...

Co-op na Inglaterra e outros modos de trabalhar no exterior

Todo mundo quer estudar no exterior, ainda mais se tiver a oportunidade de ser remunerado por isso. Estágio profissional, Work Placement e Co-op na Inglaterra são justamente oportunidades para não só garantir uma grana, como ter experiências internacionais.

Falando nisso, você já começou seu planejamento para ingressar em uma Universidade no exterior? O site Brasil Escola conta que diversas instituições inglesas recebem brasileiros como alunos. O melhor é que você pode ter uma bolsa de estudos para isso!

Além disso, as fundações brasileiras também estão apostando em garantir um futuro melhor para nossos estudantes. Então, me diz: o que você está esperando para embarcar rumo às terras da rainha?

Se for dinheiro, vem entender como funciona o estágio, Work Placement e Co-op na Inglaterra!

Qual a diferença de estágios, Work Placement e Co-op?

Primeiramente, precisamos tirar de vez as dúvidas que os estudantes têm ao escolher Londres, Oxford ou outra cidade inglesa como destino. Iniciamos com uma informação não tão legal: quem é intercambista de idiomas não pode trabalhar por lá.

Infelizmente essa é a lei e não há o que fazer, mas você ainda pode se dedicar ao estágio, o Work Placement e o Co-op, veja só:

Estágio ou Internship

Esquece o estágio que você conhece no Brasil! Lá no Reino Unido, os Internships costumam ser oportunidades que empresas dão para receber funcionários que não dominam tanto uma área em questão.

Por isso, se enquadrando nos requisitos da vaga, qualquer pessoa pode fazer um estágio. Ainda assim, como a companhia está abrindo espaço para que você aprenda e desenvolva suas habilidades, é comum que essas vagas não sejam assalariadas ou recebam quantias bem baixas.

Work Placement e Co-op

Mas por que Work Placement e Co-op estão juntos aqui? Ora, porque eles significam a mesma coisa lá na Inglaterra!

Na verdade, o termo Co-op ou Co-operative Education é mais usado no Canadá. Enquanto em território Britânico é o Work Placement, que vai ser o mais usado para se referir a uma oportunidade de pôr em prática seus conhecimentos.

E funciona da seguinte forma: durante seus períodos de estudos na faculdade, você terá alguns semestres que serão de práticas obrigatórias. Neste caso, será necessário achar uma empresa que receba você e ajude a completar suas horas.

Ah! Nem sempre o Work Placement é obrigatório, há casos em que o estudante pode escolher se quer ou não fazer. Lembrando que você continua pagando pela anuidade do seu curso.

Como conseguir emprego na Inglaterra como estudante?

Normalmente, é o próprio estudante que parte em busca da vaga de emprego. Mas você pode pedir apoio da instituição para achar empresas parceiras de seu curso.

Somado a isso, em certas faculdades há conselheiros vocacionais que podem auxiliar você nesta tomada de decisão. Mantenha atenção também a:

  • Feiras de trabalho.
  • Murais da faculdade.
  • O próprio site da instituição.
  • Portais de vagas.

Qual a duração dos programas de Work Placement?

Varia muito de lugar para lugar, é possível que você trabalhe apenas durante as férias, em outros cursos o aluno precisa ter pelo menos 30% de sua grade de prática profissional.

Há casos em que até 50% do curso é com Work Placement. Sendo que as áreas de engenharias, indústria e ciência são as principais deste tipo.

Co-op na Inglaterra: dá dinheiro?

Quem faz co-op na Inglaterra trabalha na área que cursou no ensino superior

Agora vamos à pergunta que todos ficam ansiosos para saber: co-op na Inglaterra dá dinheiro?

Thank it! A resposta é sim, a maioria dos programas tem remuneração e auxílios ao aluno trabalhador.  Em relação aos valores, costumam estar entre 11 mil e 25 mil libras por ano, dependendo da sua área de atuação.

10 Motivos para fazer co-op na Inglaterra

Mas me diz aí, você continua na dúvida se faz ou não um Work Placement na Inglaterra? Temos 10 motivos que, com certeza, vão deixar você mais motivado:

1- Desenvolve suas habilidades profissionais.

2- Ajuda a entender o cenário de sua área de trabalho (na prática!).

3- Você tem profissionais com experiência auxiliando em sua jornada.

4- Facilita no networking.

5- Dá uma real dimensão se sua carreira está certa.

6- Você vai receber por isso!

7- Alguns possuem vale refeições.

8- É possível você continuar sua carreira na empresa em questão.

9- Tem contato com o inglês técnico da sua área.

10- Você participa dos programas de treinamento.

Onde encontrar Work Placement?

Mais acima, dissemos que há portais de vagas de emprego que ajudam a encontrar os famigerados Work Placement. Então, já anota alguns deles aí:

  • Indeed: tem brasileiro que já usa esse buscador. A vantagem é que a atualização das vagas é diária e sempre surgem novas oportunidades. Dá uma olhada.
  • Target Jobs: se propõe a mediar empregadores e pessoas que buscam emprego. No site você encontra filtros específicos que facilitam muito a vida de quem está entrando pela primeira vez no mercado de trabalho.
  • LinkedIn: é bem popular no Brasil. Na Inglaterra não é diferente! Faça um bom perfil com suas experiências anteriores, uma descrição atrativa e fotos profissionais. A dica aqui é desbravar o site em busca do seu Work Placement.

Quais são os requisitos para fazer Work Placement ou Co-op na Inglaterra?

É a sua oportunidade para ter um currículo imbatível

Se você acha que esta oportunidade de trabalho é para você, anote os requisitos para fazer parte de um programa:

  • Estar vinculado a uma instituição de ensino superior.
  • Ter mais de 18 anos, ou 21 em alguns casos.
  • Garantir boas médias.
  • Ter inglês avançado.
  • Possuir visto Tier 4 ou outro que habilite trabalho.

Vale sempre lembrar que se este programa não atender suas expectativas, você pode encontrar outro país no exterior para realizar seu sonho. Irlanda, Austrália e Nova Zelândia são alguns exemplos de locais que costumam receber intercambistas e liberam para trabalho.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor