...

Trabalhar e estudar na Austrália: 6 Dicas

A terra dos cangurus é um dos melhores destinos para os brasileiros que querem aprender inglês e aproveitar para fazer o seu pé de meia. Confira tudo sobre estudar e trabalhar na Austrália!

Segundo a embaixada da Austrália no Brasil, recentemente as burocracias para obtenção do visto australianos foram reduzidas. Isso se deu principalmente pela boa reputação dos brasileiros que já passaram pelo país. E sabe o melhor? Não é difícil brasileiros encontrarem um emprego por lá!

Então se você sonha em viver em outro país, não deixe de conferir as dicas sobre estudar e trabalhar na Austrália!

Como trabalhar e estudar na Austrália?

Antes de dar as dicas de como trabalhar e estudar na Austrália, vamos te dar um resumo sobre como começar a pensar em work and travel. Já temos um post aqui no blog completo sobre isso, é só clicar aqui.

Se você quer estudar inglês e trabalhar na Austrália, a melhor opção para você é fazer um intercâmbio de work and travel, pois com o visto de estudante, você é permitido trabalhar por lá!

Nesse tipo de intercâmbio o período mínimo permitido para estudar e trabalhar é de 14 semanas até no máximo 2 anos. Lembrando que durante o curso você pode trabalhar apenas 20 horas semanais e nas férias pode trabalhar em período integral.

Estudar e trabalhar na Austrália: OK, mas por onde começar?

Para não correr risco de ter o visto negado, planeje tudo com bastante antecedência. Coloque no papel informações como:

  • Período que deseja ficar na Austrália.
  • Qual cidade irá morar.
  • Se quer ou não trabalhar no país.
  • Viagens que deseja fazer no país.
  • Em que escola irá estudar e em qual turno.

O indicado é entrar com o processo de visto 85 dias antes do embarque para que não haja nenhum problema… Além disso, se organizar antecipadamente facilita no momento da entrevista para o visto, pois você conseguirá responder com consistência as perguntas do cônsul.

Quando você faz esse processo com uma agência, você não precisa se preocupar com toda a burocracia e tem mais tempo para se planejar.

Escolher uma agência que não cobre taxas exorbitantes é bem importante para economizar, e disso a Fluencypass entende… Por isso não cobramos a famosa taxa de agência

Escolha a cidade que mais combina com seu perfil

A Austrália é um país grande com bastante diversidade, e é bem parecido com o Brasil em termos de clima e tamanho. Com certeza é o destino perfeito para aqueles que gostam de um clima tropical, praias e esportes.

Muitas pessoas pensam apenas em Sydney quando falamos da terra dos cangurus, porém a Austrália oferece cidades incríveis e com uma grande diversidade cultural.

Melbourne

Já foi considerada como uma das melhores do mundo para se viver. Lá os ambientes naturais se mesclam com a modernidade, você vai encontrar momentos de respiro em praias e parques naturais, mas também vai se embalar na agitação noturna da cidade.

Lá você terá diversas opções de lazer como corridas de carros, desfiles de modas, arte de rua…

Brisbane

Ideal para os intercambistas que preferem uma cidade com cara de interior. Ainda assim, não se engane, há muito o que fazer nela: museus, galerias de artes e feiras são algumas atividades disponíveis.

Além disso, existe uma praia artificial que fica no meio da cidade! Legal, né?

Perth

É outro recanto cultural, com muitas artes e monumentos para serem visitados. Apesar de não ser tão centralizada, Perth tem se destacado muito em relação a oportunidades de emprego.

Além disso, a cidade considerada como a mais “isolada” não fica atrás das maiores quando falamos em lazer! Há muitos museus, praias paradisíacas e artes de rua.

Gold Coast

Gold Coast é muito conhecida pelo surf, inclusive, é lá que acontece o campeonato mundial. Então, pode ser sua escolha se você gosta de esportes aquáticos, sol, praia e calorzão.

No verão a cidade recebe muitos turistas, por isso, se for pra lá nesse época, fique de olho nas vagas de emprego, já que a tendência é aumentar.

Adelaide

Estude lá se você quer economizar, isto porque, mesmo sendo a quinta maior cidade da Austrália, Adelaide tem um custo de vida 20% menor.

Eu já viajo com emprego garantido?

A resposta para essa pergunta é não. O estudante fica responsável por achar um emprego, que por sinal não demora muito para aparecer, mas não adianta querer trabalhar na Austrália com a mentalidade engessada de fazer a mesma ocupação do Brasil.

O importante é você ficar ligado nas oportunidades, através de sites e aplicativos de vagas, como LinkedIn por exemplo, e criar um currículo matador em inglês. Veja algumas dicas:

  • Ligue e converse com gerentes.
  • Mande currículos por e-mail.
  • Esteja atento ao mural da escola.
  • Fale com todos sobre você estar buscando um trabalho.

Estudar e trabalhar na Áustralia: 6 Dicas para arrasar

1. Equilibre o tempo de estudar e trabalhar

Antes de tudo, lembre-se que seu objetivo maior é estudar, aumentar sua bagagem cultural e conhecer o país. Dessa forma, é equilibre o tempo entre as atividades para não se sobrecarregar.

Às vezes compensa mais fazer uma atividade por menos horas por semana e diminuir o salário, do que se cansar e não conseguir aproveitar o tempo. Então, sempre ponha na balança se o emprego é realmente uma necessidade.

2. Não trabalhe ilegalmente

Se alguém oferecer “Cash in hand”, já saiba que é cilada. O empregador pode sim te pagar em dinheiro, mas precisa comprovar que já pegou todos impostos que deveria para o governo.

Além disso, jamais aceite trabalhar sem ter a documentação em mãos ou com um visto que não permita. A fiscalização australiana é bem rigorosa e você pode acabar sendo deportado.

3. Jamais ultrapasse 20 horas semanais

Esse é o período máximo liberado durante o período de aulas. O único caso que se trabalha mais que 20 horas é durante as férias, pois o estudante está mais folgado e pode exercer atividade remunerada por até 40 horas.


Leia também: A Fluencypass é confiável?


4. Estude sozinho

Não poderia esquecer do velho mantra dos professores de inglês: estude sozinho. Pois é, não é porque está em outro país que você não pode tirar períodos para revisar gramática, novas estruturas e aumentar seu vocabulário.

Pense nisso como uma forma de esquentar seu inglês para praticar no emprego e na sala de aula.

5. Guarde dinheiro para renovar o visto

Você vai perceber que não é tão difícil economizar dinheiro na Austrália, sem gastar com extravagância, é claro. Também é comum que os estudantes acabem querendo prolongar a estada.

Por tanto, o melhor a fazer é guarda dinheiro desde o primeiro mês de serviço para renovar o visto.

6. Jogue a timidez fora e aproveite o intercâmbio

Por último, lembre-se sempre que o intercâmbio passa muito rápido. Por isso, é importante viver todas as experiências desde os primeiros dias. Aproveite para conhecer pessoas e lugares novos, viajar para outras cidades.

Permita-se imergir na Austrália, abrindo-se para as possibilidades, você vai perceber que as coisas começam a acontecer com muito mais fluidez e você desfruta do intercâmbio de maneira mais intensa.

Faça seu intercâmbio com a Fluencypass

Agora que já conferiu as dicas sobre trabalhar e estudar na Austrália, está pronto para fazer as malas e embarcar? Ainda não? Não tem problema!

Sabemos que fazer um intercâmbio é um grande passo na vida pessoal e profissional, e com tantas informações ficamos perdidos… Mas você não precisa resolver tudo sozinho, conte com quem entende do assunto!

A Fluencypass oferece consultores especializados para te ajudar a tomar todas as decisões, e até mesmo para dar suporte durante a sua viagem! E sabe o melhor? Você não paga nada a mais por isso! Não cobramos taxa de agência!

Está esperando o que? Faça um orçamento online gratuito!

Comece seu planejamento!

Eaí, conseguiu decidir qual o destino ideal para você? Ainda não? Não tem problema!

Aqui na Fluencypass você pode comparar seu intercâmbio, sem pagar nada a mais por isso e sem ter o trabalho de sair de casa!

Não perca a oportunidade de alcançar novos patamares e alavancar de vez sua vida!

 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor