...

Costumes brasileiros que os gringos acham estranho

Existem costumes brasileiros que os gringos acham estranho, mesmo que sejam muito comuns em nosso cotidiano. Você já conhece eles?

Quando pensamos nesta estranheza que os costumes brasileiros geram, temos que colocar em foco o conceito de “choque cultural”.

Ele acontece quando duas ou mais culturas acabam estando em um mesmo contexto, isso faz com que as pessoas acabem não se identificando com o que está acontecendo.

O Invistopédia explica que “O choque cultural se refere a sentimentos de incerteza, confusão ou ansiedade que as pessoas podem sentir ao se mudar para um novo país ou vivenciar uma nova cultura ou ambiente”.

Desta forma, trouxemos 10 costumes brasileiros que os gringos acham estranho e como acontece esse choque cultural.

1- Abacate com açúcar

É muito incrível como este é um costume super comum, mas que pode parecer “weird” para gringos.

Aqui no Brasil, sabemos que é normal bater abacate com leite e açúcar ou comê-lo amassado com leite condensado 😜 

Contudo, ao redor do mundo, as pessoas costumam consumir abacate salgado, sendo que a forma mais comum é na Guacamole.

2- Cerveja gelada

Um bom brasileiro adora uma gelada, não é verdade? Quanto mais cinza e mais fria melhor! Até porque temos um clima tropical que é quente, quase o ano todo.

Mas muitos estrangeiros vão querer o extremo oposto disso, como é o caso da Inglaterra e da Irlanda, em que o comum é consumir cerveja quente.

Sim! Você leu certo, há muitas explicações para isso, mas o principal motivo é devido às baixas temperaturas. Então, a cerveja quente acaba sendo mais atrativa… Com certeza é um costume brasileiro que os gringos estranha. O que você acha disso?

3- Falta de pontualidade

“Só mais cinco minutos…”

“Estou saindo de casa…”

“Vamos marcar sim…”

“Vou estar lá às 8 da noite…”

Um bom brasileiro sempre vai esperar que haja um atraso, até porque para muitos isso é muito normal.

Um ótimo exemplo são em nossas festas que sempre é muito comum que, mesmo começando cedo, muitos convidados cheguem depois de uma hora ou duas.

Para um gringo isso pode fazer o sangue ferver, como é o caso dos Alemães que são extremamente pontuais e vão estar no local pontualmente.

4- Banhos em Excesso

Quantos banhos você toma por dia? Você sabia que este foi um costume herdado dos indígenas?

O fato de termos água em abundância e clima tropical fez com que eles tivessem muitos mais banhos ao longo do dia.

Só que quando vamos aos países mais frios, percebemos que tomar banho várias vezes ao dia pode se tornar algo extremamente diferente.

Principalmente durante o inverno que as temperaturas baixam muito. Além disso, há hotéis que acabam estranhando que turistas brasileiros gastam muito mais água quando estão no exterior.

via GIPHY

5- Contato Corporal

Brasileiro adora um beijinho no rosto, um abraço, um toque enquanto está conversando. Entretanto, outros povos são bem individualistas e os contatos corporais são bastante restritos.

Tocar uma pessoa que não conhece dar beijinhos no rosto, dependendo da cultura, pode soar desrespeitoso.

6- Lixo no Banheiro

Com certeza, esse é um dos costumes brasileiros que os gringos acham estranho. A gente sabe que as tubulações e esgotos no Brasil estão bastante aquém do que deveriam e é por isso que não jogamos papel higiênico no vaso. Ou teríamos terríveis problemas de entupimento.

Mas acontece que em outros países não existe lixo no banheiro, pois o papel é descartado no vaso. Sem falar naqueles que as pessoas sequer usam papel higiênico, pois se limpam com água mesmo.

7- Feriados e Férias

Outro ponto bastante importante são nossos direitos trabalhistas, já que todo mundo sabe que terá direito às férias depois de um ano de trabalho…

Só que em muitos países, as férias são algo que precisam ser negociados com seu patrão. Em alguns, nem existe remuneração para este período, ou seja, você não ganha se não trabalha.

Além disso, nosso calendário é cheio de feriados, mas isso também é coisa bem brasileira. Já que há países como Estados Unidos que quatro feriados por ano é regalia. Leia sobre a cultura dos EUA aqui.

8- Pizza com garfo e faca

E só a gente sentar na pizzaria que o garçom já chega com garfo e faca para quem precisar. Mas esse é um dos costumes brasileiros que os gringos acham estranhos.

Comer de talheres? Os italianos enfiam a mão na massa e se sujam todo quando estão comendo pizza e esse é o costume para eles.

Já deu para perceber como deve ser o choque cultural que eles têm ao ver os talheres em nossas mesas, não é verdade?

9- Farofa

A farofa também é algo típico brasileiros, mas muitos acabam achando estranho ao provarem. “A textura é de areia” é o que muitos revelam ao provar pela primeira vez.

Contudo, consumir farinha de mandioca é algo bastante brasileiro e que deu origem a um prato tão delicioso quanto a farofa.

Confira abaixo o vídeo de gringos provando a feijoada brasileira.

https://www.youtube.com/watch?v=n9WwchF7HK8

10- Higiene Bucal

Parece brincadeira, mas nós brasileiros batemos recorde quando o quesito é cuidar de beleza e higiene.

E isso também diz respeito à higiene bucal! Por exemplo, é comum que levemos nosso kit de escovação para escovar os dentes depois do almoço ou alguma refeição.

Da mesma forma, que nós brasileiros visitamos o dentista com grande frequência. E, sem querer generalizar, muitos estrangeiros não tem essa preocupação.

Sem falar que tivemos uma grande política anti-cigarro que também impacta na saúde dos dentes. O que não é verdadeiro para outros países, logo, pedir licença para escovar os dentes no banheiro do restaurante pode parecer um tanto estranho.

Que tal planejar seu intercâmbio?

Você sabia que há pelo menos 8 países que pode receber você para intercâmbio? E que dá pra parcelar seu intercâmbio?

Corre e faça uma simulação com a Fluencypass, aqui você tem acesso a especialistas que vão dar todas as informações e você não paga nada por isso. Be free!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor