Como é a cultura dos Estados Unidos?

Como é a Cultura dos Estados Unidos? Se você pretende viajar ou fazer um intercâmbio para a América do Norte, é muito importante saber disso, pois vai ter experiências muito mais profundas .  

Além de ser uma grande potência econômica, os Estados Unidos também são conhecidos por ser um país de cultura muito diversificada. Se falar na qualidade de ensino que atrai muitos estudantes brasileiros em busca de oportunidades.

Por isso que para conhecer um país tão grande precisamos mergulhar de vez em seus costumes. Assim, vem comigo descobrir como é a Cultura dos Estados Unidos.

Dados Gerais dos EUA

  • Nome oficial do país: Estados Unidos da América
  • Tipo de governo: República Federal Presidencialista
  • Língua oficial: Inglês
  • Capital: Washington D.C
  • Moeda: Dólar Americano
  • Área: 9.833.517 km2
  • População: 333,328,222 (inclusive o site do senso do Estados Unidos mostra ao vivo as variações e mudanças na população ao vivo!)

Cultura dos Estados Unidos: Variações regionais 

Para começar, temos que lembrar que os Estados Unidos são compostos por 50 estados, sendo o 4° país do maior do mundo. O que significa que não falamos apenas de um povo estadunidense, mas vários.

Sua população valoriza tanto suas influências e história, que acabou gerando várias culturas que são reconhecidas como relevantes para o país.

Patriotismo e amor 

Em geral, os americanos são extremamente patriotas! Em qualquer lugar que você andar por lá, verá uma bandeira do país hasteada. Inclusive, um dos feriados mais famosos é o 4 de Julho.

Nesta data, é comemorada a independência dos Estados Unidos.

O dia é tão importante que conta com desfiles, shows pirotécnicos, carros alegóricos e muita demonstração de amor à pátria.

Saber o quanto os americanos são patriotas é a base para entender sobre os costumes, hábitos e a cultura dos Estados Unidos.

Paixão por esportes e competitividade

Tá pra nascer povos tão apaixonados por esportes quanto os americanos. Talvez seja por isso que eles são uma das maiores potências olímpicas e esportivas de todo o mundo.

Falando exclusivamente de esportes, os Estados Unidos são responsáveis por criar várias modalidades que são praticadas com maestria. Algumas, até mesmo, exclusivas do  país. O baisebol é considerado o esporte nacional, e o futebol americano, basquete e hóquei são outros esportes com equipes renomadas e profissionais. 

Alguns esportes que são paixões por lá são:

  • Baseball.
  • Basquete.
  • Futebol Americano, mais conhecido como football. (E não, não é soccer)
  • Hóquei no gelo.
  • Boxe
  • Golfe
  • Corrida de cavalo

Contudo, isso não impede que outras atividades, como boxe, golfe, automobilismo e futebol também sejam bastante valorizadas por toda a população. E vemos isso fácil ao escolher os EUA como destino de viagem.

Os Estados Unidos já conquistaram 2,633 medalhas olímpícas, sendo 1061 de ouro, 832 de prata, e 740 de bronze. Compata com o Brasil no Total de medalhas olímpicas, temuma diferença de 2482 medalhas. Já da pra ver que são realmente bem esportivos, né? 

Veja também: Quanta custa um intercâmbio para os EUA?

Cultura dos Estados Unidos: vida acadêmica completa

Quem nunca viu aqueles campus de faculdade enormes em filmes americanos? Pois então, esse é mais um aspecto cultural do país. As universidades são muito grandes e a vida acadêmica é completa.

Isso significa que os alunos contam com muitas opções de atividade extra e têm à disposição uma estrutura completa para seus estudos.

Além disso, o meio acadêmico geralmente é bem acolhedor nos EUA. As aulas são dinâmicas e o ambiente um pouco mais informal.

Feriados nos EUA

Não poderíamos falar de cultura norte-americana sem falar do Dia de Ação de Graças – ou Thanksgiving. Este feriado ocorre na quarta quinta-feira de novembro e é uma celebração de gratidão entre as famílias.

A origem da data comemorativa está nos tempos antigos, no qual o povo comemorava o período de colheita.

Hoje em dia, após o Dia de Ação de Graças, acontece outro evento muito cultural: a Black Friday. Durante ela todos os preços de produtos ficam muito baratos no país, já que os estoques precisam ser esvaziados para receber os produtos que serão vendidos no natal.

Você vai ver que a Black Friday é um dos eventos mais esperados dos EUA e encontrará supermercados e lojas extremamente lotados, afinal, os preços são bons mesmo.

Além disso confira outros feriados nos Estados Unidos:

  • New Year’s Day – 1 º  janeiro
  • Martin Luther King, Jr. Day – Terceira segunda-feira de janeiro
  • Presidents’ Day – Terceira segunda-feira de fevereiro
  • Memorial Day –  última segunda-feira de maio
  • Independence Day – 4 de julho
  • Labor Day – Primeira segunda-feira de setembro
  • Columbus Day – Segunda segunda-feira de outubro
  • Veteran’s Day –  11 de novembro
  • Thanksgiving – Quarta quinta-feira de novembro
  • Christmas – 25 de dezembro

Culinária nos Estados Unidos

Falando em comida, um aspecto bem característico da cultura dos Estados Unidos é o café da manhã reforçado. 

Suco e fruta no café da manhã? Nada disso! A maioria dos americanos costuma comer ovos, bacon, panquecas, waffles, e por aí vai.

O café da manhã nos EUA tem mais “sustância”, pelo fato dos americanos comerem refeições menores no almoço, como um lanche.

Cereais e lanches com pasta de amendoim também são bem comuns, mas é sempre bom lembrar que por ser um país formado por diferentes culturas, cada região pode variações.

No geral a culinária estadunidense é bem semelhante á dos países do ocidente. O jantar para eles é a refeição mais importante do dia.

E quer saber de um fato? Eles tomam muito café! Atualmente são os maiores consumidores de café e referigerante do mundo.

Ainda nos pratos típicos dos Estados Unidos, não podemos deixar de falar dos fast-foods. O quê? Pensou que só você era fã do McDonald ‘s?

Pois bem, esse restaurante foi criados nos Estados Unidos e comer nele já é um costume dos nativos. Por lá, você encontrará fast-foods em praticamente todas as esquinas. 

Mas sabia que há alguns desses restaurantes de comida rápida que são sucesso na terra do Tio Sam, mas não estão presentes no Brasil?

Uma das redes de fast-food mais famosas dos EUA é o In-N-Out Burger. Ao final da tarde, a fila desse drive thru pode chegar a virar o quarteirão, pois as pessoas gostam muito.

Além dele, outros fasts-food conhecidos são:

  • Shake Shack.
  • Five Guys.
  • Chick-Fil-A.
  • Wendy ‘s.
  • Burger King.

Muitas vezes eles são bem desse tipo de restaurante pela falta de tempo e necessidade de comer algo rápido. Mas os principais ingredientes utilizados são o peru, batata, milho, abóbora, veado etc. Ah, além do famoso churrasco, que não podemos esquecer.

Leia também: Quais são as comidas típicas dos Estados Unidos?

Hollywood e Disney: a força do cinema e da televisão

Pensar em cultura americana e ignorar a força do cinema e da televisão no país e no mundo é praticamente impossível.

Hollywood é um dos principais símbolos do cinema mundial e responsável por movimentar, sozinha, mais da metade desse mercado em qualquer parte do globo. E em animação, Walt Disney não tem competição. 

Além da tradição no cinema, os Estados Unidos também têm grande força nas produções de televisão. Por isso, é responsável por criar o maior número de séries e novelas do mundo, distribuídas para vários países.

Por esse motivo, podemos dizer que o cinema e a TV fazem sim parte da cultura dos Estados Unidos e que é muito bem difundida ao redor do globo.

Música nos EUA: O Hip Hop e Pop

Não é novidade para ninguém que os Estados Unidos revelou e continua a revelar talentos da música que se tornam estrelas globais. Sua indústria da música é super forte. 

Para se ter uma ideia, o Grammy Awards é a maior premiação da música e ocorre em Los Angeles, Califórnia. 

Nos Estados Unidos, os estilos musicais mais ouvidos são o Pop e o Hip Hop. Nomes do pop, como Lady Gaga, Michael Jackson e Beyoncé são norte-americanos. 

Somado a isso, temos no Hip Hop diversos artistas americanos bem difundidos, como Donald Glover, , Drake e Lil Nas X

Cultura dos Estados Unidos Dança

Não é só de cinema, esportes e fast food que vive a América. Existem nomes fortes no cenário da arte e da filosofia que compõem parte da cultura americana.

Walt Whitman, Emily Dickinson, Ernest Hemingway, Toni Morrison e Charles Bukowski são alguns dos escritores que marcaram a história da literatura clássica e moderna, não apenas no país, mas em todo o mundo. 

Para as artes visuais, foram nomes como Andy Warhol e Roy Lichtenstein que mudaram a maneira do globo ver os Estados Unidos nesse mercado.

Da mesma forma, a Broadway também é um exemplo de força dos americanos no mercado do teatro e artes cênicas. Os musicais produzidos nela são impecáveis, e alguns são paradas obrigatórias para quem vai a Nova York:

  • O Rei Leão.
  • Cats.
  • Hamilton.

Curiosidade dos Estados Unidos

Há alguns costumes dos Estados Unidos que são únicos e um tanto curiosos. São eles: 

A famosa gorjeta

Quando vamos ao restaurante aqui no Brasil, é normal que a taxa de serviço de 10% venha inclusa na conta.

Só que a cultura estadunidense é outra, por exemplo, você sabia que não dar a gorjeta é considerado uma falta de respeito ao profissional? Indica que eles fizeram um serviço péssimo. Isso porque os garçons geralmente ganham um salário reduzido e dependem das gorjetas para complementar a renda.

As tips são parte do costume dos Estados Unidos. Em um restaurante, por exemplo, costuma-se dar de 15 a 20% do valor da conta ao garçom. Se o serviço foi muito bom, o indicado é dar 20%, se não, menos que isso.

Além de garçons, taxistas, carregadores de malas e outros servidores costumam receber as tips, por isso, fique atento!

O trânsito para quando o ônibus da escola para

Nos EUA, a segurança da criançada é levada muito a sério! Tanto que, quando um ônibus escolar para, eles levantam uma placa de stop e todos os outros carros devem parar também. 

Não se joga papel higiênico no lixo por lá

Um aspecto curioso da cultura nos Estados Unidos: lá, eles não jogam papel higiênico no lixo, mas sim no vaso sanitário. Inclusive, nem há cesto de lixo nos banheiros.

Os encanamentos no país já são desenvolvidos para isso, por isso esse hábito americano não é um problema.  Para os americanos, inclusive, o costume brasileiro de jogar papel higiênico no cesto de lixo é algo bem estranho. 

Os americanos jogam resto de comida na pia

Outro fato curioso é que a população americana em geral joga os restos de comida de uma refeição na pia mesmo. Mas calma, isso tem um motivo!

Eles fazem isso porque as pias das cozinhas nos Estados Unidos geralmente têm um triturador, que impede o encanamento de entupir. 

Cumprimentos: os americanos são mais frios?

No Brasil, temos o costume de abraçar e beijar todos que encontramos, mesmo que não conheçamos a pessoa.

Só que nos EUA a história é diferente, pois eles são mais reservados. Ou seja, levam mais a sério a ideia de espaço pessoal.

Isso não quer dizer que eles são mais frios. Apenas agem de forma diferente. Dificilmente você verá um americano abraçando e beijando quando encontra alguém. Por lá, preferia o clássico aperto de mão.

Intercâmbio nos Estados Unidos: uma experiência única

Falando em experiência, você sabia que os EUA é um dos países mais procurados para intercâmbio?

Imagina viver a cultura dos Estados Unidos da forma mais legal possível, e ainda aprender inglês rápido? Um intercâmbio proporciona tudo isso!

Para fazer um intercâmbio nos EUA, conte com quem entende do assunto! Aqui na Fluencypass, você tem um atendimento personalizado com um consultor especializado que irá te ajudar em toda sua viagem!

Cuidamos de toda a burocracia e ajudamos a planejar tudo! E você não paga qualquer taxa extra de agência por isso!

 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor