...

Intercâmbio AIESEC: Tudo que você precisa saber

Um dos modelos de intercâmbio mais procurados por jovens universitários, além do intercâmbio de línguas, é o intercâmbio de experiências sociais e profissionais. Nesse modelo de intercâmbio os candidatos, ao invés de se dedicarem a aprender uma língua ou estudar durante um período de suas vidas no exterior, optam por viver experiências que vão mudar a maneira que se relacionam com o mundo e com sua vida profissional.

Uma das organizações mais famosas do mundo nesse tipo de programação é a AIESEC. Você já ouviu falar nela? Nesse artigo vamos apresentar o trabalho que essa organização sem fins lucrativos realiza em diferentes cantos do mundo. Confira!

Intercâmbio AIESEC: O que é a instituição?

A AIESEC (palavra que, ao contrário do que muitos pensam, não é uma sigla) é uma organização mundial, reconhecida pela ONU, sem fins lucrativos que foi criada em 1948 na Bélgica, para hoje inspirar mais de 8.000 jovens de 126 países em todo o mundo. A AIESEC é hoje a maior associação estudantil do mundo e possibilita que vários jovens desenvolvam diferentes potenciais para poder se tornar profissionais mais impactantes no seu futuro.

A sede da AIESEC fica hoje em Rotterdam, na Holanda, porém a organização é liderada por vários jovens estudantes e recém-formados que são voluntários em diferentes países do mundo. Esses voluntários ajudam a planejar e recrutar candidatos para viver as experiências profissionais e desfrutar das oportunidade que a organização oferece.

Aqui no Brasil a AIESEC é parceira de mais de 200 universidades e promove mais de 3.000 intercâmbios sociais ou profissionais todos os anos e conta com a ajuda de seus 5.000 voluntários. Em  território brasileiro, a organização está presente em 23 estados e 77 escritórios locais.

Vale lembrar que os membro da AIESEC são chamados e conhecidos mundialmente de “AIESECers”.

Intercâmbio AIESEC: Quais são os tipos de intercâmbio oferecidos?

O intercâmbio AIESEC é oferecido em dois tipos para os candidatos interessados em viver uma experiência profissional diferente fora do país: o intercâmbio social e o intercâmbio profissional.

Cidadão Global ou intercâmbio social

No intercâmbio AIESEC social, também conhecido aqui no Brasil como Cidadão Global, os intercambistas tem a oportunidade de participar como voluntários em diferentes ONGs espalhadas pelo mundo, sempre com o foco em desenvolver habilidades de gestão de projetos e educação cultural. É possível realizar o intercâmbio em ONGs ambientais, culturais, de gestão, saúde e de direitos humanos. A duração para esse tipo de programa é de 1 a 3 semanas, em vários destinos, tais como: Rússia, Colômbia, Peru, Argentina e outros.

Talentos Globais ou intercâmbio profissional

O intercâmbio AIESEC profissional por sua vez, também conhecido como Talentos Globais, tem como foco a realização de atividades profissionais remuneradas, por isso o candidato tem a oportunidade de trabalhar em empresas de diferentes áreas fora do país.

Além de se desenvolver profissionalmente, o programa Talentos Globais tem como objetivo apresentar ao participante um ambiente social e de aprendizado completamente diferente do que ele está acostumado, incentivando-o a vivenciar a realidade de uma empresa internacional.

Os recrutados para os Talentos Globais são geralmente profissionais das áreas de Gestão, Engenharia, Relações Internacionais, Tecnologia e Educação. Os candidados para essa vaga devem cumprir a duração de 3 a 12 meses nesse programa de intercâmbio.

É possível ainda participar do intercâmbio AIESEC somente como anfitrião de intercambistas.

Como essa organização trabalha sempre com jovens que estão em busca de novas experiências em países diferentes, muitos vem ao Brasil  tanto para se desenvolveram profissionalmente como para também ajudar em ONG’s e escolas, e por isso  geralmente contam com o apoio da AIESEC brasileira para encontrar locais para viver durante esse período.

Se optar por hospedar e receber um intercambista, pode ter em troca dessa gentileza, uma experiência cultural incrível e de quebra, ainda pode praticar outro idioma sem nem mesmo precisar sair de casa.

O que precisa para hospedar um intercambista?

  • Estar livre para acomodar uma pessoa por até 12 semanas;
  • Disponibilizar sem nenhum custo ao intercambista necessidades básicas como: água, luz, eletricidade, gás, internet e outros;
  • Compreender e aceitar as diferenças culturais;.

Como funciona o processo de intercâmbio AIESEC?

Para poder participar do intercâmbio nessa associação, seja para o Talentos Globais ou para o Cidadão Global, é preciso se inscrever no site da AIESEC. No sistema da organização, o candidato preenche seu perfil e realiza buscas de vagas por tema, destino, duração do intercâmbio ou até pela data de início e término de programa, além disso é possível preencher as áreas de interesse e suas habilidades, garantindo encontrar o trabalho mais adequado. Após a inscrição você recebe um convite para uma entrevista (via Skype) e, a partir daí, você receberá ofertas de vagas que estão de acordo com o seu perfil.

Os únicos pré-requisitos para poder fazer um intercâmbio AIESEC é ter entre 18 e 30 anos e que tenha concluído seus estudos em no máximo 2 anos, podendo ser Graduação ou Pós-Graduação.

Entretanto dar uma arrumada no currículo também pode ser um diferencial para conseguir boas oportunidades. Por isso quanto mais línguas você souber melhor (visto que o intercâmbio visa a experiência internacional) e também experiências profissionais anteriores na área de seu interesse.

Quanto se paga para fazer um intercâmbio AIESEC?

Após a entrevista e aprovação do candidato, vai ser necessário pagar uma taxa de serviço para finalizar o cadastro. Essa taxa tem como intuito ajudar a custear os serviços da AIESEC de sua cidade – que, vale a pena ressaltar, é administrada por outros AISECers voluntários. As taxa saem por volta de R$1990,00 para o programa Talento Global e R$1450,00 para Cidadão Global. (taxas atualizadas em 2015)

Em qualquer um dos programas que o candidato escolher (Talento ou Cidadão) será necessário arcar também com a passagem, visto (se exigido pelo país destino) e seguro viagem. A hospedagem é oferecida pelos voluntários da AIESEC, porém os custos relacionados com lazer e qualquer outro gasto extra também é arcado pelo intercambista.

Se você ficou interessado em conhecer mais sobre o excelente programa que a AIESEC oferece para jovens universitários, não deixe de acessar o site da organização no Brasil.

E você já realizou algum intercâmbio AIESEC ou pretende realizar? Que tal compartilhar sua experiência com a gente nos comentários?

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor