...

Como aprender inglês rápido fácil sozinho e grátis

Quer estudar inglês rápido, fácil, sozinho e grátis? Sem problemas! A Fluencypass preparou 15 técnicas que vão ajudar você a iniciar seus aprendizados no idioma. 

Além de aproveitar em viagens, ter conhecimento do idioma pode impactar diretamente a sua vida profissional. Segundo uma pesquisa da Catho (2023), profissionais em cargos de Analista, e que possuam o domínio do inglês, podem receber salários até 62% maiores que os demais profissionais.

Contudo, é muito importante lembrar que é difícil chegar à fluência estudando sozinho. Você pode chegar em um nível intermediário, mas para níveis mais avançados é necessário um tutor que te ajude a eliminar seus erros e vícios de linguage22m.

Lígia Velozo, da Exame, conta que “quando vamos aprender inglês, há vários sons dessa língua que não estão no nosso banco de dados. A fim de melhorar nossa fluência no inglês, temos de ir além do nosso banco de dados sem medo de cometer erros. Depois de quebrar essa barreira, começaremos a criar um banco de dados para o inglês”.

É como se seu cérebro criasse uma área de funcionamento da língua inglesa. Assim, quanto mais você acessa essa área, mais ela vai se consolidando. Então, segue a leitura para conhecer as 15 técnicas de como aprender inglês rápido, fácil, sozinho e grátis.

1- Organizar seu ambiente de estudos

 

Para começar, se você deseja estudar sozinho, vai precisar organizar um espaço para seu cantinho de estudos. Isso é essencial para conseguir manter o foco na hora de aprender inglês.

Pode ser, por exemplo, uma mesa no seu quarto sem muita bagunça em cima, mas apenas seus livros, computador e lápis. A ideia é que toda vez que você vá para esse ambiente, seu cérebro já entenda que você está indo estudar.

Somado a isso, o ambiente precisa ser calmo e um local onde você possa fechar a porta para evitar interrupções.

2- Ter um conjunto de aparelhos para estudar

Além disso, você vai perceber que boa parte dos estudos se dará por meio da internet.  Desta forma, é muito importante que você tenha dispositivos que vão facilitar esse processo de aprendizagem.

Alguns dos equipamentos necessário para aprender inglês rápido, fácil, sozinho e grátis são:

  • Computador, smartphone ou tablet.
  • Fones de ouvido de qualidade, para conseguir entender bem a pronúncia.
  • Internet banda larga.

3- Se prepare para aprender o idioma

Seguindo a linha de raciocínio do que disse Lígia, quando aprendemos inglês estamos praticamente criando um novo banco de dados no cérebro. Então, antes do seu cognitivo começar a sistematizar informações em inglês, ele precisa adquiri-las.

Isso significa que você precisa prepará-lo para o idioma, ou seja, antes de começar a sentar e estudar gramática. Acostume-se a soltar podcasts em inglês pela casa, ou deixar músicas em inglês de fundo.

Você também pode comprar aquelas placas decorativas com várias frases em inglês. Isso mostra pro seu cérebro que informação diferente está a caminho.

4- Busque conteúdos na internet

Agora chegamos ao caminho das pedras:  o mundo digital. Você precisa vasculhar a internet em busca de conteúdos que facilitem seu aprendizado, seja materiais:

  • Em PDF.
  • Vídeos Aulas.
  • Podcasts sobre aprendizado do inglês.
  • Entrevistas.
  • Livros didáticos.
  • Simulados.

Vá fundo em busca de tudo que possa facilitar seu processo de aprendizagem. 

Você pode gostar: Acesse aulas de inglês grátis

5- Estude sobre aprender idiomas

Como você está aprendendo sozinho, você vai precisar entender o que está por trás do aprendizado da língua. Como: 

Isso tudo ajuda a agilizar seus estudos, pois você pode evitar erros elementares e seguir diretamente em direção ao seu objetivo de aprender inglês rápido, fácil, sozinho e grátis.

6- Use aplicativos e sites

Além disso, não esqueça de usar aplicativos e sites que ensinam a língua inglesa. Aqui no blog a gente já mostrou apps e sites gratuitos para aprender inglês básico.

7- Entenda como funciona a fonética do inglês

Se você quer ter uma boa pronúncia e uma boa escuta da língua inglesa, vai precisar aprender a fonética do inglês. Sendo que a fonética é o estudo de onde ocorre a articulação dos sons da língua.

Então, quando você descobre onde cada som é produzido, fica mais fácil de corrigir seus erros de pronúncia.

8- Tenha um material de apoio

Na sequência, tenha um material de apoio que ajude a guiar seu aprendizado, pode ser um livro em PDF, ou um livro didático físico, uma cartilha etc., você escolhe.

9- Use um caderno apenas para anotar seus estudos

É bom sempre ter uma dimensão de como estão seus estudos. Por isso ter um caderno com suas anotações pessoais é uma ótima estratégia, pois visualmente você consegue medir o quanto está evoluindo.

10- Inglês rápido: faça resumos, revisões e testes

A décima técnica está ligada à anterior, pois você consegue fazer resumos e revisões usando seu caderno de anotações como base. Visto que você consegue entender o que está enfraquecendo e o que precisa ser estudado novamente.

Além disso, sempre recomendamos fazer testes rotineiros para ter certeza que está evoluindo nos estudos.

11- Tenha como base o Quadro Comum Europeu

Quando fizer os testes, você perceberá que vai se enquadrar de A1 a C2, essas são métricas europeias para avaliar a influência de determinado estudante. O Cambridge Assessment explica cada um dos pontos de proficiência, clique aqui para entender melhor.

12- Faça do inglês seus momentos de prazer

E não fique tão engessado em apenas estudar inglês nos momentos de gramática, você pode ir além escutando músicas, vendo séries e filmes, lendo HQs… Enfim, divirta-se aprendendo inglês!

13- Convide seus amigos para aprender inglês

Com o tempo você vai ver que precisa praticar o idioma, por isso é super recomendado convidar seus amigos para essa empreitada. Até porque pessoas diferentes acabam se complementando no aprendizado.

Imagina, pode ser que seus amigos consigam ter insights que normalmente, você sozinho não teria.

14- Converse com nativos

Ah! Quanto melhor for ficando em inglês, comece a conversar com nativos. Esse sempre é um ótimo exercício, já que você pode exercitar sua pronúncia e ir se adaptando ao inglês real.

15- Mantenha-se motivado!

No final de tudo, quando  falamos em aprender inglês rápido, fácil, sozinho e grátis, o mais importante é manter a motivação lá em cima. Pense em criar objetivos a longo prazo.

Por exemplo, você não pode pagar pelo curso agora, mas que tal economizar para fazer um intercâmbio de inglês daqui alguns meses? 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor