...

Festas tradicionais da África do Sul

A África do Sul conta com uma das culturas mais ricas do mundo! Música, arte, dança e muito mais você encontrará por lá. Então conheça, neste post, quais são as festas tradicionais da África do Sul!

O povo africano, assim como aqueles que emergiram a partir da chegada de escravos africanos levados para diferentes partes do mundo pelos europeus, carrega consigo uma grande força cultural, baseada em suas tradições e, especialmente, crenças religiosas.

É exatamente por isso que as festas africanas tradicionais da África do Sul têm como uma de suas principais características um cenário totalmente baseado e voltado para a fé desse povo nas histórias que desenvolveram e gostam muito de contar.

Se você tem como destino a África do Sul para realizar seu intercâmbio, separamos algumas das principais festas africanas que você não pode perder uma vez que estiver por lá. Confira!

1- Festival Internacional de Música Africana

Nada orgulha mais os africanos do que poder tocar e mostrar para o mundo sua própria música, que faz parte de sua cultura local. É exatamente por isso que o Festival Internacional de Música Africana, realizado na capital da África do Sul, Joanesburgo, é uma das festas da África imperdíveis do país.

Nesse festival é possível mergulhar de cabeça no que a África tem de melhor no aspecto musical e entender a forte relação desse povo com sua cultura.

2- OppiKoppi: festival de música na África do Sul

Criado em 1995, o OppiKoppi começou como um festival de Rock, porém atualmente pode-se ouvir os mais variados gêneros musicais neste festival incrível. 

O OppiKoppi acontece uma vez por ano em agosto na província de Limpopo, na África do Sul. O nome do festival é uma abreviação da palavra op die koppie, que em Afrikaan (uma das línguas oficiais da África) significa “na colina”. Isso porque o festival ocorre aos pés de uma cadeia de colinas.

Se você estiver hospedado em Cape Town e quer participar dessa festa tradicional da África do Sul, terá que pegar uma boa estrada. A província de Limpopo fica a cerca de 18 horas de viagem de Cape Town, portanto, fazer um bom planejamento é essencial se sua vontade é participar dessa festa africana.

Você também pode gostar: É possível estudar na África do Sul?

3- Festival de Artes Nacionais

Não apenas a música tem presença forte no cenário cultural sul africano. As artes plásticas e culturais também têm seu evento em larga escala: o Festival de Artes Nacionais, realizado na pequena cidade universitária de Grahamstown. 

O evento tem duração de 11 dias e acontece entre a última semana de junho e a primeira de julho. Nele é possível conhecer o que o país produz de melhor no universo das artes cênicas (música, dança e teatro) e artes visuais, e como esses movimentos influenciam várias tendências em todo o mundo.

Essa é, definitivamente, uma das festas que acontecem na África que todo amante de arte e cultura não pode perder. 

4- Festival de Filmes Sul Africanos

Como você já viu, a África do Sul gosta bastante de música e de artes plásticas, porém cabe dizer que a cultura de cinema está cada vez mais forte no país. O país vem produzindo filmes únicos e bastante elogiados no cenário mundial.

Você pode conferir esse avanço no cinema sul-africano ao participar do Festival de Filmes Sul Africanos, que ocorre na cidade de Durban no mês de julho. Ainda, pode esticar essa experiência e conferir outros festivais de cinema que ocorrem na cidade de Cape Town

5- Festas tradicionais da África do Sul: Dia dos direitos humanos

A África do Sul é um país que teve sua história marcada por um dos mais tristes episódios de discriminação racial do mundo: o regime do Apartheid. Esse regime de segregação racial foi instituído em 1948 no país, e se estendeu até o ano de 1994.  

Para nunca esquecer das consequências dessa época e, principalmente, de suas lições, o dia 21 de Março foi escolhido para representar o dia dos direitos humanos no país – um dos feriados mais importantes da África do Sul.

Além de várias celebrações e passeatas realizadas em várias cidades do país, o dia dos direitos humanos força não somente o povo sul-africano, mas todos que convivem com o país, a refletir sobre esse assunto, qual seja a discriminação racial, ainda bastante delicado nessa região do mundo. 

6- Dia da liberdade

O povo sul africano não sofreu somente com as constantes situações raciais que marcaram a história do país. Até o ano de 1994 não existia para a população local o direito de realizar uma eleição democrática para escolher o líder do país. 

Foi no dia 27 de abril de 1994 que a primeira oportunidade do povo ir às urnas para votar aconteceu – portanto, essa data virou um dos mais importantes feriados do país – praticamente uma festa que acontece na África -, por garantir maiores oportunidades de igualdade, dignidade e respeito para a população sul africana.

7- O Festival da baleia

Realizado anualmente em Hermanus, uma cidade costeira da África do Sul, o Hermanus Whale Festival reúne arte, música e comédia, mesmo que as baleias sejam, obviamente, o centro das atenções. 

A escolha da cidade para a realização desse festival sul-africano não foi à toa. Hermanus foi escolhida para sediar o festival por ter a fama de ser um dos melhores lugares do mundo para assistir mamíferos marinhos. 

Ele foi criado como um evento especial para celebrar o retorno das baleias francas-austrais à baía de Walker. Além disso, nesse festival tradicional da África do Sul celebra-se a chegada da primavera no país!

Todas as atividades durante o Festival da Baleia visam conscientizar as pessoas sobre a importância de proteger as baleias e a fauna marinha. Ele acontece sempre no mês de setembro, por ser o pico de atividade das baleias da região, e tem duração de 3 dias. 

Veja também: Quanto custa um intercâmbio na África do Sul

8- Afrikaburn

Apesar de não ser o festival mais tradicional da África do Sul, o Afrikaburn ganhou seu espaço. O festival é similar o Burning Man, um festival que acontece anualmente em Nevada, nos Estados Unidos, e que tem, inclusive, os mesmos organizadores. 

O festival tem “personalidade própria” e é definido pela comunidade participante, que se reúne para criar muita arte, música, performances e até veículos mutantes! Em razão disso, cada ano o festival tem uma cara totalmente nova, mas incrivelmente maravilhosa! 

Sabe o mais interessante do Afrikaburn? Nada nesse festival africano é vendido! Tudo ocorre através de uma cultura de presentes e de voluntariado. As pessoas dão coisas para as outras sem esperar nada em troca. Ah, e tudo (absolutamente tudo) que você levou, deve voltar com você (incluindo o seu lixo, pois não há lixeiras no festival). 

Essa festa africana acontece em uma fazenda privada chamada Stonehenge, em meio ao deserto, próximo a cidade de Tankwa Karoo, na província de Northern Cape. Ele sempre ocorre no final do mês de abril de cada ano, e os ingressos acabam em horas, então fique ligado se ficou interessado!

9- Festival Nacional de Artes Klein Karoo 

O Festival Klein Karoo ocorre desde o ano de 1994 e contempla o que há de melhor na arte e cultura africâner. Ele acontece anualmente na cidade de Oudtshoorn, sempre no final de março ou começo de abril, e tem duração de 8 dias.  

Durante esses dias, a atmosfera da cidade muda completamente e as ruas de Oudtshoorn ficam repletas de barracas de comida, apresentações de teatro e galerias de arte. 

O teatro é tão importante nessa festa africana que o festival KKNK, como é conhecido por lá, geralmente recebe a primeira encenação das novas produções do país antes delas percorrerem outras cidades da África do Sul. 

No KKNK Festival é possível sentir a vibração única da cultura africâner de perto e toda a sua energia. 


Veja também: 5 lugares gratuitos para visitar em Cape Town


10- Festival Internacional de Jazz da Cidade do Cabo

A África do Sul é um país de grande importância para os amantes do jazz. Esse estilo musical no país ganha uma nova perspectiva, com características peculiares e incríveis. O Jazz é uma das tradições da África do Sul. 

O país é lar de grandes lendas do jazz, como o Hugh Masekela e Caiphus Semenya, cantores sul-africanos conhecidos e apreciados tanto em âmbito nacional, quanto internacional. Porém, hoje em dia o jazz sul-africano também continua ativo, e vem se reinventando e atraindo muitos músicos jovens que ajudam a deixar viva a fama do jazz da África do Sul. 

O Cape Town International Jazz Festival é uma das grandes festividades africanas e acontece sempre no último final de semana do mês de março, na Cidade do Cabo. É um evento tradicional eletrizante que teve sua primeira edição em 2000. 

Esse festival sul-africano é reconhecido por ser o quarto maior festival de jazz do mundo e o maior evento de jazz do continente africano! Não é à toa que ele deixa o Cape Town International Convention Centre cheio todos os anos! 

A dança africana

Não poderíamos falar sobre as festas tradicionais da África do Sul sem falar da dança no país, afinal, esse é um aspecto cultural muito marcante por lá. 

Tradicionalmente, a dança na África do Sul (e no continente, como um todo) é definida por movimentos marcantes, acompanhada por sons peculiares e muito característicos do país. 

Geralmente, as danças tradicionais da África do Sul carregam alguma mensagem de luta, guerra ou contando a história de seu povo. 

Já em 1978, se opondo ao apartheid, Sylvia Magogo criou o movimento MIDM, que procurava juntar pessoas, a fim de colocar fim à segregação.  A partir do MIDM, surgiu o Afrofusion, movimento que mistura a cultura africana com estilos mais contemporâneos. 

E, a partir da dança, a África mais uma vez se mostra tão diversa culturalmente. 

A música na África do Sul

Já falamos logo acima sobre a importância do Jazz na África do Sul. O estilo musical é tão apreciado no país que ganhou seu próprio festival. 

Mas o país também preserva suas raízes. Tanto que a música considerada folclórica ainda continua bem presente. Um exemplo é o Kwaito, um estilo musical tradicional da África do Sul. 

Muito legal, não é mesmo? A África do Sul é um país incrível, cheio de cultura e entretenimento. Por isso, se sua intenção é fazer um intercâmbio no país, não deixe de vivenciar pelo menos uma dessas festas tradicionais africanas.

Dica para quem vai conhecer a África do Sul: 

Prepare-se para uma jornada incrível na África do Sul, repleta de paisagens deslumbrantes, culturas fascinantes e experiências memoráveis.

No entanto, antes de fazer as malas, há um conselho importante que gostaríamos de compartilhar: não deixe de aprender inglês antes de ir!

Ao dominar o inglês básico antes de sua viagem, você se equipará com a ferramenta mais valiosa: a capacidade de se comunicar efetivamente com os locais, obter informações úteis e aproveitar ao máximo sua experiência sul-africana.

Além disso, a barreira linguística pode ser um obstáculo ao lidar com situações cotidianas e resolver problemas. Falar inglês facilitará sua vida e garantirá que sua estadia seja agradável e sem contratempos.

Você não precisa de anos estudando para fazer uma viagem intenracional, basta estudar o básco inglês essencial de viagens, é suficiente para evitar qualquer perrengue, e ter uma experiência maravilhosa na sua viagem dos sonhos.

No curso de inglês para viagens da Fluencypass,você aprende em 20 dias o essencial do inglês para viagens em 9 situações que todo brasileiro passa no exterior.

Ah! o curso está em uma promoção com 57% de desconto por tempo limitado. Corre no link!

Compare orçamentos para estudar na África do Sul. É online e gratuito:

Comece seu planejamento!

Eaí, conseguiu decidir qual o destino ideal para você? Ainda não? Não tem problema!

Aqui na Fluencypass você pode comparar seu intercâmbio, sem pagar nada a mais por isso e sem ter o trabalho de sair de casa!

Não perca a oportunidade de alcançar novos patamares e alavancar de vez sua vida!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor