...

Você conhece a história do Halloween?

O Halloween ou Dia das Bruxas como é conhecido, é uma das datas comemorativas mais queridas em todo o mundo e, embora não tenha surgido no Brasil, é super conhecida por aqui também.

Esse dia é cercado por tradições incríveis e tem muitas características próprias, o que o torna único e muito especial, fazendo com que muitas pessoas o aguardem para comemorar vestindo suas melhores fantasias e maquiagem

Nesse artigo, vamos te mostrar toda a história por trás do surgimento do Halloween e o que faz com que esse dia seja tão especial e tão comemorado em diversos países. 

Conceito do Halloween 

O Dia das Bruxas, como é conhecido no Brasil, acontece dia 31 de outubro de todos os anos e costuma ser celebrado com temas mais sombrios. Esse dia também é conhecido como Halloween ao redor do mundo.

A palavra Halloween decorre de uma abreviação do termo em inglês All Hallows’ Eve, em suma a palavra all significa “todos”, Hallows tem como tradução “Santos” e por fim Eve seria “véspera”.

Sendo assim, vemos que a tradução literal de Halloween seria Véspera de Todos os Santos, pois sua celebração acontece um dia antes ao dia de Todos os Santos, surgindo o nome dessa premissa.

Onde surgiu o Halloween?

Embora o Dia das Bruxas seja conhecido por ser um feriado muito famoso nos Estados Unidos da América, seu surgimento não aconteceu lá, mas sim há mais de 3 mil anos com os povos celtas da Irlanda.

Os celtas eram politeístas e relacionavam seus deuses a força da natureza e com os animais, celebrando o festival de Samhain da seguinte forma:

  • A celebração iniciava dia 31 de outubro e terminava 1 de novembro;
  • Ela comemorava o final do verão e a passagem do ano dos povos Celtas.

Eles acreditavam que os mortos podiam se levantar e apoderar de corpos vivos nesse dia, motivo pelo qual vestiam fantasias e usavam artefatos para se protegerem contra esses espíritos.

Leia mais: Quais são as festas tradicionais da Irlanda além do Halloween?

Como a celebração celta se tornou o Halloween?

Foi durante a idade média que surgiu a nomenclatura de Halloween para a comemoração do festival de Samhain dos povos celtas, pois nesse período a Igreja passou a condenar essa celebração.

Nessa época os curandeiros começaram a ser considerados bruxos e passaram a ser queimados em fogueiras por se posicionarem contra a Igreja. Em uma tentativa de afastar crenças que consideram pagãs, ela alterou o seu calendário.

Sendo assim, desde a mudança desse calendário o Dia de todos os Santos, que era comemorado 13 de maio, mudou para 1 de novembro para impedir a celebração do festival de Samhain, surgindo o dia do Halloween (Véspera do Dia de Todos os Santos). 

Dia das Bruxas no Estados Unidos 

Com a colonização dos Estados Unidos por Irlandeses no século XIX, a celebração do Dia das Bruxas no país virou uma importante tradição, se tornando uma das festas mais queridas de toda a população.

No Halloween dos Estados Unidos, as crianças têm o costume de se fantasiarem e passar maquiagem para pedir doces nas casas vizinhas ou até mesmo fazer algumas travessuras em quem negar, falando a famosa frase “trick or treat”.

Não são só as crianças que comemoram o Dia das Bruxas, os adultos também celebram dando festas fantasias, bem como decorando suas casas por dentro e por fora com temas assustadores como caveiras, vampiros, fantasmas.

Leia também: Festas mais tradicionais dos Estados Unidos 

Tradições importantes da data

Como visto, a tradição de usar fantasia e maquiagem assustadoras surgiu dos Celtas mediante a crença que eles os mortos voltavam, portanto, precisavam se vestir desse modo para combater esses maus espíritos. 

Já a tradição de pedir doces também está relacionada aos Celtas, pois para acalmar os espíritos e impedir que eles possuíssem os corpos dos vivos, eles ofereciam comida, mais precisamente um doce chamado “bolo da alma”.

Já a abóbora, fortemente usada como símbolo no Halloween, vem do folclore Irlandês relacionado a lenda do “Jack da Lanterna”, contudo, a versão original no lugar da abóbora era um nabo.

Dia das Bruxas no Brasil 

Diferente dos Estados Unidos, no Brasil o Dia das Bruxas não é altamente comemorado, no entanto, o dia ainda é conhecido por quem gosta de outras culturas e é festejado através de muitas festas temáticas de fantasia e de terror.

Embora não seja uma comemoração grande, no Brasil ainda há algumas cidades, bairros e até condomínios residências que celebram essa data conjuntamente, deixando que suas crianças pedem doces nas ruas fantasiadas.

Fato curioso sobre o dia 31 de outubro no Brasil

Você sabia que foi criada uma Lei que declarava que o dia 31 de outubro no Brasil seria o dia do Saci? Ela foi feita com o intuito de afastar a tradição do Halloween do país, dando lugar a uma comemoração do folclore brasileiro. 

Países que comemoram o Dia das Bruxas

Sem dúvidas os Estados Unidos é o país que mais se comemora o Halloween, no entanto, essa é uma data conhecida por todo o mundo e celebrada por outros territórios como:

  • Irlanda – onde tudo começou pelos povos Celtas;
  • Itália;
  • Canadá;
  • Reino Unido;
  • Alemanha;
  • Romênia;
  • Polônia;
  • Holanda;
  • França e muitos outros.

Como visto, há inúmeros países que te permitem comemorar o Dia das Bruxas de um jeito especial e marcante. 

Como celebrar o Halloween?

O Halloween possui uma história muito rica e bonita, além de ter tradições únicas e especiais que tornam sua celebração ainda mais marcante, tornando a data ainda mais interessante.

Quer celebrar o Halloween nos Estados Unidos ou em qualquer outro país que comemore essa data com todas as tradições? Você pode ter essa oportunidade de optar por um intercâmbio durante essa data a um dos locais citados no texto.

Faça seu orçamento de intercâmbio na maior plataforma online de intercâmbio da América Latina e comemore o próximo Dia das Bruxas em um país estrangeiro com uma empresa que te irá auxiliar antes durante e depois da sua viagem sem cobrar taxas de agência.

 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor