Existem mais de duzentos tipos de vistos para quem deseja entrar nos Estados Unidos. Dentre eles, as categorias mais solicitadas por brasileiros está o visto americano B1 e B2, que permitem a estadia temporária de não-imigrantes no país.
Mas quais são as especificações de cada uma delas? Para quem são direcionados? Quanto tempo permitem que o visitante fique no país do tio Sam? Neste artigo, iremos responder a todas essas perguntas.
Continue a leitura para saber exatamente o que significa o visto americano B1 e B2. Veja o que cada categoria permite e tudo mais que você precisa saber antes de emitir seu visto!
Qual a diferença de B1 para B2?
A principal diferença entre o visto americano B1 e B2 é a finalidade da viagem. As duas categorias são destinadas a não-imigrantes que desejam entrar temporariamente nos Estados Unidos. No entanto, de forma geral, o visto B1 é voltado para negócios, enquanto o B2 é para o turismo.
O visto B1 permite que você entre nos EUA para realizar atividades de negócios em nome de empregadores que não são do país. Já em relação ao visto B2, é para quem deseja fazer viagens para turismo ou que está em busca de tratamento médico.
Confira na tabela abaixo a lista de propósitos de viagem para o visto americano B1 e B2!
B1 | B2 |
Empregados domésticos e babás (deve acompanhar um empregador elegível) | Turismo |
Atleta, amador ou profissional (competindo apenas por prêmios em dinheiro) | Férias |
Consulta a parceiros de negócios | Tratamento médico |
Participar de uma convenção ou conferência científica, educacional, profissional ou empresarial | Visitar amigos ou parentes |
Liquidar uma propriedade | Participar de eventos sociais promovidos por organizações fraternais, sociais ou de serviço |
Negociar um contrato | Participar como amador em eventos ou concursos musicais, esportivos ou similares, se não forem pagos pela participação |
Matrícula em um curso de estudo recreativo de curta duração, sem direito a crédito para um diploma (por exemplo, uma aula de culinária de dois dias durante as férias) |
Quanto tempo posso ficar nos EUA com visto B1 e B2?
O visto americano B1 e B2 permite múltiplas entradas nos EUA ao longo de 10 anos por um período máximo de seis meses em cada visita.
Porém, por mais estranho que pareça, isso não significa que você poderá passar um semestre inteiro no país. Isso porque o tempo de estadia é determinado pelo oficial de imigração no aeroporto do destino. O período autorizado, então, é registrado no formulário I-94, que você pode acessar online após sua entrada.
Vale apontar que cada visita ao país é avaliada individualmente. Por exemplo: digamos que na sua primeira viagem aos Estados Unidos você recebe autorização para ficar por 90 dias. Isso é ótimo, não é mesmo? Mas, não garante que, no futuro, você terá o mesmo prazo de permanência em solo americano.
Outro ponto importante é que permanecer no país além do prazo permitido é ilegal e pode gerar consequências negativas. As penalidades incluem a deportação e a possibilidade de ser impedido de retornar aos Estados Unidos.
Caso precise ficar por mais tempo do foi inicialmente concedido, você pode solicitar uma extensão de estadia. Para isso, busque o site do Serviço de Imigração (USCIS) antes do término do período autorizado.
Pode trabalhar com o visto B1?
Não! O visto B1 permite apenas a entrada de pessoas que trabalham para empregadores de outros países. Assim, para consegui-lo, é necessário garantir que a visita não resultará na perda de empregos para trabalhadores estadunidenses. E ainda, que você não receberá pagamento de fontes americanas durante a estadia.
Outras atividades que não podem ser realizadas com o visto americano B1 e B2 incluem:
- Estudar (exceto em cursos de curta duração).
- Performances pagas ou qualquer performance profissional perante um público pagante.
- Chegada como membro da tripulação de um navio ou aeronave.
- Trabalhar como jornalista estrangeiro, em rádio, cinema, jornalismo impresso ou outros meios de informação.
- Residência permanente nos Estados Unidos.
- Turismo de parto (viagem com o propósito principal de dar à luz no país para obter a cidadania americana para o filho).
Tipos de visto americano para trabalho
Existem algumas categorias de vistos que permitem trabalhar nos Estados Unidos. São eles:
- H1-B: visto temporário de ocupação especializada. Os candidatos devem apresentar diploma universitário ou equivalente e provar experiência mínima de 2 a 3 anos na área de atuação.
- H-2A: destinado para trabalhadores do setor agrícola que irão exercer atividade remunerada temporário ou sazonal no país.
- H-2B: para trabalhadores temporários de atividades não-agrícolas. Essa autorização permite que o candidato leve cônjuge e filhos(as) solteiros(as), menores de 21 anos que poderão frequentar a escola nos Estados Unidos.
- H-3: para estagiários que irão receber treinamento em qualquer campo que não esteja disponível em seu país de origem ou visitantes de educação especial.
- L: para candidatos que trabalham em uma atividade de gerência ou executiva, ou em uma posição que requer conhecimento especializado. Nesse caso, a empresa deve fazer a solicitação do visto.
- O: para indivíduos com uma habilidade ou realização extraordinária no campo da ciência, arte, educação, negócios ou atletismo. Também para candidatos reconhecidos internacionalmente no cinema na televisão.
- P-1: destinado a atleta individual ou de equipe, e para membros de um grupo de entretenimento. Para solicitar, o atleta ou artista deve comprove que irá para uma competição esportiva ou apresentação de entretenimento.
- P-2: para artistas que se apresentam individualmente ou em grupo. Nesse caso, devem fazer parte de um programa de intercâmbio entre uma organização nos EUA e outra em seu país de origem.
- P-3: também é destinado para artistas (individual ou grupo), mas, nesse caso, se refere a pessoas que irão se apresentar, ensinar ou treinar em um projeto único (como atividades folclóricas, culturais, musicais, etc.).
- Q-1: para participantes de programas de intercâmbio cultural internacional, que pode ser para trabalho e treinamento cultural, ou para compartilhar a história, cultura e tradições do país de origem.
- I: para membros da mídia estrangeira, seja televisão, rádio, impresso ou cinema. Durante a viagem, o candidato poderá participar apenas de atividades informativas ou educacionais essenciais para o trabalho em sua profissão.
Inclusive, se você sonha em fazer um intercâmbio, essa é a oportunidade perfeita!
A Fluencypass oferece o ciclo completo da fluência, com uma plataforma 24 horas, aulas particulares, conversação ilimitada e intercâmbio no final. Assim, seu intercâmbio nos Estados Unidos é uma experiência completa!
Faça seu orçamento gratuito de intercâmbio no banner abaixo:
Visto B1 e B2: valor e como agendar
Para solicitar um visto de qualquer natureza é preciso passar por algumas etapas. No caso do visto americano B1 e B2, o processo consiste em:
- Preencher o formulário de inscrição DS-160;
- Fazer o cadastro no site do Visa Appointment Service;
- Pagar as taxas.
Após a confirmação do pagamento, você poderá agendar a sua entrevista, que pode acontecer nos consulados em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Recife, em Porto Alegre ou na Embaixada em Brasília. O tempo de espera para a entrevista é de acordo com o lugar escolhido.
Algumas pessoas também podem ter que agendar um horário no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para fazer fotos e impressões digitais. Caso você escolha realizar o processo no Consulado-Geral de Porto Alegre e Recife, esse passo não é necessário.
Qual o valor do visto americano em 2025?
A taxa de visto para os Estados Unidos, chamada de taxa MRV (Taxa de Revisão de Visto), custa US$ 185. Em reais, esse valor equivale a R$ 1.071,53, mas pode variar de acordo com a cotação do dólar.
Essa taxa cobre os custos associados ao processamento do pedido, por isso, não é reembolsável. Assim, caso o visto seja negado e você precise fazer outra solicitação, terá que pagá-la novamente.
Agendamento do visto americano 2025
Em 2025, a fila de agendamento do visto americano está menor do que em outros anos. Em 2022 e 2023, por exemplo, o tempo de espera chegou a 600 dias!
Para os vistos americanos B1 e B2, o prazo atualmente é de 55 dias. Dessa forma, se você deseja fazer sua solicitação, este é um bom momento! Acessando esse site você pode verificar a média de espera para ter uma noção mais precisa do tempo.
Saiba tudo sobre visto americano
Se você tem curiosidade sobre outras categorias de visto americano ou tem alguma dúvida sobre o processo de solicitação, temos o material perfeito para você!
Criamos um Guia completo sobre o visto americano, incluindo as principais perguntas sobre o assunto, como se é necessário falar inglês e o que fazer caso o pedido for negado.
Por fim, deixamos uma dica. Mesmo que o propósito da sua viagem seja turismo de lazer, saber se comunicar com os nativos vai fazer toda a diferença. Afinal, você poderá fazer pedir informações com mais clareza e até amizades!
O conhecimento do idioma vai ajudar a evitar perrengues e dores de cabeça e tornar seus dias nos Estados Unidos ainda mais divertidos. Então, antes mesmo de solicitar seu visto americano B1 e B2, conheça a Fluencypass: uma solução para te ajudar a alcançar o inglês fluente!
A Fluencypass oferece uma jornada integrada para que você aprenda o idioma rápida e definitivamente. Você pode acessar a plataforma a qualquer horário do dia para participar de grupos de conversação ou aulas particulares com os melhores professores do mundo.
Para se tornar aluno da Fluencypass com até 47% de desconto e falar inglês em até 12 meses clique aqui