...

IELTS: O Que É, Qual O Preço E Como Estudar Para Ter O Certificado

Você já ouviu falar do certificado IELTS? Já teve a necessidade de provar para alguém, empresa ou instituição que você efetivamente fala uma segunda língua?

Muitas vezes não temos a oportunidade de falar para mostrar nossas habilidades. Elas precisam ser comprovadas através de um certificado que, normalmente, vem através de um teste.

Se você deseja estudar fora ou até mesmo tentar alguma oportunidade no exterior, com certeza este artigo irá te ajudar. Acompanhe até o final para entender com mais detalhes o que é o IELTS.

O que é o certificado IELTS

O certificado IELTS é um documento adquirido após realizar e atingir a pontuação de corte no International English Language Testing System (IELTS)

O IELTS é muito parecido com o TOEFL, que também é um exame de proficiência, talvez o mais conhecido. 

O teste da IELTS é padronizado e tem por principal objetivo definir o seu nível de inglês. Ele pode ser feito em duas versões: 

  1. Academic Version – versão acadêmica para quem deseja estudar fora
  2. General Training Version – opção para quem está buscando novas experiências de trabalho 

Se você deseja atuar fora do Brasil, dizer que “fala inglês” é muito pouco para a maioria dos casos. É necessária uma comprovação, e é aí que entra o certificado IELTS

Não existe somente esse tipo de certificado… Inclusive algumas instituições podem até pedir testes específicos para medir sua proficiência no inglês.


TOEFL, IELTS ou Cambridge? Entenda as diferenças


Como é a prova

A prova para obter o certificado IELTS é dividida, de modo geral, em quatro seções: 

  • Listening (escuta)
  • Reading (leitura)
  • Writing (escrita)
  • Speaking (conversação) 

No caso das provas de Listening e Reading você não terá apenas questões de múltipla escolha, mas, também, para completar onde é indicado.

Apesar de aparecerem em menor quantidade, é muito importante não cometer erros de ortografia aqui. 

No Writing você poderá analisar um gráfico ou discorrer sobre um tema. É muito importante ser bem coerente e coeso na sua escrita. 

E, por último, temos a prova de Speaking, que é a mais difícil para muitos. Nela você falará um pouco sobre seus hábitos, rotinas e assim por diante. 

Também irão perguntar coisas sobre determinados temas para ver como você se sai. 

Onde se inscrever

No próprio site da IELTS você consegue ter acesso a todos os portais que estão devidamente registrados para oferecer a prova. 

Além disso, o certificado IELTS também pode ser feito pelo computador, uma novidade que facilitou bastante para quem desejava realizar a prova. 

Não há qualquer diferença entre a prova aplicada por computador e a prova aplicada presencialmente. É o mesmo teste, sem nenhuma mudança.

Até porque, testes diferentes podem interferir na dificuldade e na nivelação dos candidatos. 

Além de os próprios candidatos preferirem essa versão, os resultados nos testes feitos no computador saem bem mais rápido.

Na versão web os resultados saem dentro de uma semana, enquanto que os do presencial podem demorar cerca de 13 dias. 

Quanto custa para fazer a prova?

O valor para realizar a prova do certificado IELTS é de aproximadamente R$ 1000,00.

O valor é reajustado, então é preciso avaliar qual é a taxa praticada no momento de sua inscrição.

Mas, de modo geral, é um valor que compensa pela importância do documento e tudo o que ele representa.

Entretanto, sucessivas tentativas podem, realmente, pesar um pouco no orçamento. Por isso é muito importante que você esteja devidamente preparado para fazer essa prova.

Mesmo que você se sinta seguro em bater papo em inglês, isso não quer dizer que está devidamente preparado para passar na prova e atingir a pontuação exigida.

Por isso, se estiver em busca do certificado IELTS, não deixe de reservar um tempo dos seus dias para estudar para essa prova.

Dicas de como estudar para o teste IELTS

Se você tem dificuldades em falar inglês, provavelmente já tem em mente que há a necessidade de estudar para realizar a prova do IELTS. 

Entretanto, aqueles que têm bom nível neste segundo idioma crê que isso é o suficiente para mostrar um bom desempenho no teste.

Porém, não é exatamente assim que as coisas funcionam. Na verdade, o teste possui questões bem técnicas também, então, saber se comunicar não é o suficiente. 

Você também precisa entender como é o estilo da prova para, então, conseguir tirar a nota desejada. 

E como fazer isso? Existem escolas de inglês e outras assessorias especializadas em provas de fluência.

Essas são as melhores escolhas, pois você conseguirá aprender inglês e ainda direcionar toda essa performance para conseguir o certificado IELTS

Mas, claro, apenas se inscrever em uma dessas escolas não é o suficiente. É preciso ser determinado e estudar para conseguir uma boa nota. 

Outra dica é: refaça as provas anteriores do IELTS. Estude cada questão e comece a entender como as provas são desenvolvidas e quais são os temas preferidos do sistema. 

Mesmo se dedicando, nem sempre você conseguirá a nota desejada logo no primeiro teste, principalmente se não tiver tempo suficiente de estudo.

Entretanto, não vai demorar muito para você conseguir o tão sonhado certificado IELTS

Com ele você poderá, enfim, trabalhar ou estudar onde sempre desejou. O inglês não será mais uma barreira para você.

Conte com a ajuda de escolas especializadas

Algumas escolas no mercado não somente auxiliam nas aulas de inglês direcionadas para exames como o IELTS, mas em todos os trâmites para você conseguir estudar ou trabalhar fora.

É, inclusive, uma ótima oportunidade para quem está querendo sair do país, mas não sabe nem por onde começar.

Os processos são burocráticos e contar com uma assessoria é sempre o caminho mais rápido, prático e seguro.

Por isso, não deixe de ter ao seu lado uma espécie de tutor. Com toda a certeza você vai até mesmo economizar dinheiro (principalmente no processo de se mudar para outro país).

Enfim, agora que você entender um pouco melhor sobre o certificado IELTS, resta começar a correr atrás de seus sonhos. Quer uma ajuda nisso tudo? Entre em contato com a equipe da Fluencypass

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor