...

Como aprender inglês em um mês em 2024?

O sonho de muita gente é ser bilíngue, mas aí bate algumas dúvidas: dá para aprender inglês em 1 mês? O que eu vou precisar para desenvolver o idioma? Como agilizar meus estudos? Fica tranquilo, você não é o único a ter esses questionamentos.

A falta de tempo muitas vezes é um impedimento para pessoas que querem aprender um novo idioma, no entanto, existem muitos recursos e ferramentas que nos permitem aprender inglês de forma mais agilizada.

Então, vem com a gente descobrir como aprender inglês em um mês!

Dá para ficar fluente em inglês 1 mês?

Não dá para ficar fluente em inglês em um mês. Fuja de escolas que te façam este tipo de proposta. Ainda assim, você consegue desenvolver bastante suas habilidades e se já tem uma base da língua inglesa dá para se desenvolver mais.

Contudo, para que funcione, você precisa passar por um período de estudo totalmente focado e empenhado. Isso significa trazer o inglês para sua vida de vez e também praticar todos os dias.

Leia também: Quais são as melhores escolas de inglês do Brasil?

Quais são as habilidades necessárias para falar inglês?

Neste sentido, se falamos de aprender inglês em um mês, é super importante que você conheça as habilidades que precisam ser desenvolvidas. Assim, seu percurso fica melhor organizado e você consegue avaliar seu desempenho.

Então, vamos falar de 4 habilidades:

  1. Listening: está vinculado à capacidade de ouvir e compreender o inglês. Mas também diz respeito a saber diferenciar sotaques,  conseguir avaliar ritmo, entonação e informações “subetendidas”.
  1. Speaking: diz respeito à produção oral, ao falar inglês. Essa habilidade vai além do simples falar, mas está relacionada à boa comunicação e expressão de ideias, bem como participação em debates e defesa de ideias.
  1. Reading: essa é a habilidade de leitura, também tem seus pormenores, como entender diferentes tipos de textos, saber ler nas entrelinhas e conseguir inferir significados.
  1. Writing: é a habilidade de escrever em língua inglesa, muitos têm muita facilidade com ela e outros grande dificuldades. Contudo, escrever de forma clara, fazendo uso de conjunções e se expressando com clareza, leva tempo.

Inglês em um mês: você terá que estudar todos os dias

Como vimos acima, se você tem um mês disponível para alavancar seu inglês, precisa se dedicar todos os dias. Vamos dizer que você está de férias e pode dedicar 5 horas para estudar a língua, isso é muito bom!

Ainda assim, mesmo depois desse período de intensivão, você precisará continuar criando estratégias para não deixar seu inglês esfriar. Vamos ver algumas estratégias?

  • Estudar inglês ao acordar: alguns alunos acordam meia hora mais cedo e usam esse tempo para se tornarem fluentes. Claro que no começo pode ser desafiador, mas com o passar dos dias o cérebro se acostuma.
  • Quinze minutos antes de dormir: o período antes de dormir é recomendado apenas para sintetizar vocabulário. Pois o que você faz antes de dormir, geralmente, é trabalhado com mais intensidade pela sua memória e até nos seus sonhos.
  • No almoço: enquanto faz a digestão, tire quinze minutos para aprender um pouco mais de língua inglesa.
  • Dentro do transporte: quem usa ônibus pode baixar apps e levar livros consigo. Já os motoristas podem usar os podcasts em língua inglesa para dinamizar seus estudos, enquanto está no trânsito.
  • Momentos de lazer: o resto do seu tempo também pode ser usado da mesma forma. Ouça músicas em inglês, filmes sem legenda e cante karaokê em english.

Além disso, caso escolha aprender inglês em uma plataforma, ou escola, dê preferência as escolas de inglês online, já que você ganha tempo de deslocamento e pode aproveitar melhor os recursos oferecidos. 

Um mês de intercâmbio faz diferença no aprendizado do inglês?

Além disso, se você já tem conhecimentos em língua inglesa e tem um mês disponível, é possível aprender inglês em um mês durante seu intercâmbio! Sim, você viaja para outros países e volta com uma bagagem cultural enorme. Pense em locais como:

  • Estados Unidos: é um dos destinos mais visitados e possui uma diversidade enorme de cidades para seu intercâmbio.
  • Irlanda: é a favorita de quem quer trabalhar e estudar e dá para viajar muito por lá.
  • Malta: um paraíso mediterrâneo na Europa com muita praia e locais maravilhosos para se conhecer.
  • África do Sul: aprenda inglês estado imerso em uma cultura totalmente diferente.

Roteiro para aprender inglês em 1 mês

Para te ajudar nos seus estudos de língua inglesa, criamos um modelo de estudo para você usar e descobrir se é possível aprender inglês em um mês. Claro que você pode e deve adaptá-lo à sua realidade.

Além disso, no nosso roteiro, consideramos um aluno que já passou pelo básico de inglês e quer um intensivo para chegar o mais rápido ao nível intermediário:

 
1º Semana
2º Semana
3º Semana
4º Semana
Domingo
Teste de nivelamento 
Ver pontos de melhoria
Tema da semana: como descobrir sua vocação
Maratona de Séries ou filmes em inglês
Tema: Controversial Issues
Quadrinhos em inglês

Tema: arte contemporânea
Jogos em Língua Inglesa
Gartic; Stopots; Among Us
Segunda
Estudar Particípio de passado
Estudar Present Perfect
Estudar Past Perfect
Revisar gramática
Terça
Exercícios de Listening
Podcasts sobre o tema
Entrevistas com artistas
Gravar áudio de revisão
Quarta
Artigos sobre o tema
Artigos sobre o tema
Artigo sobre aprender inglês
Quinta
Revisar particípio de passado e aplicar em exercícios
Teste de nivelamento 
Exercícios de gramática
Conversação com nativo
Sexta 
Prática da pronúncia do inglês
Karaokê em inglês
Conversação com nativo
Resumo e revisão
Sábado
Resumo e revisão
Resumo e revisão
Resumo
Teste

Aprender inglês em 1 mês: qual plataforma de estudos usar?

Para que você tenha um aprendizado completo que mostre que é possível aprender inglês em um mês, recomendo que você use a plataforma da Fluencypass.

A plataforma da Fluencypass foi desenvolvida para estudantes independentes que querem sair do zero ao avançado no inglês, mas gostam de organizar seu próprio aprendizado.

Por lá, além de conteúdos ricos sobre a língua inglesa, você terá aulas de conversação ilimitada e aulas particulares com professores. Você também pode escolher fazer um intercâmbio no final de seus estudos e ter um aprendizado imersivo.

Para isso, já separamos um material que vai acelerar seu aprendizado. Dá uma olhada!

400 palavras do inglês em 30 dias!

Como aqui na Fluencypass nosso objetivo é fazer você falar inglês o mais rápido possível preparamos um roteiro de estudos GRATUITO com as 400 palavras mais usadas em inglês.

Com uma técnica que mistura vocabulário, contexto e muita prática! Você pode, inclusive, usar a estratégia que a gente passou neste artigo para complementar com mais sua pronúncia e ganhar um vocabulário ainda mais rico!

Baixe agora mesmo nosso Ebook “APRENDA AS 400 PALAVRAS MAIS IMPORTANTES DO INGLÊS EM 30 DIAS” e turbine o seu inglês!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor