...

Quais vacinas são obrigatórias para viajar para a Europa?

Europa é um dos destinos mais tradicionais de viagem e intercâmbio para quem não vive nesse continente. Por isso, conhecer todos os detalhes para conseguir entrar nessa região do mundo sem grandes problemas é essencial.

E um desses detalhes, é claro, esbarra na carteirinha de vacinação internacional. Você sabe se precisa de alguma vacina para viajar para a Europa? Vamos contar tudo sobre esse assunto!

Quais são as vacinas obrigatórias para entrar na Europa?

Diversos países definem quais vacinas são obrigatórias para entrar em seus territórios. Essas vacinas são obrigatórias para o viajante varia muito com relação ao país que você vai visitar.

Cada país pode ter regras próprias, que levam em consideração os riscos de doenças endêmicas diferentes de cada região. É importante também ficar atento mesmo que o seu destino não tenha nenhuma obrigatoriedade. 

Por isso, faça uma pesquisa sobre como está a questão de saúde pública naquele país e se, por algum motivo, está ocorrendo uma epidemia de alguma doença naquela região.

Para entrar na Europa somente uma vacina é obrigatória: A Vacina da Febre Amarela. A doença já foi controlada em grande parte dos países, mas há incidentes de casos na América do Sul e África.

Como tomar vacina de febre amarela?

A Febre Amarela é uma doença infecciosa que não tem cura. Assim, é importante a vacinação para controle do contágio. A vacinação é necessária mesmo que você não esteja viajando para uma área considerada de risco.

O Governo Europeu exige dos brasileiros esse tipo de vacina, como forma de evitar que tenha portadores da doença em seu território.

Os Postos de Saúde de todo o Brasil são preparados e habilitados em aplicar a vacina da Febre Amarela. Após a imunização, é necessário solicitar o Certificado Internacional de Vacina ou Certificado de Profilaxia.

Esse documento pode ser requerido também por quem já se imunizou anteriormente pelo Centros de Orientação ao Viajante.

Devo tomar alguma outra vacina para viajar?

Mesmo que o seu destino europeu não exija algum tipo de vacinação para que você possa entrar em seu território, é importante estar com a carteirinha de imunização em dia, visto que algumas doenças podem ser contagiosas em qualquer lugar do mundo.

Por isso, busque a imunização de todas as vacinas que fazem parte do calendário de vacinação brasileiro, bem como as vacinas que podem estar atrasadas. 

Vacinas de tétano, febre amarela, hepatite (A e B), difteria, gripe e tríplice viral. Todas são básicas e oferecidas pelo Ministério da Saúde brasileiro. Vale a pena conferir se você está em dia com a sua imunização antes de viajar!

Você pode acompanhar o calendário de vacinação anual pelo site do Ministério da Saúde, bem como as suas aplicações, clicando aqui. 

Países europeus podem decidir individualmente a determinação de cada vacina?

O continente europeu é formado por diversas nações, que possuem cada um a sua soberania. Assim, cada um deles podem determinar qual vacina ou não exigir. Por isso, é importante ficar sempre atento.

Caso você esteja com a sua carteira de vacinação em dia, não terá problemas pela frente. Agora, caso pense em viajar para Dinamarca, Noruega, Islândia e outros países ao norte europeu, é recomendado ter vacina de hepatite B, tétano e difteria.

Se você é daqueles que prefere uma viagem ao sul do continente e conhecer Portugal, Itália e seus arredores, além das 3 citadas acima, é necessário se imunizar contra febre tifoide, poliomielite, infecções meningocócicas e encefalite transmitida por carrapatos.


Leia também: Covid e viagens: como está a entrada na Europa?


Devo viajar comprovante internacional de vacinação para a Europa?

Se você já tem um certificado internacional de vacinação emitido pela ANVISA, mesmo que a Europa não exija esse comprovante na entrada no continente, vale a pena levá-lo com você por alguns motivos.

O primeiro deles é não perder esse certificado. Como ele não vence, o certificado pode ser afixado ao seu passaporte, para que você sempre o tenha em mãos quando sair do país.

O segundo é a facilidade de transitar entre os países. Assim, caso faça uma viagem entre um país e outro, não terá problemas. Por isso, vale a pena levar esse certificado com você.

Está pensando em fazer um intercâmbio para a Europa?

O velho continente tem lá as suas qualidades, que não são poucas. O intercâmbio para a Europa atrai milhares de pessoas anualmente. A região está adaptada em receber turistas e viajantes durante todas as épocas do ano.

Ainda está em dúvida de qual país escolher? Já pensou em Malta? Além de estudar inglês, em Malta, você encontrará um clima único de férias, pessoas de todos os lugares do mundo, atrações incríveis e uma vida noturna muito badalada.

Malta é um país Europeu e que optou por fazer parte da União Europeia em 2008. É certo que você terá uma experiência incrível e nós da Fluencypass podemos te ajudar nessa jornada.

Entre em contato com a gente e faça uma simulação sem compromisso. Temos certeza que você encontrará o pacote ideal que cabe no seu bolso e colocará mais essa experiência em sua bagagem.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor