...

Tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio no Canadá

Se você já se planejou para fazer um intercâmbio no Canadá, saiba que esse país é um dos mais admirados do mundo, principalmente pelos estudantes que desejam ter contato com o inglês fora do país.

Fazer intercâmbio no Canadá pode te ajudar a ter contato com pessoas receptivas, uma grande diversidade e variedade de lugares para conhecer de acordo com os seus gostos e preferências.

O sistema de ensino do Canadá é um dos melhores do mundo, afinal, é o segundo maior país, ficando atrás da Rússia apenas. São mais de 35 milhões de habitantes, e isso traz uma grande diversidade para que você tenha contato durante o seu intercâmbio.

Cada região possui algumas peculiaridades, e dependendo do local que você escolher ficar, poderá lidar diariamente com elas.

Se você deseja conhecer mais sobre o intercâmbio no Canadá, como funciona, o que fazer e as vantagens, confira as informações que trouxemos a seguir:

Intercâmbio no Canadá: conheça mais sobre a proposta

Se você está precisando aprender uma nova língua ou se aperfeiçoar na que já conhece, fazer um intercâmbio é uma excelente opção. Estudar em um local bilíngue pode te ajudar muito a ter uma experiência ainda melhor com o idioma.

No Canadá, além de ter as chances de conseguir aprender inglês, você também pode ter contado com o francês em uma só viagem de intercâmbio. Você pode aperfeiçoar esses dois idiomas na mesma viagem, morando durante um tempo em uma determinada cidade onde o principal idioma seja inglês e estudar francês na escola, por exemplo.

Se você deseja fazer intercâmbio no Canadá apenas para aprender inglês, também é uma excelente oportunidade. O inglês dos canadenses é mais fácil de entender, principalmente porque eles não possuem muito sotaque, falando de forma mais padrão.

Além disso, o dólar canadense é mais em conta do que o americano, a libra e o euro, fazendo com que o intercâmbio para esse local seja mais barato. Para se preparar, é interessante organizar a sua viagem com a ajuda de uma agência, para ter ajuda com todos os processos e burocracias.

O importante é sempre estar atento ao seu visto. Caso o período de estudos seja maior que 6 meses no Canadá, ou caso você deseje trabalhar enquanto estuda, é necessário procurar pelo Consulado ou Embaixada da cidade antes de ir.

Leia também: Cinco dicas para um intercâmbio no Canadá

Quais as melhores cidades para ficar durante o intercâmbio no Canadá?

Montreal

Existem algumas cidades mais famosas que os estudantes procuram para fazer intercâmbio no Canadá. Por ser um país grande, é possível encontrar grande diversidade por lá.

Dependendo do seu perfil de estudante, você pode pesquisar pelas diferentes cidades para ficar hospedado e aprender inglês e mais línguas. Em Montréal, por exemplo, você consegue ter acesso ao inglês e francês.

Nessa região é onde ficam os principais museus para conhecer e outros festivais de gastronomia e culturais. Já em Vancouver, por ser uma cidade menor, chama ainda mais atenção dos estudantes.

Primeiro, o clima da cidade é mais ameno, e possui mais contato com a natureza por estar próxima das montanhas. A cidade de Toronto parece muito com a cidade de São Paulo, por ser uma metrópole mais voltada para os grandes negócios, por ser uma cidade mais noturna e com grandes opções de passeios culturais para fazer.

Além dessas cidades mais famosas, você também pode procurar por outras regiões para fazer intercâmbio no Canadá. Existem muitos locais que recebem os estudantes para estudarem, e ficarem na cidade por alguns meses.

A opção de escolher o Canadá como local para fazer o intercâmbio e aprender inglês é muito interessante, e dependendo do seu objetivo e perfil de estudante, você pode optar por algumas cidades.

Leia também: Quanto custa um intercâmbio de 3 meses no Canadá?

Como é o intercâmbio para o High School no Canadá?

Se o estudante que optar pelo intercâmbio no Canadá estiver na idade de cursar o High School, nosso Ensino Médio no Brasil, é necessário dominar pelo menos um nível intermediário da língua inglesa. 

Cumprindo essa regra, é possível fazer o intercâmbio para estudar em qualquer um dos três anos no High School, sendo uma opção a critério do viajante. 

A proposta de estudar no Canadá é muito vantajosa, pois o custo benefício desse intercâmbio costuma ser mais relevante que o dos EUA, por exemplo.

É importante ressaltar algumas implicações. O visto para permanência no Canadá é de um semestre, mais precisamente entre setembro e fevereiro ou entre fevereiro e junho. 

Para que se possa permanecer um ano direto no país, é recomendado que o aluno inicie os seus estudos em setembro, data do início do ano letivo do local. 

Existe uma certa resistência sobre o intercâmbio para o High School atrapalhar de alguma forma a formação escolar no Brasil. Isso é um mito, afinal, é possível validar o currículo.

No entanto, é preciso ressaltar que o intercambista precisa cumprir todos os requisitos para isso, como, por exemplo, estudar todas as disciplinas obrigatórias no Canadá, que são: inglês, matemática e educação física.

Existe ainda a possibilidade de conciliar as matérias obrigatórias com outras eletivas, cuja temática varia de acordo com a instituição escolhida, mas costumam variar muito, sendo oferecido conhecimentos desde marcenaria até web design.

Com essa possibilidade acertada, você só tem ganhos para favorecer o seu currículo escolar com uma experiência bilíngue, que agrega valores de conhecimento e cultura em uma etapa muito importante de transição para a vida adulta.

A vantagem do intercâmbio não está apenas no conhecimento com a língua nativa, ou no aperfeiçoamento do seu inglês, mas sim na possibilidade de alcançar pensamentos mais plurais, que agregam à visão de mundo.

Quer saber se o Canadá é o destino pra você?

Faça o orçamento para o seu intercâmbio no Canadá de forma online e gratuita abaixo. Você pode realizar o seu intercâmbio na maior plataforma online da América Latina. 

Te conectamos com as melhores escolas no Canadá sem cobrar nenhuma taxa extra. 

Você paga o valor diretamente da escola e ainda tem todo o suporte e assessoria gratuitos, antes, durante e depois da sua viagem. 

Compare o preço de todas as escolas no Canadá na maior plataforma de intercâmbio da América Latina: 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor