...

Conheça O Feriado De Ação De Graças, O Famoso Thanksgiving

Mesmo que você não more nos Estados Unidos, com certeza já ouviu falar sobre o famoso Feriado de Ação de Graças, originalmente chamado de Thanksgiving. 

É um tema muito comum e sempre aparece em filmes e em séries (Friends, por exemplo, tem um ótimo episódio de Dia de Ação de Graças). A data é muito importante e se você está pensando em ir aos EUA, vale a pena conhecer um pouco dela.

Aqui você vai ficar por dentro das informações mais importantes do Thanksgiving, além de saber qual é a forma mais fácil e mais barata de fazer intercâmbio para os Estados Unidos.

Conheça o Feriado de Ação de Graças

O Feriado de Ação de Graças é comemorado todos os anos, sempre na 4ª quinta-feira do mês de novembro. De fato, não é uma data muito popular no Brasil, mas nos EUA é um grande feriado. 

Na verdade, a data é quase tão importante quanto o Natal. O significado do dia é no sentido de “agradecer”, como o próprio nome já sugere. É um dia em que as famílias se reúnem e pregam a gratidão a Deus por tudo o que aconteceu ao longo do ano.

Antigamente, o Thanksgiving é comemorado após a colheita, justamente no intuito de agradecer por todo o alimento e produção agrícola. Vale dizer que, apesar de hoje ter uma relação com Deus, não é um feriado religioso. 

Sendo assim todos comemoram o Dia de Ação de Graças. Nos Estados Unidos é muito comum viajar para reunir toda a família, celebrando a data com um belo jantar. Inclusive, os pratos típicos são:

  • Pratos de abóbora e batata-doce
  • Purê de batatas
  • Molho de cranberry 
  • Torta de maçã
  • Tradicional Peru 

O Peru é realmente o prato principal e só para você ter uma ideia, são consumidos mais de 50 milhões de perus nesse dia. Por isso, também acaba sendo conhecido como Turkey Day. 

Leia também: Comidas típicas nos EUA

História

O Feriado de Ação de Graças foi decretado por Abraham Lincoln, em 1963. Porém, apenas em 1914 que a data realmente passou a ser considerada feriado nacional.

Dia de Ação de Graças no Brasil

Na verdade, a cultura do Feriado de Ação de Graças não foi muito aderida pelos brasileiros.

Muito está ligado ao motivo do próprio feriado, que é a questão da colheita (algo que não é muito definido no Brasil, que possui uma diversidade muito grande no que tange a agricultura). 

Porém, as escolas de inglês do Brasil sempre tentam trazer um pouco dessa cultura para os alunos. Algumas escolas fazem celebrações, decoram as salas e coisas do gênero.

Feriados são culturais e é muito importante respeitar o thanksgiving enquanto estiver nos Estados Unidos ou até mesmo no Canadá. 

Qual é a Origem do Dia de Ação de Graças

Em Plymouth Colony, Massachusetts, no século XVI (século 16), a região chamada de Nova Inglaterra realizou uma comemoração para comemorar a colheita do ano.

Vale ressaltar que os invernos são rigorosos, ao contrário do Brasil, e não havia a possibilidade de plantio o ano todo. 

A partir de 1620, os chamados peregrinos passaram a ter colheitas mais fartas e que realmente atendiam a necessidade da população. 

No ano seguinte, com o objetivo de repetir os agradecimentos de uma colheita farta, o então governador realizou a “Festa de Outono” entre americanos nativos e os colonos ingleses. 

Desde então a data começou a ser repetida e aos poucos foi surgindo a tradição do Dia de Ação de Graças. Ele não é comemorado apenas nos EUA e Canadá, mas por:

  • Granada (Caribe)
  • Libéria (África)
  • Holanda (Europa)
  • Ilha Norfolk (Austrália) 

Curiosidades

Vamos para mais curiosidades do Feriado de Ação de Graças? Ele é realmente muito particular e diferente do Brasil. Veja algumas curiosidades: 

Marca o início das compras natalinas

Logo após o dia de Ação de Graças todos ficam ansiosos para o próximo feriado, que é nada mais, nada menos, que o Natal! 

Depois do Feriado de Ação de Graças vem uma temporada de promoções e descontos, incluindo a famosíssima Black Friday. Muitos presentes de Natal, inclusive, são comprados dessa época. 

Além disso, a decoração de Natal também começa depois do Thanksgiving, é como se virasse uma página!

Desfiles

Desde o ano de 1924, a famosa loja Macy ‘s promove um grande desfile nas ruas de Nova York. São muitos balões, música, personagens e um público que junta mais de 3 milhões de pessoas. 

A partir de 1947 o desfile passou a ser reproduzido na TV e o público de telespectadores contou com mais de 40 milhões. 

Uma partida de futebol encerra as comemorações da data

O Feriado de Ação de Graças é encerrado com o jogo de futebol americano. A NFL tem três partidas e essa tradição vem desde 1934. 

O Dia de Ação de Graças é realmente um feriado bem completo e amado pelos americanos. A tradição é tão forte quanto o Natal e o melhor de tudo é que é para todas as pessoas, de todas as crenças.

Se você passar um tempo nos EUA ou Canadá, pode ter certeza que passará um Thanksgiving bem característico, assim como costuma ver nos filmes. 

Intercâmbio nos Estados Unidos

Já pensou em passar um típico Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos? E, depois, aproveitar um Natal todo decorado e cheio de neve? 

Antigamente o intercâmbio era realmente algo para poucas pessoas, mas, hoje, as oportunidades são bem maiores e há orçamentos para todos os bolsos.

Além de poder contemplar toda essa cultura de perto, você também poderá aprender inglês. É realmente uma experiência completa e o melhor é que é para todas as idades! 

Se você quer uma nova experiência na sua vida que renda bons frutos, que tal passar um tempo nos EUA?

Veja o Feriado de Ação de Graças, na prática! Faça um orçamento gratuito na Fluencypass e comece agora mesmo a organizar a sua viagem. 

 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor