...

Quanto tempo demora para falar inglês sozinho?

“Quanto tempo demora para falar inglês sozinho?” Essa é a principal dúvida de quem não tem tempo a perder e quer logo se tornar fluente no idioma. Principalmente, porque no mundo conectado que vivemos quem é fluente sai na frente e consegue emprego em praticamente todos os cantos do planeta.

Ainda assim, segundo dados do British Council, apenas 1% tem a fluência necessária, ou seja, consegue se expressar em situações formais e informais com segurança. A Mirian dos Santos, ao perceber isso, decidiu levantar mais cedo e usar esses minutos para se dedicar aos estudos da língua estrangeira.

Pedro Richardson, que é poliglota, explica que acabou sendo obrigado a estudar por conta própria, pois na sua época a internet ainda não era tão difundida. “Na época era ainda adolescente e as pessoas não entendiam por que eu queria aprender a língua. Hoje com a internet, temos todos os recursos à nossa disposição, muitos deles completamente gratuitos”, conta ele em reportagem ao site Terra.

Então, se você quer se inspirar em Mirian e Richardson e conseguir se comunicar bem e se destacar por ter um segundo idioma, descubra neste artigo quanto tempo demora para falar inglês sozinho.

Tem como aprender inglês sozinho?

Mas é claro que sim! A única diferença é que seu aprendizado será como encontrar uma pedra preciosa: você vai ter uma forma mais “bruta” que precisará ser lapidada posteriormente.

Isso quer dizer que você vai precisar de interação e algumas aulas para limpar sua pronúncia e consolidar regras gramaticais. Contudo, a base da língua inglesa pode ser aprendida sozinha!

A importância da prática

Ainda falando sobre aprender inglês, é muito importante que você consiga incorporá-lo à sua rotina. E isso, requer muita prática, viu!

Quem é aluno da Fluencypass, por exemplo, tem esse aprendizado facilitado, já que depois de muita pesquisa e desenvolvimento, criamos o ciclo completo da Fluência.

No ciclo da fluência unimos tudo que o estudante precisa para destravar o inglês: escola de inglês online 24 horas por dia, grupos de conversação e aulas com professor particular.

Tudo isso seguindo os padrões do Quadro de Referência Europeu (CEFR), que são reconhecidos internacionalmente.

Além disso, dá para contar com um intercâmbio no final de 12 meses, com 8 destinos para escolher.

Isso porque sabemos que é a prática aliada a um método eficaz que vai fazer o estudante conseguir chegar à níveis avançados na língua inglesa.

Quanto tempo demora para aprender inglês sozinho?

Quando se pensa quanto tempo demora para falar inglês sozinho, precisamos entender que há variáveis que vão influenciar mais ou menos no resultado:

  • Seu grau de motivação.
  • Quanto tempo você dedica ao estudo da língua.
  • O seu nível de exposição ao idioma.

Por isso, há pessoas que podem adquirir uma fluência mais rápida quando estão determinadas e moram em outro país, por exemplo. Outras levam até quatro anos estudando em escolas tradicionais de inglês.

O viajante e mochileiro, Eliézer, conta que levou em torno de um ano aprendendo a língua por meio de filmes. Ele usava como estratégia pesquisar imagens dos novos termos que aprendia, o que acelerou a internalização de vocabulário.

5 Dicas para aprender inglês sozinho

Mesmo assim, aprender inglês sozinho pode ser um verdadeiro desafio, para te ajudar, separamos 5 principais dicas, anote aí!

1- Afaste-se aos poucos da língua portuguesa

A gente sabe que o aprendizado de uma segunda língua começa com o uso da tradução. Mesmo assim, todo bom autodidata precisa perceber o momento de deixar de lado a língua portuguesa.

Não entendeu? A lógica é simples: um falante da língua inglesa não pensa em português, mas no próprio idioma. Por isso, quanto mais esforço você fizer para se aproximar do falante nativo, melhor.

2- Estude os sons da língua inglesa

Além disso, há muitos sons do inglês que não existem no português:

  • Vogais: æ, ʌ, ə etc.
  • Semivogais: j e w.
  • Consoantes: ŋ, ð e θ.

Para entender melhor, busque pela fonética da língua inglesa e, principalmente, por sons do inglês que não existem em português. O Michaelis traz uma boa noção de algumas dessas especificidades.

3- Imite nativos do idioma

Da mesma forma, para potencializar o tempo que demora para aprender a falar inglês sozinho, você pode imitar os sons que ouvir e repetir as falas que for entendendo.

Para se ter uma ideia, é esse exercício que os bebês fazem quando estão desenvolvendo sua língua nativa. Então, ao ouvir músicas, assistir filmes e escutar podcasts, ter uma escuta ativa e replicar os sons pode ajudar.

4- Force-se a pensar e falar em inglês

Neste sentido, manter o foco na hora de aprender inglês é essencial esforçar-se para mudar seu relacionamento da língua. Até mesmo na sua cabeça!

Tentar priorizar a fala em língua inglesa e os pensamentos pode dar aquela mudada de chave que o idioma precisa. Alguns estudos revelam que essa prática ajuda a criar uma região responsável por gerir o inglês no seu cérebro.

5- Não tenha vergonha de errar

Além das dicas anteriores, essa é uma das mais importantes: se abrir para errar e aprender com os erros. Se você quer ser autodidata vai precisar encarar isso durante todo seu percurso de aprendizado.

Vale sempre ter em mente que o inglês te conecta com o mundo, por isso, deixar a vergonha de lado vai te levar longe. Veja algumas dicas para aprender mais rápido durante o intercâmbio:

https://www.youtube.com/watch?v=3dc3Y6BH5rk

Modelo de Estudos para aprender inglês sozinho

Acima de tudo, quanto falamos em relação ao tempo para falar inglês sozinho, vimos que o mais importante são as horas de exposição e dedicação. Para facilitar, veja um exemplo de cronograma de estudos:

Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Domingo
Estudar Gramática
30 minutos de exercícios
Ócio produtivo
Revisar gramática
Músicas em inglês
Ócio produtivo
Revisar conteúdos da semana
Podcast em Inglês
Escrita do Inglês
Ler Livro/ Ver filme em inglês
30 minutos de exercícios em inglês
exercícios de vocabulário
Filmes ou livros em inglês
Programar conteúdosda semana
30 minutos de exercícios
 
 
(tirar suas principais dúvidas)
 
 
 

Como você pode perceber, há espaços em branco no cronograma proposto, a ideia é você preencher com atividades complementares e que te dêem prazer. Para potencializar, una o inglês a uma atividade que você gosta, como ver palestras na sua área de estudos e conversar com nativos.

Como consolidar a fluência?

Depois de todo este processo, você vai precisar consolidar seu aprendizado da língua inglesa. Neste caso, é bastante recomendado que você faça um intercâmbio, este período vai colocar à prova todo o seu processo de aprendizado.

Além disso, vai servir como um momento de imersão para que você possa perder a vergonha e finalmente desbloquear seu modo fluente.

Aqui na Fluencypass, seu passe para fluência pode estar no Canadá, Estados Unidos e outros destinos incríveis. Sem falar que podemos fazer parte de seus momentos de estudos solos com nosso ciclo completo de aprendizagem online.

Vale a pena conferir, junte-se a nosso time de alunos!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor