...

Como é a cultura da África do Sul?

Sabia que você também pode escutar este post? Basta dar o play e escutar! 👇👇👇

Já conhece a cultura da África do Sul? Este país é rico culturalmente e vai te surpreender!

África do Sul foi colonizada por diversos povos. Na sua maioria, holandeses e ingleses chegaram ao país, mas também muitos alemães e franceses, o que faz da África do Sul um país muito rico em cultura. A principal cidade do país é Cape Town. 

Todas essas influências europeias justificam o porquê de a diversidade ser palavra-chave quando o assunto é África do Sul. Ela está presente na comida, nos aspectos religiosos, na música e na língua, por exemplo. 

Apesar da terrível história do regime de segregação racial que esteve instituído no país do ano de 1948 a 1994, o apartheid como ficou conhecido, o país é muito incrível e rico em cultura. 

Cultura da África resumo

Se você está pensando em realizar um intercâmbio neste país, separamos neste artigo diversos aspectos interessantes da cultura da África do Sul para ajudar você a conhecer melhor este destino! Confere aí! 

  • Nome oficial: República da África do Sul
  • Localização: Sul do continente Africano
  • Governo: República parlamentarista
  • Idioma: Inglês, e Africâner
  • População da áfrica do Sul: 60,4 milhões

Culinária Africana

O primeiro aspecto da cultura da África do Sul que vamos conhecer é sua gastronomia

O Braai: churrasco sul-africano

A base da culinária da África do Sul é a carne, dos mais diversos animais (como antílope, avestruz, zebra e crocodilo) preparada das mais diversas formas. É dela que a reunião social típica sul africana chamada braai se baseia. 

prato famoso da cultura africana
Braai

braai pode ser compreendido como o churrasco sul-africano. Nesse momento, homens preparam e grelham as carnes que serão servidas, e as mulheres ficam encarregadas de preparar doces, como o koeksisters (uma massinha com calda de gengibre), bolos, como o melktert (tipo de torta de leite) e as saladas. 

Boerewors 

No braai não são preparados apenas pedaços carnes como é aqui no Brasil, mas sim boerewors (salsinha tradicional do país), costeletas de cordeiro, entre outros tipos diversos de carnes. 

A comida sul-africana também inclui especialidades holandesas e pratos da cozinha malaia e indiana, estando muito presente a batata doce, a abóbora e o milho. 

Papa

Uma das comidas típicas por lá é o papa, similar à polenta brasileira, que é servida com molhos, como o chakalaka, feito com pimentas e vegetais. 

O famoso fish and chips 

Esse prato é bem famoso ao redor do mundo, e também tem seu espacinho na África. O intercambista Jhonny conta que foi um dos pratos que ele mais consumiu durante seu intercâmbio em Cape Town:

fish and chips sul africano
Fish and chips sul africano

Aliás, você deve estar se perguntando se é possível estudar na Árica do Sul, e a resposta é sim. A África, é um dos países que permitem que brasileiros estudem por até 90 dias sem aplicar nenhum tipo de visto.

Além disso, você também pode economizar muito, já que o Real, é bem valorizado quando comparamos com a moeda Sul africana (Rand), o que faz com que o custo de vida e preço das escolas sejam bem mais econômicos perto de outros destinos. 

Quer saber quanto custa estudar na África do Sul? Clique aqui 

Vinho

vinho também é muito famoso no país, sendo a África do Sul uma importante produtora dessa bebida. A uva pinotage é a mais tradicional da região, e os vinhos feitos a partir dela são bastante encorpados e com um aroma muito característico. 

Uma coisa curiosa da África do Sul é que a compra de bebidas alcoólicas é tratada com bastante rigor. O comércio desse tipo de bebida é somente permitido das 09h às 19h, e não é permitido consumir álcool em praias ou espaços públicos do país. 

Cultura da África do Sul: Esportes

Outro aspecto da cultura da África do Sul é o amor pelo esporte! O rugby, o cricket e o atletismo são muito difundidos por lá. Inclusive, a Seleção Sul-Africana de Rugby foi campeã do mundo em 1995 e 2007. 

Futebol versus Rugby

futebol é outro esporte que está crescendo cada vez mais na África do Sul, principalmente depois da Copa do Mundo de 2010, em que o país foi o anfitrião. 

Uma curiosidade da cultura do país, e reflexo do regime do apartheid, é que há uma rixa entre o rugby e o futebol. 

O rugby era praticado majoritariamente por brancos, enquanto o futebol é praticado majoritariamente por negros. Desde a época do regime de segregação racial era assim que funcionava no país, hoje depois de muito tempo já podemos ver uma diferença nessa crença.O intercambista de Cape Town, Johnny Santana, relatou que entrou em um time de rugby pra ter a experiência completa de intercâmbio: Veja a foto a seguir:

Time de rugby sul africano com intercambista

Ainda, devido sua faixa litorânea extensa e suas boas ondas, o país é muito procurado para o surf. A África do Sul sedia uma das etapas do Campeonato Mundial de Surf, o Open J-bay, que ocorre sempre no meio do ano (julho) em Jeffreys Bay. 

Idioma da África do Sul

Apesar do inglês ser o idioma principal da África do Sul, o país possui 11 idiomas oficiais! O idioma africâner, originário do neerlandês, é bem utilizado também, porém entre os descendentes de holandeses.

Além do inglês e do africâner, o país tem diversos outros idiomas como o phuthi, o swasi e o ndebele, que são falados por grupos étnicos específicos. Ah, e além dos 11 idiomas oficiais, estima-se que no país sejam falados outros 10 idiomas não oficiais (inclusive o português!), além de dialetos regionais de determinados povos. 

Por ser o idioma oficial e principal da África do Sulo país é um dos mais procurados para fazer intercâmbio. Isso porque esse destino combina as belezas naturais de praias e montanhas com cidades bem estruturadas e prontas para receber estudantes. Saiba mais sobre lugares para conhecer na África do Sul  clicando aqui

Religião africana 

Aqui há também uma grande diversidade de religião em razão da colonização europeia. Na África do Sul convivem juntas religiões africanas originárias com a católica, o hinduísmo e o islamismo, por exemplo.

Hoje, segundo o último censo nacional realizado, a maioria da população é cristã, cerca de 70%, enquanto apenas 15% da população é adepta de alguma religião tradicional africana. 

Música e dança

Como não existe uma cultura sul-africana única , mas sim uma mistura, pode-se dizer que cada grupo étnico tem a sua própria identidade cultural

Na época do apartheid, músicos negros que cantavam em inglês e/ou africâner passaram a cantar em outras línguas, principalmente nas tradicionais africanas, desenvolvendo assim o estilo kwaito

O kwaito tem como base batidas similares ao tipo house, porém mais lentas, com percussão africana e som de baixo, com letras declamadas. 

African Jazz e Dança

Também, um passeio imperdível na África do Sul é assistir a um concerto de African Jazz. O jazz sul-africano é super conhecido e muito valorizado por lá!

Quando o assunto é dança, a África do Sul também não deixa a desejar. Seus movimentos fortes de quadril e ombros marcam quase todas as danças africanas. Não podemos esquecer que a capoeira brasileira, criada pelos negros no Brasil Colonial, e que une artes marciais e dança, tem uma forte influência da cultura africana.


Veja mais: O que conhecer em Cape Town


Festivais sul-africanos

O povo sul-africano, como já foi possível perceber, carrega uma grande carga cultural, e por isso as festas tradicionais são bem presentes em todo país. 

O Dia da Liberdade, celebrado no dia 27 de abril, é lembrado como o dia da igualdade. Foi nesse dia, no ano de 1994, que o povo sul-africano teve a primeira oportunidade de ir às urnas para votar após o regime do apartheid

O Festival Klein Karoo Kunstefees é um festival de arte que reúne espetáculos de música, dança e artes, muito conhecido por lá. O Festival Internacional de Música Africana e o Festival de Artes Nacionais também merecem destaque! 

Impressionante a cultura da África do Sul, né? A diversidade cultural presente na África do Sul é encantadora, tornando o país único! 

Por tudo isso e muito mais, a África do Sul é um dos destinos mais procurados para intercâmbio. Por lá, você poderá aprender inglês, conhecer esse país incrível e seu povo, além de poder crescer muito profissionalmente. 

Ficou ainda mais interessado em fazer um intercâmbio e experimentar tudo isso? 

Faça um orçamento online e gratuito:

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor