- Home
- Aprender Inglês
- Dicas para aprender inglês sozinho e acelerar sua fluência
Dicas para aprender inglês sozinho e acelerar sua fluência

Muita gente se pergunta se é possível, de fato, aprender inglês sozinho. E a verdade é que, apesar de ser necessário contar com a ajuda de professores como os de cursos online, é possível acelerar sua fluência da forma certa.
Para isso, separamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo de forma simples e eficaz. Continue a leitura e veja como aperfeiçoar seu aprendizado sozinho ao máximo.
Melhores dicas para aprender inglês
Se em um primeiro momento, você pretende se dedicar ao aprendizado do idioma sozinho, há algumas dicas que irão ajudar. Nesse sentido, é muito importante considerar o seguinte:
- É preciso ter metas claras para seu aprendizado. Isso inclui fatores realistas de tempo, aprendizado de palavras, pronúncia e fluência.
- No momento em que tiver isso em mente, crie um plano de estudos levando em conta os pilares de fala, escuta, escrita e leitura.
- Dedique de 20 a 30 minutos todos os dias para colocar em prática seu plano de estudos. Tenha sempre um aspecto específico em foco.
- Além disso, consuma o máximo de conteúdo em inglês que puder. Isso inclui textos, áudios e vídeos diversos.
- E claro, use a internet e a tecnologia para te ajudar. Nesse sentido, canais no YouTube e aplicativos de linguagem, por exemplo, são ótimos aliados.
Colocar essas estratégias em pauta será muito importante. Por meio delas, você conseguirá treinar inglês em casa ou em qualquer outro ambiente de forma eficaz.
Como aprender inglês sozinho com dicas práticas?
Mesmo que o ideal seja ter um bom acompanhamento para aprender inglês, você também pode fazer progresso sozinho. E junto com as ações acima, priorize algumas dicas práticas, incluindo:
- Tornar o ambiente ao seu redor o mais imersivo possível para a língua inglesa. Procure mudar de idioma tudo o que costuma ter contato em seu dia a dia.
- Tenha um caderno para escrever e anotar metas e progressos. Além disso, use-o para escrever textos e resumos sobre assuntos diversos de seu interesse.
- Outra dica ótima é praticar a conversação de diferentes formas. Para isso, fale sozinho ou procure falantes nativos e fluentes para interagir online.
- E ainda, estude com filmes, séries e músicas. Essa forma lúdica e informal é muito benéfica para o seu aprendizado.
Esse conjunto de dicas beneficia uma evolução eficiente de seu aprendizado em inglês. E se tiver alguém com quem possa compartilhar dúvidas e progressos, ele será ainda maior.
Dicas úteis para melhorar o inglês todos os dias
O segredo para cumprir este objetivo, principalmente se estudar sozinho, está na consistência e disciplina. Assim sendo, separamos abaixo alguns conselhos importantes para o estudo diário:
- Para começar, tente aprender alguma coisa nova todos os dias. Um bom exemplo é se dedicar ao aprendizado de cinco ou mais palavras, além de usá-las em frases.
- Tente encontrar um método de prática que contribua para seu aprendizado. Boas opções nesse sentido é o shadowing e o pomodoro.
- Tenha um quadro ou um espaço para colar post-its que te ajudem a memorizar diferentes aspectos da língua que esteja estudando.
- Grave-se lendo e falando, para notar sua evolução e corrigir pequenos erros que possam estar atrapalhando a sua evolução.
O mais interessante é que, a partir desses métodos, você consegue aprender inglês em casa ou em outros espaços de prática. E logicamente isso trará ainda mais evolução para sua jornada.
Como manter a motivação para aprender inglês?
Esta é uma ótima pergunta, e a resposta varia de pessoa para pessoa. Afinal de contas, alguns estudam apenas para ocupar a cabeça. Já outros tem objetivos maiores, relacionados a emprego ou até mesmo morar no exterior.
Agora, seja qual for o seu caso, temos algumas dicas que podem te ajudar a não desanimar na sua jornada de aprendizado:
- Tenha uma forma clara de medir o seu progresso. Pode ser a partir de gravações suas, ou anotando todos os aspectos da língua que está aprendendo e dominando.
- Pense sempre em qual seu objetivo de estar estudando. Assim, sempre que bater aquele desânimo isso servirá para te motivar a seguir no aprendizado.
- Além disso, celebre pequenas conquistas de seus avanços. Comemore no momento em que terminar um texto, um livro, ou entender algo sem precisar de legenda.
- Use também diferentes métodos de estudo. Isso vai te ajudar a continuar evoluindo, sem deixar a jornada de aprendizado chata ou repetitiva.
- E sempre que bater aquela vontade de desistir, procure apoio. Isso pode ser em meio a amigos e familiares, ou até mesmo em comunidades online.
Como aprender inglês rapidamente?
Bom, para finalizar, queremos trazer algumas dicas que aceleram o seu aprendizado. Mas tenha em mente que este é um processo contínuo, e que seu tempo deve ser respeitado:
- Foque sempre no inglês do cotidiano. Usando os quatro pilares de domínio da língua, priorize frases, expressões e contextos do dia a dia.
- Quanto maior for seu nível de imersão, melhor serão os resultados. Por isso, ter um contato diário com o idioma servirá para acelerar sua compreensão.
- Não ligue para os erros. Até mesmo falantes nativos não têm domínio completo do idioma, por isso você não precisa ser perfeccionista.
- Falando nisso, tente falar com pessoas de outros países online. Tenha coragem de se comunicar, usando aplicativos e grupos de conversa com nativos.
Uma dica extra é aproveitar o nosso e-book gratuito para aprender 400 palavras em 30 dias. Ele vai impulsionar o seu inglês, com termos práticos e acessíveis para seu dia a dia.
E aqui vai uma última informação. Se você quer que sua jornada de ensino seja acompanhada por profissionais de qualidade, vamos te ajudar. Confira nosso ranking com os melhores cursos online da atualidade para os seus estudos. Boa sorte!
