uma pessoa vai para um país aprender inglês por exemplo, e tem a possibilidade de trabalhar.

Se é este o tipo de programa que você busca, saiba que a Irlanda é sim um ótimo local para isso. As leis irlandesas permitem que um estudante de inglês que vá ficar por pelo menos 25 semanas, estude no mínimo 15 horas mensais possa trabalhar part-time.

Ah! Part-time é um período de 20 horas semanais, mas fica tranquilo, no seu período de férias você estende para 40 horas semanais. Para se aprofundar no tema, pega nossass dicas sobre Work & Study na Irlanda.

3 Instituições para fazer Co-op na Irlanda:

Agora é a hora de você pegar o bloquinho de notas e escrever o nome dessas 3 instituições que podem fazer parte do seu período de Co-op na Irlanda.

University of Limerick

Praticamente todos os cursos da Universidade de Limerick têm o período de co-op. Eles acreditam que a prática é vital para o desenvolvimento dos alunos e fomenta a empregabilidade. 

Segundo a instituição: são cerca de 2 mil alunos empregados por ano. Sendo que os cursos são dos mais diversos:

  • Negócios.
  • Música.
  • Educação e Linguagens.
  • Engenharia de materiais e tecnologia.

Há ainda carreiras na área da saúde, como: enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional e medicina. 

Se você não conhece, Limerick está situada na região centro-oeste da Irlanda. Ela inclusive já foi tema aqui no blog. Check it out!

Deloitte

A Escola Deloitte diz que o sucesso é parte de seu DNA, pois sempre estão em busca da inovação e de oportunidades para inserir seus estudantes no mercado de trabalho.

O intuito de seus programas de co-op é dar ao aluno um start de como trabalhar em equipe e conhecer clientes. Isso faz com que você passe pela transição de estudante para profissional com a base necessária.

Assim, as possibilidades de carreiras disponíveis na Deloitte são:

  • Auditoria.
  • Consultoria.
  • Finanças empresariais.
  • Riscos e consultoria.
  • Tecnologia e programação.

PwC Ireland

Pelo portal da PwC vemos que a atuação da empresa passa por diversas cidades: Dublin, Galway, Kilkenny, Waterford e Cork são algumas delas.

Da mesma forma, a missão da instituição é que estudantes garantam experiências valiosas em suas áreas de atuação, desenvolva trabalho em equipe e possa estar melhor posicionado para primeiros empregos depois da universidade.

Onde buscar oportunidades de Co-op na Irlanda?

Agora que você sabe o que é o co-op na Irlanda, como funciona e algumas instituições para fazê-lo, precisamos conversar sobre oportunidades de emprego. Normalmente, durante seu período de co-op a universidade não vai atrás de uma vaga para você.

Ainda assim, ela pode criar feiras de emprego, murais com oportunidades e compartilhar contatos parceiros. Mas será você o responsável por encontrar uma empresa que te acolha.

Para tanto, há certos sites que costumam facilitar a vida dos estudantes. Se você for pesquisar vagas tente usar o termo “work placement”. Veja os portais disponíveis:

  • Careers Portal: faz o contato entre contratantes e colaboradores. No site dá para cadastrar seu perfil, criar currículo e buscar vagas por setores de atuação.

  • LinkedIn: já deve ser conhecido por você, não é? É uma rede social onde empresas e profissionais se encontram, publicam seus avanços na carreira e pode ser o canal perfeito para achar sua vaga de co-op na Irlanda.

Então, o que acha de tirar seu sonho de estudar no exterior do papel? Se o Co-op ainda for uma realidade distante, não hesite em ver nossas oportunidades para intercâmbio e iniciar seu Work & Study na Irlanda.

Quer estudar na Irlanda? Compare orçamentos online. É gratuito:

Comentários

Fluencypasshttp://fluencypass.com
Somos uma plataforma online que conecta estudantes e escolas no exterior sem taxa de agência, com suporte e assessoria grátis.

Mais sobre o autor

Deixe uma resposta

Por favor adicione o seu comentário!
Por favor adicione o seu nome aqui

Postagens Relacionadas

Últimas Postagens

Dá para fazer Co-op em Malta?

“Dá para fazer Co-op em Malta?” Essa é uma dúvida comum de quem está buscando oportunidades de Work & Study em uma das mais...

O Passo a passo para fazer Universidade e College Nova Zelândia

Universidade e College na Nova Zelândia é sim uma das melhores opções para quem quer estudar no exterior e voltar com um diploma internacional. Segundo...

Universidade e College na Inglaterra para Brasileiros

Quem não sonha com Universidade ou College na Inglaterra? Esse desejo tem estado cada vez mais próximo da realidade, já que governos e instituições...

Fique por dentro de nossas novidades!

Nós adoraríamos ouvir você! Por favor insira seu e-mail e nós iremos entrar em contato!

Comentários