...

Como se preparar para viajar a trabalho

Viajar a trabalho pode ser o sonho de muitas pessoas já que dá para unir duas ótimas coisas: ganhar dinheiro e passear. Mas será que é só isso?

Pois é, o que a maioria das pessoas contam é que o processo é muito mais complexo do que parece e você pode acabar voltando mais cansado do que foi, se não se preparar direito.

Contudo, nem todos que fazem isso tem patrão, uma reportagem do O Globo explica que há muitas pessoas que viajam sendo nômades digitais. “Um nômade só precisa de um bom celular, um bom notebook e uma boa conexão com a internet, que ele encontra em coworkings, cafés e outros lugares pelo caminho”.

Porém, há casos como o de Carol Donato que sonhava em viajar, mas estava atada ao trabalho: “eu tinha um controle muito manual dos processos do meu trabalho, ou seja, precisava estar presente na empresa. Esse foi meu grande desafio, conseguir fazer meu trabalho online, permitindo ter acesso a qualquer momento e em qualquer lugar”.

Se você tem uma história semelhante a da Carol ou mesmo trabalha em uma empresa que te faz viajar muito, continue a leitura para saber como se preparar para viajar a trabalho e equilibrar as duas coisas.

Verdades duras de quem viaja a trabalho

Apesar de ser “viagem”, esse compromisso acaba não sendo como um passeio comum. Então, é muito importante ter alguns fatos em mente para essa ser uma oportunidade de você prosperar em sua carreira:

  • Você não está tendo folga remunerada: não é o momento de turistar, mas de ter compromisso e responsabilidade com as funções passadas pela empresa.
  • Não é necessário levar presentes para a família: você não precisa comprar mimos e provavelmente nem vai ter tempo de buscá-los.
  • A bagagem precisa ser bem compacta: é ideal levar apenas o essencial para evitar pesos desnecessários que podem atrapalhar seus compromissos durante a estadia.
  • Encontros românticos não são recomendados: nada de ligar o Tinder, tá? Na verdade, fazer isso pode acabar passando uma imagem de imaturidade, então, foco no trabalho.

10 – Dicas de como se preparar para viajar a trabalho

Bom, então, vamos contar agora o que pode ajudar a se preparar para a viagem a trabalho e acertar em sua postura enquanto estiver fora de casa, confira as 10 dicas:

1- Adiante seus trabalhos para viajar sem preocupações

Se você não quer ficar desesperado trabalhando no hotel ou tendo que ler pautas e relatórios no avião, pode adiantar seu trabalho e ter alguns momentos de sossego na estrada.

Além disso, vale a pena fazer acordos com seu chefe para não ter que trabalhar remotamente com as funções que desempenha no escritório, mas delegadas. Ou seja, você se foca exatamente nas reuniões e visitas técnicas que fará.

2- Faça um check list dos documentos

Todo viajante precisa lembrar os documentos de viagem, mas que está partindo a trabalho demanda atenção redobrada, lembre de separar:

  • Relatórios.
  • Laudos.
  • Identificação da empresa.
  • Declarações, alvarás.
  • Contratos etc.

3- Aproveite para fazer novos contatos profissionais

Bem, você não estará a passeio, mas isso não impede de fazer contatos profissionais. Nunca se sabe, essa pode ser uma oportunidade que vai abrir portas futuras, então troque cartões, contatos profissionais, se esforce para interagir com os outros funcionários.

Almoçar com seus clientes ou com os colaboradores de uma filial, por exemplo, pode ser um momento fértil para networking.

4- Avise a todos sobre sua viagem

Da mesma forma, é importante cuidar de seus clientes e contatos que ficam. Então, deixe um e-mail programado avisando de sua ausência, mensagem automática no WhatsApp ou peça que seus colegas de trabalho avisem.

Ah! Mais uma vez, lembre sua família de se comunicar contigo apenas nos horários oportunos e evitar constrangimento em meio a reuniões, por exemplo.

5- Organize sua rotina e agenda

Ainda na sua casa, aproveite para fazer uma rotina do que será feito em cada dia de viagem.

  • Você vai acordar e dormir a que horas?
  • Vai participar de coquetéis?
  • O café da manhã será no hotel ou em outro local?
  • Quais são as reuniões previstas?
  • Será preciso fazer feedbacks aos superiores na sua cidade?

Tudo isso pode ocupar tempo no seu dia a dia e virar uma bola de neve se você não se organizar de maneira adequada.

6- Verifique o clima

Já pensou sair para uma palestra e voltar ensopado porque tomou uma chuva no caminho? O passar frio na rua, por não ter levado jaqueta? Eita, melhor evitar perrengue, não é?

Assim, veja a previsão do tempo para os dias que você vai permanecer na cidade e também confira em cada cidade, caso seja uma viagem multidestino.

7- Leve sociais e confortáveis

Na mesma perspectiva, é imprescindível fazer um bom planejamento de roupas que vão ser usadas, pense em pontos como:

  • Vou precisar usar roupa social?
  • Quais roupas vou usar no hotel? E nos momentos de “descanso”?
  • Que tipo de vestimenta pode me proteger do tempo?
  • Como fazer mais combinações usando menos roupas?

8- Mantenha uma postura profissional

Ah! Quando falamos de como se preparar para viajar a trabalho, tem um ponto crucial que muitos esquecem: manter a postura profissional. Isso é observado principalmente quando a viagem é feita em grupo.

Veja bem, é muito importante pensar em sua postura como um profissional, evitando piadinhas, brincadeiras muito íntimas e até mesmo toques que possam ser mal interpretados.

Tenha em mente que no avião, no táxi, no hotel e restaurante, você estará representando sua empresa. Então, qualquer repercussão negativa pode impactar na imagem desta.

9- Use a verba da empresa para o que foi definido

Na sequência, lembramos que muitas empresas entregam um cartão de crédito ou liberam refeições e despesas no hotel. Use isso com muita consciência, mas uma vez: é uma viagem a negócios. Então, todo o rigor deste tipo de viagem precisa ser preservado.

Caso você queira comprar alimentos adicionais, roupa ou entradas em pontos turísticos, o ideal é que pague do próprio bolso.

10- Falar inglês é essencial

É verdade! Se você está interessado em viajar a trabalho não só no Brasil, mas ao redor do mundo, é importante lembrar que uma vantagem profissional é falar inglês.

Além disso, muitas empresas buscam por profissionais bilíngues justamente para fazer essa ponte entre investidores e clientes internacionais. Então, se você quer expandir seu horizonte e dar uma guinada em sua carreira profissional, entre em contato com a gente da Fluencypass.

Nós temos um método que passa por todo o ciclo de aprendizado do inglês, aqui você só tem uma alternativa: sair falando inglês fluente. Conheça nossos serviços.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor